Free Essay

Diversidade

In:

Submitted By kaotix
Words 1802
Pages 8
A Ideologia Central da Empresa e a Estratégia: Missão, Valores e Visão
(Adaptado de Grando, 2012)
“Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levam para lugar nenhum.” – Henry Kissinger
“Por trás de toda empresa de sucesso existe uma estratégia eficaz.” –
Michael Cusumano
Introdução
Desenvolver negócios e projetos complexos nomeadamente high tech, requerem o uso de melhores práticas, planeamento e gestão de projetos, e que incluem: pessoas, recursos físicos e financeiros, um quadro claro, qualidade, etc. Mas nos negócios tem algo que precede tudo isso: a estratégia. E o que precede a estratégia? Como reduzir os riscos estratégicos? Como comprometer as pessoas?
Ao refletirmos sobre a estratégia, lembramo-nos logo das etapas de planeamento/gestão e execução da estratégia. Estas notas procuram esclarecer e ajudam a preparar/rever as declarações de Missão, Valores e
Visão de uma organização.
Intenção Estratégica
A intenção estratégica é fundamental, pois contém a ideologia central da empresa, ou seja, os alicerces da estratégia que são: o Negócio, a
Missão, os Princípios / Valores, e a Visão de Futuro.

Um elemento fundamental para o funcionamento perfeito de uma empresa visionária é uma ideologia central – valores centrais e um objetivo além de simplesmente ganhar dinheiro – que orienta e inspira as pessoas em toda a organização e permanece praticamente inalterada durante muito tempo. – do livro: Feitas para Durar: Práticas bem sucedidas de empresas visionárias – J. Collins e J.Porras – Editora
Rocco
A intenção estratégica influencia o comportamento e as atitudes dos colaboradores. Negócio: O que a nossa organização se propõe a fazer?

Um negócio precisa ser visto como um processo de satisfação do cliente e interessados, não como um processo de produção de mercadorias. Deve atender às necessidades da sociedade e não se focar em produtos que são transitórios.
Por exemplo, algumas ferrovias acreditavam que estavam no negócio ferroviário, com isso deixaram de prestar a atenção a outros meios de transporte. Algumas empresas da indústria petrolífera viam seu negócio como sendo apenas o de extração de petróleo, com isso deixaram de ver outras formas de produção de energia.
Conceito Restrito versus Conceito Amplo de Negócio:
Xerox: de “fazer fotocopiadoras” para “aumentar a produtividade de escritórios”
Standar Oil: de “vender gasolina” para “fornecer energia”
Columbia Pictures: “de “fazer filmes” para “comercializar entretenimento” Revlon: de “vender cosméticos” para “oferecer beleza”
Evolução do conceito de Negócio da IBM:
Início da década de 50: computadores.
Final da década de 50: processamento de dados
Inicio da década de 60: manipulação de informações.
Final da década de 60: solução de problemas de processamento de dados. Inicio da década de 70: minimização de riscos
Final da década de 70: desenvolvimento de alternativas
Década de 80: otimização de negócios
Inicio da década de 90: desenvolvimento de novos negócios das empresas Final da década de 90: oferecer soluções criativas e inovadoras para as necessidades de informação dos clientes.
Qual o Ramo / Setor de atuação? Qual é o negócio da empresa?

Missão: Quem somos, Por que existimos?
Segundo Robert S. Kaplan, a missão da organização é uma declaração concisa, com foco interno, da razão de ser da organização, do propósito básico para o qual se direcionam suas atividades e dos valores que orientam as atividades dos colaboradores. A missão também deve descrever como a organização espera competir no mercado e fornecer valor aos clientes.
Idalberto Chiavenato diz-nos que a missão é o elemento que traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define “negócio”, delimitando o seu ambiente de atuação. A missão da organização representa sua razão de ser, o seu papel na sociedade.
É a declaração do propósito e do alcance da empresa em termos de produto e de mercado, referindo o papel da empresa dentro da sociedade em que está envolvida e significa a sua razão de ser e existir. Deve ser definida em termos de satisfazer a alguma necessidade do ambiente externo e não em termos de oferecer algum produto ou serviço. A missão está associada ao negócio da empresa.
Ou seja a missão expressa:
A Razão de Ser da organização.
A vocação (chamamento), ou seja, o chamado da alma da empresa.
O por que ela existe e o para que ela existe.
A missão busca satisfazer procura de energia, abrigo, comunicação, alimentação, transporte, entretenimento, saúde, etc.
Redigir a missão da empresa não é um processo de criação, mas de revelação, pois este é o ato de descortinar a alma da empresa, que dá o sentido para o compromisso dos colaboradores. A cada revisão do texto, o mesmo é ajustado para aprimorar o Propósito, mas na sua essência, provavelmente permanecerá a mesma ao longo dos anos. Para surtir efeito, a missão precisa ser vivida pela organização.

Questões para refletir ao elaborar a missão:
Qual a razão de ser da empresa?
Qual é o papel da empresa na sociedade?
Qual é a natureza do negócio da empresa?
Qual a procura genérica da sociedade que a empresa deseja atender? Exemplos recentes de Missão de empresas:
Cirque Du Soleil: “Invocar o imaginário, estimular os sentidos e despertar a emoção das pessoas ao redor do mundo.”
Google: “Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.”
Yahoo: “Conectar pessoas às suas paixões, comunidades e o conhecimento do mundo.”
Ikea: “Criar um dia a dia melhor para todas as pessoas. Para isso
…”
Nespresso: “Proporcionar o café perfeito.”
Nike: “Experimentar a emoção da competição, da vitória e de vencer adversários.”
Sony: “Experimentar a satisfação de progredir e aplicar a tecnologia em benefício da população.”
3M: ”Resolver problemas não solucionados de forma inovadora.”
Hewlett-Packard: “Oferecer contribuições técnicas para o progresso e bem-estar a humanidade.”
Walt Disney: “Fazer as pessoas felizes.”
Porque a declaração da missão é importante? Quais são os benefícios de uma missão?
Ajuda a concentrar o esforço das pessoas para uma direção, ao explicar os principais compromissos da empresa.
Afasta o risco de procurar propósitos conflituantes, pois evita desgastes e conflitos durante a execução do plano estratégico.
Prioriza a alocação de recursos.

Estimula a formulação organizacionais. das

políticas

e

dos

objetivos

Princípios e Valores: Quais serão nossas atitudes e comportamentos ao longo da jornada?
É o conjunto de conceitos, filosofias e crenças gerais que a organização respeita e emprega e está acima das práticas quotidianas, na busca de ganhos de curto prazo. São ideais eternos, que servem de orientação e inspiração para as gerações futuras da organização. São os princípios que ela não está disposta a abrir mão, como ética e honestidade. Corresponde aos atributos e às virtudes da empresa, como a prática da transparência, respeito à diversidade, cultura para a qualidade ou respeito ao meio-ambiente. Os valores são os princípios que estabelecem como nos vamos comportar, como trabalhamos e como fazemos negócios na empresa. Eles devem ser identificados no DNA da empresa.
Os dez princípios do Google – detalhes em: Google – A nossa filosofia –
Dez verdades em que acreditamos:
1.
2.
3.
4.
5.

Concentre-se no utilizador e tudo mais virá.
É melhor fazer algo realmente bem.
Rápido é melhor que devagar.
A democracia funciona na web.
Você não precisa estar em sua escrivaninha para precisar de uma resposta. 6. É possível fazer dinheiro sem fazer o mal.
7. Sempre haverá mais informações.
8. A busca por informações cruza todas as fronteiras.
9. É possível ser sério sem usar fato.
10.
Excelente ainda não é o suficiente.
Outro exemplo é o do Grupo RBS, que compartilha a aspiração empresarial e as novas diretrizes com seus colaboradores, com estes valores: Fazer o que é certo, Conexão com as pessoas, O nosso coração

pulsa, Todos pelos clientes, Realizar crescimento sustentado e
Desenvolvimento coletivo.
Observe-se que os executivos e colaboradores representam os reais
Valores da empresa nos seus comportamentos e as empresas acabam atraindo pessoas com Valores similares aos de fato praticados pela organização, e não somente aqueles que são escritos e divulgados. E a identificação dos Valores pelos clientes, investidores e fornecedores produz a confiança necessária para os negócios.
Portanto, juntos Missão e Valores estruturam a alma da organização.
Visão de futuro do negócio: O que queremos ser? Onde queremos chegar? Segundo Robert S. Kaplan, a visão da organização é uma declaração concisa que define as metas a médio e longo prazos da empresa. A visão deve representar a perceção externa, ser orientada para o mercado e deve expressar – geralmente em termos motivadores ou “visionários” – como a organização quer ser percebida no mundo.
Idalberto Chiavenatto nos diz que a visão organizacional, ou visão do negócio é o sonho acalentado pela organização. Ela refere-se àquilo que a organização deseja ser no futuro. É a fonte inspiradora que explica de por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte de seus dias para o sucesso da organização onde trabalham, investem ou fazem negócio. Ela deve estar alinhada com os interesses de todos os envolvidos com a organização (stakeholders) para atender a seus propósitos. A visão deve ser coerente com o comportamento empresarial e merecer total credibilidade. Muitas vezes a visão é expressa em slogans. Uma visão bem articulada, disseminada e corretamente utilizada no exercício da liderança gera impactos efetivos no desempenho das organizações, e de fato contribui para um senso de urgência necessário para comprometer e mobilizar as pessoas na execução da estratégia.

Uma visão eficaz é imaginável, desejável, viável, focada, precisa e comunicável. A visão indica o que a empresa gostaria de se tornar e como gostaria de ser reconhecida pelo mercado, e almeja uma posição superior à atual, como por exemplo:
Nespresso: “Ser preferida e respeitada como a empresa líder de qualidade no mercado de café porcionado e tornar-se o ícone de café perfeito no mundo.”
Ritz-Carlton: “Ser o líder mundial em providenciar viagens, produtos e serviços de hospitalidade de luxo.”
Durante o planeamento estratégico a Visão ajuda a dar sentido à mudança dando energia à mobilização.
A visão de negócios associada a uma declaração de missão compõe a intenção estratégica da empresa.
Diferenças entre Missão e Visão
Segue uma lista que ajuda a esclarecer as diferenças entre Missão e
Visão organizacional:
A visão é o que se almeja ou sonha para o negócio, enquanto a missão o identifica;
A visão diz para onde vamos, a missão diz onde estamos;
A visão é o “passaporte” para o futuro, enquanto a missão é o
“bilhete de identidade” da empresa;
A missão dá energia para a empresa, enquanto a visão lhe dá rumo; A visão é inspiradora, enquanto a missão é motivadora.
Conclusão
Como vimos acima, as declarações de Missão, Visão e Valores de uma empresa não podem ser feitas de qualquer modo, apenas com palavras bonitas, emolduradas num quadro e penduradas na parede de uma recepção. Devem estar presente na mente e nos corações dos

proprietários, gestores e colaboradores da empresa e se possível também na mente e corações dos clientes e dos parceiros comerciais.
.

Similar Documents

Free Essay

Diversity and Socialization on Organizations: People with Disabilities

...Diversidade e Socialização nas Organizações: a inclusão e permanência de pessoas com deficiência Autoria: Victor de la Paz Richarte Martinez, Ana Cristina Limongi França Resumo O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias de socialização na inclusão e permanência de pessoas com deficiência empregadas como cotistas sob a lei 8213/91. Desta forma, estudam-se as contribuições de Van Maanen (1989) sobre socialização e no que tange à diversidade, faz-se um retrospecto de impactos da diversidade nas organizações sob a ótica de diversos autores, com destaque à Cox (2001) e Golembiewski (1995). A partir dos modelos conceituais destes estudos realizou-se o estudo de campo com 21 profissionais da Vicunha S.A, empresa do segmento têxtil, nas unidades São Manuel e São Paulo. O levantamento de campo teve um desenho de verticalidade hierárquica da gestão. O CEO e a Gerente de Recursos Humanos da Unidade Central fizeram parte da amostra. Na unidade São Manuel a amostra foi composta de onze Pessoas com deficiência, cinco Gestores diretos, a Consultora de RH e o Gerente geral da unidade. Os instrumentos de coleta de dados primários foram: entrevistas semi-estruturadas individuais, grupais e grupos focais. A interpretação dos dados se deu por meio da análise de conteúdo categorial (Bardin, 1977). Os achados de pesquisa apontam relatos da importância da atenção aos processos de socialização para a eficácia da gestão da diversidade. Pode-se concluir que a estratégia informal/coletiva foi...

Words: 8827 - Pages: 36

Free Essay

El Analisis de La Diversidad

...la diversidad lo que configura la dignidad humana, por tal razón cuando uno habla de diversidad se habla de la identidad de cada persona. La identidad nos distingue de cada persona, nos permite ser quien somos. Cada aspecto de identidad nos sitúa dentro de un grupo humano. La lengua que hablamos, las cosas que comemos, nuestras aficiones, nuestras características físicas o psíquicas, o la historia con la que nos identificamos, son algunos aspectos de esa identidad. Se le llama género a lo que parece diferenciar la identidad femenina de masculino; así como las múltiples características que conllevan: comportamiento, actitud, consideración social, entre otras. Muchas personas por desconocimiento tienden a discriminar muchas de estas diversidades y más aun cuando su pensar no es homogéneo. Un ejemplo de esto puede ser visto diariamente en nuestro lugar de trabajo cuando quizás alguno de nuestros compañeros son de otra raza, por ejemplo, uno es colombiano y el otro es peruano, alguno de ellos no mantiene una comunicación ni siquiera laborar porque su compañero es distinto y no es de su agrado. De igual forma y como ejemplo; cuando se busca trabajo y quizás hasta se tienen mejores conocimientos para el trabajo solicitado pero por tener una distinta preferencia sexual a la común, no te dan la oportunidad y se la dan a otra persona que para la empresa está en lo correcto. Es importante entender que finalmente todos somos humanos y así respetar el pensar de otros. Existe una...

Words: 901 - Pages: 4

Free Essay

Ambiente No Brasil

...Área territorial: 8.514.876 km2 Vantagem: Grande diversidade de solos, climas e potencialidades produtivas -Mais extenso da América do Sul -3º mais extenso das Américas -5º mais extenso do mundo Desvantagem: Dificuldades para integrar as populações que habitam o território e atender às duas necessidades •Energias: Hidroeléctrica Eólica Térmica •Etanol •Biomassa •Minerais: Bauxita Ouro Ferro Manganês Níquel Fosfatos Platina Urânio •Combustíveis Fósseis: Carvão Mineral Petróleo Cobre NOTA: Importa Enxofre Mercúrio Mina de Carajás, vista por satélite em Julho de 2009, principal mina de ferro e outros minérios do país Brasil – País com maior biodiversidade do mundo Diversidade de plantas Grande variedade de ecossistemas Variedade de espécies animais Rica em Peixes de água doce (+ de 3000 espécies conhecidas) Mamíferos (520 espécies conhecidas) Aves (+ de 70 espécies de araras e papagaios) Insectos (entre 10 e 15 milhões de espécies) Espécies ameaçadas: Onça-pintada Jacaré-de-papo-amarelo Ararinha-azul Mico-leão-dourado Mico-leão-de-cara-dourada • Grande impacto negativo sobre o ambiente; • Alteração e possível desaparecimento dos ecossistemas; • Perigo de derramamento de petróleo no mar; • Extracção do carvão provoca um grande movimento e derrubamentos de terra, deslizamentos, explosões de gás, etc.; • Destruição de florestas; • Importantes ecossistemas do Brasil são destruídos. Desflorestação da Amazónia Poluição...

Words: 775 - Pages: 4

Free Essay

Vinho Do Porto

...COLABORO, COM HONRA e muito prazer, nesta cerimónia de lançamento ou inauguração da nova garrafa de vinho do Porto. As razões para o fazer eram muitas. A começar pelo vinho do Porto, a que me ligam respeito e amor indestrutíveis. A passar por Álvaro Siza Vieira, criador de espaço e senhor da luz. A acabar nesta interessante iniciativa de Carlos Moreira da Silva e da Barbosa e Almeida, apoiada pelo Instituto de Vinho do Porto e pelas casas exportadoras Sogrape, Taylor’s e Symmington. . Tanto quanto sei e me permito deduzir, pretendem os promotores dar um contributo para uma relativa homogeneidade da garrafa de Vinho de Porto. Ao fazê-lo, não procuraram a via legal e compulsiva, mas preferiram o método doce, o gesto exemplar que, se o merecer, pode pegar por contágio. Também não tiveram uma ambição absoluta: entenderam, e bem, parece-me, que a garrafa de “vintage” já tinha atingido uma razoável maturidade e alguma homogeneidade, não se justificando assim equipará-la às restantes categorias de vinho. A partir de agora, se a experiência pioneira resultar e se esta nova forma tiver bom acolhimento por parte do comércio e dos consumidores, outros produtores de vinho poderão aderir e acrescentar novos esforços no sentido da homogeneidade. . Estou convencido de que esta tendência ou esta proposta são bem-vindas. Não sendo uma regra absoluta, a verdade é que muitas categorias de vinho, nomeadamente as mais importantes e prestigiadas, assim como, também, as originárias das mais famosas...

Words: 1747 - Pages: 7

Free Essay

Analise Concorrencial

...Análise dos Concorrentes Todas as empresas têm concorrentes que possuem produtos ou serviços que satisfazem a mesma necessidade que os seus. Quanto ao número de concorrentes da Zara podemos dizer que é elevado devido á grande diversidade de marcas existentes cada uma com a sua estratégia de marketing. A Zara ocupa ainda assim uma posição elevada relativamente ás outras marcas, sendo um dos líderes de mercado. No entanto, tal como todas as empresas esta possui alguns concorrentes diretos como a H&M, a Gap e a Benetton. Análise Swot A análise Swot permite á empresa avaliar o seu posicionamento competitivo através de um análise interna da empresa, nomeadamente dos seus pontos fortes e pontos fracos assim como uma análise da envolvente externa quanto ao aproveitamento das oportunidades e defesa das ameaças. Pontos Fortes | Pontos Fracos | * Notoridade da marca * Grande qualidade a preços razoáveis * Distribuição eficiente * Público alvo de grande dimensão * Empresa verticalmente integrada | * Concentração das receitas no mercado Europeu * Aumento dos custos devido á integração vertical da empresa * Publicidade | Oportunidades | Ameaças | * Iniciativas estratégicas para expansão da sua presença a nível mundial * Mercado online (expansão via internet) * Oferece produtos diferentes em lojas diferentes na mesma cidade * Imagem de marca | * Abrandamento da economia da zona euro * Competição intensa pode afetar negativamente a...

Words: 289 - Pages: 2

Free Essay

Biodiversidade de Flebotmomíneos Ao Longo Da Rodovia Marechal Rondon No Trecho Porto Feliz-Itu.

...PLANO DE TRABALHO Projeto de Pesquisa Projeto de baixo custo em região próxima para participação de três alunos de Iniciação Científica. BIODIVERSIDADE DE FLEBOTMOMÍNEOS AO LONGO DA RODOVIA MARECHAL RONDON NO TRECHO PORTO FELIZ-ITU. INTRODUÇÃO Os Flebotomíneos são insetos da Ordem Diptera, Família Psychodidae e Sub-família Phlebotominae. Eles possuem distribuição mundial com mais de 900 espécies descritas, cerca de 500 na região neotropical. Algumas espécies podem atuar como vetores de patógenos. Popularmente conhecidos como mosquito-palha, cangalinhas e tatuquiras, os flebotomíneos são dípteros de pequeno porte. As fêmeas alimentam-se de sangue, enquanto os machos alimentam-se de secreções em vegetais. Os adultos apresentam um voo curto, semelhante a pequenos saltos. São insetos de hábito predominantemente noturno. Durante o dia podem ser encontrados em locais escuros, como buracos de árvores ou tocas de animais (pequenos mamíferos, répteis e aves). Nestes locais, o acúmulo de matéria orgânica favorece o desenvolvimento das formas imaturas. As formas adultas possuem entre 2 a 4 mm e corpo densamente coberto por pelos. O desenvolvimento biológico é completo (holometábolo). As fêmeas depositam ovos de onde nascem as larvas que passam por quatro estádios, em seguida ocorre a fase de pupa e, por último, a forma adulta. A identificação taxonômica deste grupo é baseada nos caracteres das formas adultas. Fêmeas e machos possuem estruturas diferentes que...

Words: 2860 - Pages: 12

Free Essay

Offley E O Desenvolvimento Da Regia O Do Douro

...Porto. Este último está geralmente associado a termos como qualidade, tradição e prestígio. Contudo, a região apresenta problemas estruturais preocupantes, como desertificação, queda demográfica e envelhecimento da população. A desertificação social e a falta de desenvolvimento são temas polémicos face às potencialidades e maisvalias existentes. Com a grande quantidade de informação diária, os novos consumidores estão cada vez mais cientes dos seus direitos, lutam pelo consumo consciente e têm uma voz activa nas relações de consumo. Preocupam-se com as formas de produção, estão atentos à cultura das empresas e à forma como agem. São cada vez mais sofisticados e selectivos, com grande exigência e expectativas nos níveis de qualidade e diversidade. Como tal, às empresas impõe-se uma gestão transparente, responsável e actualizada. A Sogrape Vinhos, através das suas marcas, empenha-se na responsabilidade social dos consumidores e sociedade. A Offley, com uma imagem jovem, irreverente e acessível pretende rejuvenescer a base de consumidores actuais, atraindo e inspirando jovens consumidores. Neste sentido, a Offley deveria avançar com uma acção de promoção onde parte do valor da compra revertesse a favor desta região. Com uma campanha de comunicação anunciando viagens até ao Douro, os consumidores bem informados e conscientes, embora confusos e desconfiados, encontrarão níveis de protecção e bem-estar no momento da decisão de...

Words: 301 - Pages: 2

Free Essay

Metodologia

...1. Comente a afirmação : “Inovação e o conhecimento são, hoje, os principais fatores que determinam a competitividade de setores, países e empresas. A capacitação das empresas na produção e no uso do conhecimento é fundamental na corrida para a competitividade”. Utilize o material da aula e textos como apoio. Quando ouvimos falar de inovação, logo nos vem à mente as descobertas e produtos que causaram impacto no mercado, tais como o iPhone / iPad (para ser mais recente). Tais invenções geraram uma ruptura no mercado, nos hábitos e desejos dos consumidores, mudaram ou introduziram conceitos que passaram a ser seguidos pela indústria. A grande maioria das empresas inovadoras conseguem inovar devido a um intenso regime de P&D e através de sinergia com instituições de Pesquisa e Tecnologia, outras, mais raras, implementam um design baseado na ideação criativa e que provocam uma revolução e alta capitalização. Mas de uma forma geral, a inovação ocorre quando a empresa implementa projetos de bens e serviços que são novos para ela, independente de serem novos ou não para seus concorrentes. Nesse sentido, inovação pode ser caracterizada por aspectos mais pragmáticos, como a redução de custos de um processo de fabricação para tornar a empresa mais eficiente economicamente. De qualquer forma a busca constante por melhorias contínua de produtos e processos das empresas, é um condutor para a inovação. Embora que, sozinha, a melhoria contínua, não cause inovação. Criatividade, sinergia...

Words: 505 - Pages: 3

Free Essay

Riscos Ocupacionais a Que Estão Sujeitos Os Coletores de Lixo: Com Ênfase Na Importância Do Uso de Epis

...IBPEX - INSTITUTO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO DANIELLE BARBOZA FERNANDES RISCOS OCUPACIONAIS A QUE ESTÃO SUJEITOS OS COLETORES DE LIXO: COM ÊNFASE NA IMPORTÂNCIA DO USO DE EPIS CURITIBA 2011 DANIELLE BARBOZA FERNANDES RISCOS OCUPACIONAIS A QUE ESTÃO SUJEITOS OS COLETORES DE LIXO: COM ÊNFASE NA IMPORTÂNCIA DO USO DE EPIS Monografia apresentada ao Curso de Enfermagem do Trabalho para obtenção do Título de Especialista em Enfermeiro do Trabalho, no IBPEX – Instituto Brasileiro de PósGraduação e Extensão. Orientador: Prof. Rodrigo Otávio de Faria CURITIBA 2011 RESUMO Através de pesquisa bibliográfica, são demonstrados neste trabalho os riscos a que estão sujeitos os trabalhadores da coleta de lixo nas suas atividades, bem como as vantagens da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. Concluise que a conscientização de uso destes equipamentos possibilita a diminuição de doenças ocupacionais destes profissionais, beneficiando o próprio coletor e indiretamente a empresa contratante, pois o seu uso adequado diminui a taxa de absenteísmos por acidentes. Palavras-chave: Lixo. EPI. Acidentes. Coletores. Doenças ocupacionais. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ...........................................................................................................11 1.1 OBJETIVOS ............................................................................................................12 1.1.1 Objetivo Geral ..............................

Words: 2602 - Pages: 11

Free Essay

Comunicação Integrada

...COMUNICAÇÃO INTEGRADA A importância das ações da Comunicação Interna alinhada à Comunicação Externa PUC RIO Setembro/2010 b / Desenrola: O que é Comunicação Integrada? www.nosdacomunicacao.com Como você define comunicação? A comunicação é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim de forma direta ou através de interfaces que promovem esta interação interação. Emissor Canal de Transmissão Receptor p Feedback Quantas áreas de uma empresa respondem pela sua comunicação? Comunicação Corporativa Consolida a id id d social i l identidade da empresa no mercado Comunicação Interna Promove a i ã comunicação interna da empresa Comunicação Mercadológica Cuida da d da propaganda e d promoção de vendas da empresa Busca conhecer profundamente seus clientes para satisfazê-los Reforça a imagem R f i das marcas, produtos e serviços da empresa Quantas pessoas são responsáveis pela comunicação de uma empresa? investidores colaboradores consumidores id concorrentes clientes acionistas funcionários fornecedores Comunicação no Passado Informação hierarquizada e tendenciosa Unidirecional 1 para muitos it Comunicação Hoje Informação democratizada Pluridirecional Muitos M it para muitos it Enquanto isso, no Mundo Corporativo... Rádio Peão/Tamanco Enquanto isso, no Mundo Corporativo... Com todas as possibilidades de transmissão disponíveis no momento e a enorme...

Words: 591 - Pages: 3

Free Essay

Relatório Final Para O Projecto “Novas Poéticas de Resistência”

...RELATÓRIO FINAL Projecto de Investigação: “As novas poéticas da resistência – o século XXI em Portugal” Relatório final para o Projecto “Novas Poéticas de Resistência” Sub-Projecto: “O exílio, a obra e a imigração - As três vertentes da resistência na obra de Fernando Lemos” Responsável: José Manuel Bernar Borges Lourenço (Doutorando na Universidade de Coimbra no projecto transdisciplinar “Linguagens, Identidades e Mundialização” desde 2005). Relatório: Janeiro de 2011 At the zero of streets and of windows An arm in geometry[1] RELATÓRIO FINAL TEMA: A política, o exílio e a imigração na obra de Fernando Lemos JOSÉ MANUEL LOURENÇO “OS POETAS E OS OUTROS FAZEM-SE ENCONTRADOS APENAS NO DESEJO DE ACERTAR A LINGUAGEM. NEM SEMPRE CONSEGUEM. NENHUM DELES QUER CAMINHAR DE COSTAS. OS POETAS ESCREVEM DA ESQUERDA PARA A DIREITA. QUANDO OS OUTROS LÊEM DA DIREITA PARA A ESQUERDA NÃO ENTENDEM O QUE O POETA LHES DIZ.” (LEMOS, CÁ & LÁ) questões RETRATONALIDADE PURA[2] Confissão de moldura foto traduzida à mão Uma ave recém expulsa abre-se macro paraíso tapeçaria tempestades A luz armazena pedras em espaços arruinados há séculos implorados O vento suspira leve seu humor catástrofe Só a lua irresistível em motivos religiosos platinada vertiginosa tem ritual de minúcia Húmido grão sem raízes rumor de esquecimento ...

Words: 2056 - Pages: 9

Free Essay

O Cravo Bem Temperado

...Introdução O Cravo Bem Temperado, no original alemão: Das Wohltemperirte Clavier, é uma colecção de música para teclado solo, composta por Johann Sebastian Bach. É uma famosa série de prelúdios e fugas, certamente a mais conhecida das obras do compositor para cordofones de tecla. Inicialmente, o compositor deu esse título a um livro de prelúdios e fugas escritos nos vinte e quatro tons maiores e menores, publicado em 1722 “para o proveito e uso dos jovens músicos desejosos de aprender e, especialmente, para o entretenimento daqueles já experientes”. Mais tarde, foi compilado o segundo livro da mesma espécie, em 1744. Actualmente, os dois volumes são as partes constituintes de O Cravo Bem Temperado. O estilo de Bach caiu no desfavor das pessoas por volta da data da sua morte. Mas, com o amadurecimento do estilo Clássico, por volta dos anos 1770, O Cravo Bem Temperado começou a influenciar a história da música, tendo Haydn e Mozart estudado detalhadamente a obra. História da Composição Como já foi mencionado, a primeira parte foi publicada em 1722, em Cöthen e a segunda, aproximadamente vinte anos mais tarte, em Leipzig. Cada uma das partes é composta por vinte e quatro pares de prelúdios e fugas, um prelúdio e uma fuga em cada uma das tonalidades maiores e menores. O primeiro par é em Dó maior, o segundo em Dó menor, o terceiro em Dó sustenido maior, e assim por diante. O padrão cromático ascendente continua até que todas as tonalidades tenham sido representadas, concluindo...

Words: 852 - Pages: 4

Free Essay

The Importance of Tourism as a Local Development Strategy in the Natural Parks of Prainha and Grumari – Rio de Janeiro – Brazil

...Thiago Ferreira Pinheiro Dias Pereira Professor Department of Tourism of the State University of Rio de Janeiro (DTUR - UERJ) Av. Lúcio Meira, 233. Várzea, Teresópolis (RJ) 25953-002 Rua Garibaldi n°66 ap 202. Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) 20511-330 55 21 36488613 55 21 999688613 thp21@ig.com.br PhD in Geography. Professor at Rio de Janeiro State University - Department of Tourism (DTUR – UERJ). Has experience in Geosciences and Humanities, acting on the following themes: conflicts of interest and public use in natural parks, landscape ecology, forest fragmentation, global functional indicators and leaflitter. The Importance of Tourism as a Local Development Strategy in the Natural Parks of Prainha and Grumari – Rio de Janeiro – Brazil Observing the history of the development of different human societies it is possible to note that there isn't only one point of view concerning nature-society relations, where several are the perceptions of different cultures and people with diverse ideologies, backgrounds and social conditions. The general objective of this work was to highlight how the effective development of Tourism, more specifically Ecotourism, Sun and Beach Tourism and Cultural Tourism, in two urban Natural Parks in Rio de Janeiro – Brazil, can be interpreted as a possible local development strategy, associating nature conservation with the empowerment of local communities, as well as allowing the economic sustainability of these parks. In this...

Words: 8773 - Pages: 36

Free Essay

Diferenças Em Apl, Clusters E Redes

...|Tipo de Concentração de Empresas |Conceito |Características | |Redes de Cooperação |Redes de empresas traduzem-se no agrupamento formal ou informal de empresas |Objetivos Comuns: definidos em conjunto e perseguidos através de práticas | | |autônomas, com o objetivo de realização de atividades comuns, permitindo que |colaborativas. | | |as empresas participantes se concentrem apenas em suas atividades principais.|Visão Estratégica: - ações conscientes e pró-ativas para que a rede realize seus | | | |fins predeterminados. | | |Abagli e Britto, 2003 apud RedeSist |Ações Conjuntas: - atividades colaborativas de negócios realizadas no intuito de | | | |gerar lucros. | | | ...

Words: 930 - Pages: 4

Free Essay

La Plantine

...Laplantine afirma que apenas na segunda metade do século XVIII é que começou a surgir o interesse de se ter o homem como objeto de estudo, e este projeto alcançou suas primeiras realizações no séc. XIX com o nascimento das chamadas ciências humanas, entre elas a antropologia, a ciência da época supunha uma dualidade radical entre o observador e o seu objeto. Então os antropólogos da época estudaram as sociedades ditas “primitivas” ou “longínquas” como numa situação de laboratório, para assim compreenderem a organização “complexa” de nossas próprias sociedades. No começo do século XX, as sociedades primitivas começaram a escassear, pois nem estas eram poupadas do avanço social e a antropologia se vê diante de uma crise de identidade e se põe a seguinte pergunta: “a morte do selvagem há de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa o seu estudo?” Três respostas podem ser dadas: 1- O antropólogo aceita sua morte e se refugia em outras ciências humanas, como a sociologia. 2- Ele sai em busca de um novo campo de estudo: o camponês, este selvagem de dentro e seu folclore. 3- Ele adota uma postura epistemológica que afirma que a antropologia não está ligada a um espaço geográfico, cultural ou histórico particular, e sim que esta é um certo olhar, um certo enfoque que consiste em: a) o estudo do homem inteiro b)o estudo do homem em todas as sociedades, estados e épocas. O estudo do homem inteiro: só pode ser considerada como antropológica uma abordagem integrativa que...

Words: 866 - Pages: 4