Free Essay

An Inconvenient Thruth

In:

Submitted By sampaioepcar
Words 614
Pages 3
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
INSTITUTO DO AR
CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
AVIAÇÃO E O MEIO AMBIENTE

Professor : Marcus Silva Reis
Aluno : João Paulo da Silveira Sampaio
A HISTÓRIA DAS COISAS
A História das Coisas é um vídeo ,de produção independente ,que fala sobre sistema de consumo linear que é utilizado para atender a demanda Norte Americana de consumo ,que também é impostas para os demais países . Esse sistema de produção acaba por prejudicar o meio ambiente e as pessoas que vivem nele só para atender os interesses das grandes corporações ,que já controlam a economia e o governo . Se nada for feito acabaremos por destruir o nosso planeta ,prejudicando as gerações futuras .
A primeira parte do vídeo fala sobre o modo de produção linear q é composto por : extração ,produção ,venda ,consumo e descarte .Esse sistema é muito ruim porque estamos num planeta finito ,além disso ,exploramos com uma velocidade maior do que a natureza consegue repor .Nesse exemplo estão excluídas as pessoas ,que são peças fundamentais no sistema e são muito prejudicadas .
Um outro problema são os poluentes e os tóxicos despejados no meio ambiente durante a extração e produção dos produtos .Os gases poluentes causam o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio , resultando no aquecimento global ,desertificação e derretimento das geleiras .Já os elementos químicos que são introduzidos ,através do processo de produção ,nos produtos como os eletrônicos ,travesseiros e alimentos ,são acumulados durante anos e anos em nossos corpos .Um dado alarmante é que o alimento com maior concentração desses tóxicos é o leite materno .
O vídeo também fala sobre a exteriorização dos custos de produção . Isso significa que muitos trabalhadores ,desde a exploração até à venda ,são lesados de alguma maneira para que as empresas possam baratear o produto para o consumidor final .Isso prejudica muito a vida dessas pessoas e a sociedade como um todo ,pois não recebem o salário adequado ,os benefícios exigidos pelo governo ,são afetados pelos poluentes das fábricas onde trabalham ou os locais onde moram e tiram seu sustento são completamente destruídos e com isso forçados a migrar para as cidades .
O vídeo relata que a sociedade americana foi forçada a se tornar altamente consumista para satisfazer as necessidades das empresas e movimentar a economia .Para isso foram invertidos valores sociais ,metas de governo e o bom cidadão passou a ser aquele que consome além das suas necessidades .Para ajudar nesse processo foram criadas a obsolescência programada e perceptiva . A primeira consiste em criar produtos descartáveis ou com pouco tempo de uso ,ou então um mesmo produto com tecnologia um pouco superior só para ser trocado a cada upgrade .Um com exemplo de obsolescência perceptiva é o mercado da moda ,onde a cada ano são lançados produtos q já foram lançados a 3 ou 4 anos atrás com pequenas diferenças ,só para as pessoas manterem seus guarda-roupas em constante “atualização” .
A ultima parte do vídeo fala sobre o descarte do lixo .As duas formas mais usadas ,que são altamente prejudiciais ao meio ambiente , são o aterro ou a incineração ,poluindo o solo e o ar com gases tóxicos . A reciclagem é muito boa ,porém poucos produtos não são recicláveis e mesmo se reciclássemos 100% do lixo produzidos por nós ,isso só representaria 30% do lixo produzido nesse sistema ,pois 70% do lixo e produzido pelas fábricas e muito difíceis de serem reciclados .
A proposta final do vídeo é criar um sistema de produção fechado ,onde respeitaremos o tempo de reposição dos recursos naturais ,as necessidades das pessoas e comunidades ,utilizando o produto ao máximo e reciclando todo o lixo possível .Assim teremos uma sociedade sustentável em benefício das gerações futuras .

Similar Documents