Free Essay

Lions Corporation - Case Harward

In:

Submitted By antoniojsjr
Words 3357
Pages 14
São José, 27 de Janeiro de 2016.
Aluno: Antonio José Soares Jr.
Disciplina: Fund. Da Mat. Financeira e Estatística Aplicada.
Estudo de caso: Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital.
Parte 1

1 – O que é uma estrutura de capitais?
Resposta: Um conceito simples de estrutura de capital seria: “A forma como uma empresa se financia”, que olhando superficialmente seria dividido entre Capital Próprio (capital dos proprietários ou acionistas) e Capital de Terceiros (credores), já na contabilidade seria descrito como patrimônio líquido e passivo de curto e longo prazo, respectivamente.
Como gestor financeiro uma das maiores tarefas é equalizar essa estrutura, encontrando a perfeita harmonia entre capital próprio e endividamento, desta forma minimizando sempre os riscos e aumentando os resultados e consequentemente majorando o valor da empresa.
Um dos principais atrativos para o uso do capital de terceiros é que os juros podem ser deduzidos para fins de impostos, o que reduz o custo efetivo da dívida (efeito que deve ser analisado na Blaine), de acordo com BRIGHAM e HOUSTON para que uma estrutura de capital seja eficiente e sirva como uma alavanca para o desenvolvimento da empresa devemos seguir alguns princípios básicos, que seriam: 1 - O risco do negócio, ou o grau de risco inerente às operações da empresa, caso não utilize capital de terceiros. Quanto maior for o risco do negócio da empresa, mais baixo será seu grau de endividamento ótimo; 2 - A posição tributária da empresa. Uma das principais razões para se usar capital de terceiros é que os juros podem ser deduzidos para fins de impostos, o que reduz o custo efetivo da dívida. No entanto, se a maior parte do lucro de uma empresa já está protegida da tributação por meio de escudos tributários de depreciação ou por compensação de prejuízos fiscais anteriores, sua alíquota de impostos será baixa, de modo que a dívida não será tão vantajosa quanto seria para uma empresa com uma alíquota de impostos efetiva mais alta; 3 - Flexibilidade financeira, ou a capacidade de levantar capital sob condições razoáveis em situação adversa. Os administradores financeiros de empresas sabem que uma oferta uniforme de capital é necessária para operações estáveis – o que é vital para o sucesso a longo prazo. Eles também sabem que, quando há redução de crédito na economia, ou quando uma empresa está passando por dificuldades operacionais, os provedores de capital preferem fornecer fundos a empresas com balanços patrimoniais fortes. Portanto, tanto a necessidade potencial futura de fundos como as conseqüências de uma deficiência de fundos têm grande influência na estrutura de capital desejada – quanto maior for a necessidade futura provável de capital e quanto piores forem as conseqüências de uma falta de capital, mais forte precisa ser o balanço patrimonial;
4 - Conservadorismo ou agressividade da administração. Alguns administradores são mais agressivos que outros e por isso algumas empresas são mais propensas à utilização de dívidas para alavancar os lucros. Este fator não afeta a estrutura de capital ótima ou maximizadora de valor, mas influencia a estrutura de capital desejada.
Analisando estes fatores, temos que ter em mente que na estrutura de capital o custo de captação deve ser menos que a taxa de aplicação para que gere o melhor retorno possível, negócios maduros, estáveis e com fluxo de caixa previsíveis, são capazes de suportar elevados níveis de endividamento (caso da Blaine), pois em momentos difíceis existe folga de caixa para pagamento dos juros.
Ainda analisando a estrutural de capital não podemos esquecer de fomentar a definição de capital de terceiros dentro de uma empresa, que a grosso modo é definido da seguinte forma: “O capital de terceiros mostra o quanto uma empresa está dependendo de capital oriundo de terceiros, tal fato demonstra o nível de endividamento da empresa, verificando o risco de insolvência”; concluindo então que só é vantajoso para a empresa em trabalhar com capital de terceiros, se a remuneração (juros) paga à esse capital for menor que o lucro conseguido na sua aplicação nos negócios.
2 – O que é o EBIT e o EBITDA?
EBIT – Earning Before Interest and Taxes, no Brasil mais conhecido como LAJIR – Lucro antes dos Juros e Tributos (imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido), este indicador reflete os resultados da empresa antes do das deduções financeiras e fiscais, esta ferramenta apresenta ao gestor, qual é o verdadeiro lucro contábil a partir das atividades genuinamente ligadas ao negócio, isto é, o quanto a empresa obteve de lucro se só considerasse as operações realizadas pela atividade fim da empresa.
O cálculo do EBIT é feito da seguinte forma:
EBIT = (Receitas Operacionais – Custos Operacionais) – Custos administrativos
Ou
EBIT = Lucro Operacional – Custos Administrativos
EBITDA – Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, no Brasil conhecido como LAJIDA – Lucro Antes dos Juros, Imposto, Depreciação e Amortização. Essa medida consiste no EBIT tradicional, eliminados ainda os efeitos das provisões da depreciação de ativos tangíveis e da amortização de ativos intangíveis que antes haviam sido deduzidos como despesas do período na demonstração de resultado.
O EBITDA é o indicador do caixa de uma empresa, mostrando o quanto ela gera de recursos, quando em atividade, sem contar com as finanças e os impostos. É uma forma de calcular o desempenho da empresa (em Reais), em termos de fluxo de caixa, e avaliá-lo como um todo, principalmente a capacidade de geração de recursos dos ativos da empresa.
O Cálculo do EBITDA é feito da seguinte forma:
EBITDA = Lucro Operacional Liquido (antes do IR e Despesas Financeiras) + Depreciação + Amortização.
3 – O que é um Superávit Financeiro?
Superávit é um termo pouco usado em empresas com fins lucrativos, porém muito usado na contabilidade pública, que nada mais é que a diferença positiva entre o passivo e o ativo financeiro do balanço patrimonial
4 – O que é um ROE?
ROE significa Return on Equity, ou traduzindo retorno sobre o patrimônio líquido, seria uma taxa de retorno perante o investimento dos acionistas na empresa, calculado da seguinte forma:
ROE = Lucro Líquido declarado na DRE dividido pelo Patrimônio Liquido declarado no balanço patrimonial do ano anterior da DRE. O ROE é útil para os investidores poderem comparar a rentabilidade de uma empresa com a rentabilidade de outras no mesmo setor.
5 – O que é Índice de Payout?
O Índice de Payout, ou Dividend Payout é um importante indicador que mostra uma relação de proporção entre os dividendos e os resultados líquidos da empresa, isso é: a política de dividendos de uma empresa. Normalmente o Payout já é definido pela própria empresa em seus estatutos.
Esse índice é calculado da seguinte forma:
Dividend Payout = (Montante dos dividendos / Resultados líquidos) x 100
Assim, se uma empresa possui Payout de 50%, significa que ela distribui aos seus acionistas metade dos lucros de determinado período e o restante fica retido para outras finalidades, como por exemplo, o financiamento de novos projetos.
Ou seja, Dividend Payout vai variar conforme a necessidade de investimentos da empresa. Se ela for madura e não necessitar de tantos investimentos, por exemplo, pode distribuir uma parcela maior de seus lucros na forma de proventos. Caso contrário precisa segurar uma parcela maior do lucro para suportar seus planos de expansão.
6 – Faça um Resumo do que se trata o estudo de caso.
O estudo de caso é a respeito de uma empresa S/A com administração familiar, que possui uma política financeira rígida, baseada principalmente em não tomar empréstimo e de não pagar juros, porém, aparece uma oportunidade da empresa efetuar a recompra de ações disponíveis no mercado, e a grande dúvida é como a recompra dessas ações impactariam na estrutura financeira da empresa e na relação com os acionistas (familiares e não familiares).
Parte 2 – Grupo
1 – Qual o ramo de atividade da Blaine?
A Blaine é uma empresa no ramo de pequenos eletrodomésticos de marca, voltados para cozinhas residenciais
2 – Quais os principais segmentos comercializados pela Blaine? Quais suas porcentagens no resultado da empresa?
Os principais segmentos da Blaine eram: Pequenos utensílios usados para preparar comidas e bebidas, tais como frigideiras, chapas, maquinas de waffle, torradeiras, pequenos fornos, liquidificadores, mixers, panelas de pressão, panelas a vapor, slow cooker, trituradores, fatiadores e cafeteiras.
Nos resultados da empresa somente 65% era proveniente de remessas a atacadistas e varejistas dos EUA com o restante advindo de vendas para o Canadá, Europas e para as Américas Central e do Sul. A empresa vendia uma média de 14 milhões de unidades por ano.
3 – Qual o Percentual da Blaine no mercado de eletrodomésticos?
A Blaine possui pouco menos de 10% de um mercado de US$2.3 Bilhões.
4 – Qual foi o crescimento (%) em vendas unitárias da empresa no ano de 2003 à 2006? Qual o crescimento (%) em vendas unitárias do setor no ano? Qual a variação da Blaine Perante o mercado?
A Cresceu modestos 2% entre o período de 2003 à 2006, o setor possui um crescimento médio de 3.5% anuais no mesmo período, a plaine tem uma variação de 1.5% aquém do mercado.
5 – Quantas unidades a Blaine, vendia por ano? Em 2006 como estas vendas estavam divididas? (% - Mercado Interno e Mercado Externo)
A Blaine vendia 14 Milhões de unidades por ano, onde 65% (9.1 Milhões de Unidades) estavam no mercado interno e 35% (4.9 Milhões de Unidades) destinadas ao mercando externo.
6 – A vendas da Blaine eram sazonais. Desta forma diga quais os períodos de maiores picos nas vendas e quais os períodos de menores picos?
Os picos de vendas eram durante outubro e novembro, um pico menos acontecia entre maio e junho, historicamente as vendas da blaine eram cíclicas tentando a seguir os fundamentos macroeconômicos de uma forma geral.
7 – Quais as três alterações permeadas pela liderança de Dubinski após a entrada dele na administração da empresa? Para você qual os impactos destas mudanças na empresa?
Primeiramente ele conduziu a empresa para finalizar a sua oferta pública inicial (IPO) em 1994, em 1990 ele foi transferindo gradualmente a produção da empresa para o exterior se beneficiando do NAFTA (acordo de livre comércio da América do Norte) e por último sob o comando de Dubinski eles adotaram a estratégia de aquisição de pequenos fabricantes com o foco em aumentar e complementar seu mix de produtos.
No meu ponto de vista, transformar um empresa em S/A é um passo muito grande porém necessário, principalmente quando se trata de uma empresa familiar que já não está na mão dos seus fundadores (os herdeiros que detém a citada) já que dessa forma tudo fica muito claro a respeito de cotas, participações e etc., a aquisição de pequenas empresas é uma forma tanto de expandir o negócio quanto uma forma de defesa, pois desta forma você vai monopolizando o mercado e isso para a empresa é de grande valia, e a transferência de mão de obra principalmente nos EUA é muito valida, já que a diferença de custos é muito alta, ainda mais com o benefício do NAFTA.
8 – Quanto custa o valor da ação da Blaine? Qual o percentual das ações que estão em posse da Familia Blaine?
O preço atual das ações da empresa é de US$16,25, hoje os herdeiros possuem 62% das ações da Blaine.
9 – Recentemente a Blaine acabará de entrar no ramo de venda de eletrodomésticos para a classe alta, subdividindo seu portfólio em produtos intermediários e produtos de ponta. Desta Forma, informa qual o valor da receita e do resultado operacional para cada segmento.
Na tabela podemos analisar os resultados. | Resultado Operacional | Receitas Operacionais | Intemediários | $ 51.156,80 | $ 290.700.000,00 | Ponta | $ 12.789,20 | $ 51.300.000,00 | Total | $ 63.946,00 | $ 342.000.000,00 |

10 – Diante de suas respostas e da informação acima, informe como está definida a Estrutura de Capital da Blaine? Inicie sua avaliação fazendo um resumo da empresa e do atual cenário financeiro que ela se encontra.
Hoje a Blaine possui uma estrutura de capital totalmente arcada com recursos próprios, a empresa hoje possui muito dinheiro em caixa, e não possui perspectiva de novas aquisições, o ROE (retorno sobre o patrimônio líquido está abaixo dos seus concorrentes. A empresa possui uma política financeira conservadora, em toda sua história só necessitou de empréstimo duas vezes, o balanço patrimonial da blaine é o mais forte do setor, nos últimos anos o grande uso do caixa da empresa foi destinada as aquisições e a distribuição de lucros entre os acionistas (payout) e nos últimos anos mesmo com as aquisições, a geração de caixa operacional tem sido mais do que quatro vezes sobre a média dos investimentos de capital.
2 A) Faça a variação entre os anos de 2005 e 2004, 2006 e 2005 e 2006 e 2004, para as contas do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido e DRE.
Após os cálculos responda:
I – De acordo Com o enunciado do estudo de caso, como você explica a variação da conta do ativo permanente e outros ativos no ano de 2006 em relação ao ano de 2004?
A variação de conta no ativo permanente é facilmente explicada, já que no intervalo desses anos ela fez aquisições de novas empresas incorporando-as no seu ativo.
II – Como você avalia uma empresa que não possui financiamentos de longo e curto prazo?
A priore não deixa de ser uma empresa saudável, já que a mesma não possui dividas, porém, no caso da blaine, se torna um pouco diferente já que a mesma não está aproveitando oportunidades por manter esta política, ela poderia ser beneficiada tanto na parte tributária, como melhorar seus indicativos financeiros.

2- b) Faça a proporção entre as contas do ativo, passivo e patrimônio liquido para os anos de 2004, 2005 e 2006.
Segue em tabela em anexo.
2- c) Analise as margens EBIT e EBITDA da Blaine, (anexo 3) e comente o motivo pelo qual essa margem operacional vem caindo, após, compare as margens da Blaine com as margens de Mercado (anexo 3), informando a variação entre as empresas.
As Margens EBIT e EBITDA vem caindo pelo seguinte motivo, a Blaine aumentou seu faturamento bruto, porém, os custos de produção também subiram, acompanhando na tabela em anexo percebemos que o a receita subiu 5,49% do ano de 2004 para 2005, 11,13% de 2005 para 2006, porém, os custos dos produtos vendidos subiram 7,82% e 13,42% respectivamente, isso ocorreu devido aos custos de integração das novas aquisições e baixas de estoque devido a suas aquisições recentes, entretanto agora que as etapas de integração estavam finalizadas, os executivos esperavam alcançar margens operacionais pelo menos tão altas quanto suas margens históricas.
2.d) Apesar da lucratividade da empresa, o Retorno sobre o Patrimonio Liquido (ROE) está abaixo dos seus concorrentes de capital aberto. Calcule a variação do indicador da Blaine em relação aos seus concorrentes. Empresas | ROE em 2006 | Variação sobre a Blaine | Home & Health Desing | 11,30% | 2,73% | Auto Tech Appliances | 43,10% | 291,82% | XQL Corp | 19,50% | 77,27% | Bunkerhill Incorporated | 41,70% | 279,09% | Easy Living Systems | 13,90% | 26,36% | Blaine | 11,00% | - |

2 – e) Faça uma variação (2006 a 2004) da circulação de ação e comente o aumento das ações emitidas pela empresa. Ações em Circulação - Blaine Kitchenware | Ano | Número de Ações | Variação | 2004 | 41.309 | - | 2005 | 48.970 | 19% | 2006 | 59.052 | 21% |

A empresa teve um aumento no seu número de ações devido as novas, aquisições efetuadas nos últimos anos, dessa forma fica mais claro que havendo a possibilidade de recompra é interessante, pois após a recompra o número de ações em circulação irá diminuir consideravelmente.
2 – f) Faça uma variação (2006 x 2004) no lucro por ação e comente o motivo da queda no lucro por ação. Lucro por Ação ( EPS ) | Ano | Número de Acões | Variação | 2004 | $ 1,29 | - | 2005 | $ 1,07 | -17% | 2006 | $ 0,91 | -15% |

O lucro por ação se deu pois a variação do EBIT não foi parelha com a variação de numero de ações enquanto o EBIT teve um crescimento médio de 2,51% o número de ações disponíveis no mercado teve um crescimento médio de 20% afetando diretamente o EPS.
2 – g) Faça uma variação (2006 x 2004) no aumento dos dividendos por ação e comente os impactos do aumento na liquidez da empresa. Dividendos Por Ação | Ano | Lucro por ação ( EPS ) | Variação | 2004 | $ 0,45 | - | 2005 | $ 0,47 | 4% | 2006 | $ 0,48 | 2% |

Na verdade, o que ocorreu não foi o aumento no índice de dividendos, os índices tiveram pequenos reajuste, o que ocorreu foi que as ações em circulação da Blaine aumentaram substancialmente, e os dividendos mesmo que se mantendo vão onerar substancialmente a liquidez da empresa, já que a receita liquida não aumentou da mesma forma que o número de ações no mercado, mais um motivo para a recompra das ações, já que com a recompra o número de ações no mercado irá diminuir.

3 – Considere a seguinte proposta a Blaine para uma possível recompra de ações:
Blaine usará US$209.000.000,00 de dinheiro do seu balanço, e US$50.000.000,00 em uma nova divida com taxa de 6.75% para a recompra de 14 milhoes de ações a um preco de US$18,50 por ação. A) Como essa compra irá afetar a Blaine?
Considere os impactos sobre:
- O lucro por ação, o indice de payout, ações em circulação, Dividendos e dividendos por ação.
- ROE
- Participação da família nas ações
- Custo de capital da empresa
Seguem os cálculos de projeção com base em 2006: Recursos para recompra | Local | Valor | Juros (6,75%) | Valor Total | Empréstimo | $ 50.000.000,00 | $ 3.375.000,00 | $ 53.375.000,00 | Disponivel em caixa para Recompra | $ 209.000.000,00 | - | $ 209.000.000,00 | Total disponivel | $ 259.000.000,00 | Saldo Devedor | $ 53.375.000,00 |

Lucro por Ação ( EPS ) | Ano | Lucro por ação ( EPS ) | Variação | 2004 | $ 1,29 | - | 2005 | $ 1,07 | -17% | 2006 | $ 0,91 | -15% | Pós Recompra | 1,34 | 47,74% | ROE PÓS RECOMPRA | Lucro Liquido Ano Anterior | $ 53.630.000,00 | Ações em Circulação | 45052000 | ROE Atual | 19% | ROE Anterior | 11% | Diferença | 58% |

Ações No Mercado Pós Recompra(milhões de ações) | | Número de Ações | Recompra | | 59.052 | 14.000 | Saldo | 45.052 |

Com os cálculos feitos, podemos ver que a empresa vai se beneficiar muito com a recompra das ações, depois de calcular EPS(lucro por ação) notamos um aumento de 47,25% nos ganhos por ação após a recompra. Outro número positivo seria o ROE(retorno sobre o patrimônio) de 1,19 este número mostra que após as ações serem recompradas haverá um retorno positivo sobre o capital próprio, e o indice de payout cairia de 52,9% para 43,8% um número bom tanto para os possíveis investidores no mercado de capitais, como para empresa que estava vendo seu indice de payout crescer em larga escala ano após ano, em resultado de suas novas aquisições se consequente aumento de ações no mercado.

Para demonstrar para os acionistas da família, que possuem grande receio a respeito de tomar empréstimos apresentamos a seguinte análise sobre o custo de capital: Índice de Cobertura de Juros (EBIT / JUROS) | EBIT Atual (antes da recompra) | 63946000 | Juros do Empréstimo | 3375000 | Indice | 18,95% | - Analisando o Índice de Cobertura de Juros veremos que ele vai estar em 18,95: 1, ou seja, a empresa tem capacidade de pagar com o seu resultado operacional praticamente 19 vezes sua despesa com o empréstimo, sendo que a média do mercado é 5:1, deixando claro que a empresa não teria dificuldades em arcar com este custo financeiro. Índice de Endividamento ( Ativo / Passivo ) | Total de Ativos (milhões) | 592253 | Total de Passivo (milhões) | 103890 | Resultado | 17,54% |

Com um índice de endividamento de 17,54%, fica claro que a empresa tem grande quantidade de ativo, e que vai pagar com facilidade a recompra dessas ações.
Quanto à participação da família, com a recompra, eles vão possuir 81,27% da empresa, dando-lhes ainda mais controle do que tinham antes. Todos estes cálculos indicam que seria muito benéfico para a Blaine a recompra de suas ações, recompra essa que poderão pagar com facilidade e ter um grande benefício no tanto no curto quanto no longo prazo.

Similar Documents

Free Essay

Current Affairs

...Inclusive Learning Guaranteed!!! (LIKE US ON FACEBOOK AND GET ALL IMPORTANT UPDATES) Category Wise Current Affairs from January 2015 to June 2015 1) Awards and Honours 2) Appointments 3) Banking and Finance 4) Indian Affairs 5) International Affairs 6) Science and Technology 7) Sports 8) Obituary Visit DayTodayGK.com for Current Affairs, General Knowledge, Current Affairs Quiz, Banking Quiz, Marketing Quiz, Science Quiz, English Quiz..etc 9) Important days observed from January to June THE MORE YOU VISIT THE MORE YOU SUCCEED All the Success for your upcoming Exams!!! Contact us at arunsathyan.day2daygk@gmail.com & prerikagupta.day2daygk@gmail.com (Feedbacks are Greatly Appreciated) Do It Now. Sometimes Later Becomes Never. Current Affairs Jan to June AWARDS AND HONOURS Name of the Award Business Person of the Year State Pre-Eminent Science and Technology Award 2015 Space Pioneer Award Award Winner Larry Page Yu Min – Nuclear Scientist ISRO’s Mars Orbiter Mission (MOM) Team Asian Tour’s Players Player of Anirban Lahiri the Year Ballon d’Or 2014 Award Cristiano Ronaldo Governor of the Year Raghuram Rajan National e-Governance Award Vyas Samman Award 2014 Jammu and Kashmir National Tiger Conservation Authority Award Vikram Sarabhai Memorial Award Sahitya Akademi Award Periyar Tiger Reserve NSC Award for Best Electoral Practices Social Media Person of the year 2015 Giraffe Hero Award Best Indian Language Website in India Hindu Literary Prize 2014 CV Anand Martin Luther...

Words: 30993 - Pages: 124

Premium Essay

Research on Books

...The Subtle Subversion The State of Curricula and Textbooks in Pakistan Urdu, English, Social Studies and Civics (DRAFT COPY) compiled by A. H. Nayyar and Ahmed Salim Sustainable Development Policy Institute Report of the project “A Civil Society Initiative in Curricula and Textbooks Reform” A project of the Sustainable Development Policy Institute #3, UN Boulevard, Diplomatic Enclave I, Islamabad Mailing Address: PO Box 2342, Islamabad, Pakistan Telephone: ++(92-51) 2278134, 2278136, 2270674-6 Fax:++(92-51) 2278135 URL: www.sdpi.org e-mail: main@sdpi.org SDPI is an independent, non-profit research institute on sustainable development Partial support from Eqbal Ahmed Foundation is gratefully acknowledged. 2 Contents Summary Recommendations Chapter 1 Chapter 2 Introduction Insensitivity to the Religious Diversity of the Nation Appendix 1-1: Listing of Material in Curriculum Documents Appendix 1-2: Listing of Material in Textbooks Historical Falsehoods and Inaccuracies Glorification of War and the Military Omissions That Could Have Been Enriching Pedagogical Problems in Primary Education: A Critique of the Curriculum Gender Biases Human Rights Teaching of Urdu, Class 6 to 10 Teaching Social Studies, Class 6 to 10 Peace Studies: a proposed program of studies in schools Curriculum Documents Covered Thoughts on Curriculum Objectives List of participants in the project i iii 1 9 27 53 65 77 89 95 101 111 123 127 131 135 137 139 Chapter 3 Chapter...

Words: 58595 - Pages: 235