Free Essay

Os Perigos Das Redes Sociais

In:

Submitted By ritadiaslima
Words 900
Pages 4
Os adolescentes portugueses e a Internet
A minha apresentação é baseada no trabalho que realizei o ano passado, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, sobre o “Lazer e os Jovens”, e dentro do mesmo decidi focar-me concretamente na questão dos adolescentes portugueses e da Internet. Escolhi este tema por ser actual e pertinente, dada a importância que a Internet tem no nosso quotidiano.
Introdução
Todos nós temos consciência da expansão continuada da utilização da Internet entre a população em geral e entre os jovens em particular. De facto, a Internet é, actualmente, o meio de comunicação preferido dos adolescentes, de tal modo que grande parte da população jovem considera mesmo não puder passar sem ela. Alguns dados estatísticos do INE (de 2008) confirmam o grande aumento do recurso à Internet registado em Portugal. Não obstante a intensa utilização com intuitos informativos, a Internet é, sobretudo para os jovens, um espaço de lazer. De acordo com um estudo realizado pelo ISCTE, o qual se intitulava de “A Sociedade em Rede em Portugal” e pretendia traça o perfil dos utilizadores e dos não utilizadores da Internet, os cibernautas são essencialmente jovens entre os 14 e os 24 anos, com formação superior, e muita da importância que estes lhe atribuem recai sobre o facto de esta ocupar um papel de destaque no domínio das relações interpessoais – 87% dos inquiridos considera que esta pode ser um poderoso contributo para melhorar a comunicação entre as pessoas, assumindo-se como um “escape”, que lhes possibilita alargar os relacionamentos para além das fronteiras sociais e geográficas. De facto, é cada vez maior o número de jovens que recorre aos “serviços” da Internet como forma de despender os seus tempos livres, e, uma vez familiarizados com as suas funcionalidades, são atraídos para as redes sociais, onde podem experimentar e desempenhar diferentes papéis, assim como estabelecer relações com pessoas que partilham os mesmos interesses, pelo que estas, como todos sabem, estão cada vez mais na moda.
Redes Sociais
As redes sociais são uma das formas de representação dos relacionamentos afectivos ou profissionais entre indivíduos que partilham interesses mútuos, através dos quais se compartilham ideias ou opiniões. Hoje maioritariamente instaladas na Internet, ocupam um papel cada vez mais central na vida das pessoas, sobretudo dos jovens, pretendendo formar comunidades virtuais e disponibilizar ao usuário um meio para se apresentar ao mundo. As redes sociais são, assim, enormes clubes de amigos que trocam mensagens, fotos e vídeos na rede, e têm-se convertido numa poderosa arma de comunicação.
Actualmente distinguem-se vários tipos de redes sociais, nomeadamente para:
• Apreciadores de música – MySpace
• Adolescentes – Hi5, Orkut
• Jovens – Facebook
• Profissionais – LinkedIn
• Partilhar vídeos – YouTube

De acordo com dados numéricos recentemente publicados na imprensa, 90% dos consumidores da Internet usam redes sociais e 57% deles acede às mesmas todos os dias (especialmente ao nível dos jovens entre os 15 e os 25 anos). Até ao início de 2009, o MySpace era a maior rede social da Internet, no entanto esta foi ultrapassada, no ano seguinte, pelo recente e inovador Facebook, cada vez mais em voga.

Perigos da Internet
Os jovens, atraídos pela novidade, são geralmente os primeiros a aderir às novas tendências, pelo que foram os primeiros a tirar partido deste novo meio de comunicação que são as redes sociais, fazendo delas uma popular forma de lazer.
No entanto, importa não esquecer que, na Internet, há poucas medidas de avaliação crítica da informação – a quantidade enorme de material disponível varia consideravelmente em qualidade e rigor, pelo que os jovens devem procurar ter um pensamento especialmente crítico acerca da natureza das fontes, isto é, gozar da liberdade que a Internet oferece tem o seu preço, e este passa por existir a capacidade, por parte do utilizador, para distinguir o bem do mal.
A utilização da Internet entre os jovens pode tornar-se abusiva quando causa distúrbios nas rotinas diárias ou alterações nos seus relacionamentos e comportamentos: à medida que o utilizador aumenta o tempo que despende online, há um decréscimo na comunicação que estabelece com a sua família e círculo de amigos e uma maior tendência para o desenvolvimento de sentimentos de solidão e depressão. Apesar do reduzido número de estudos efectuados nesta área, todos parecem conduzir a uma mesma conclusão: o uso e abuso da Internet estão associados a sentimentos de solidão e ao isolamento social e familiar. Porém, é difícil estabelecer uma relação de causalidade entre os dois factores: será que a Internet tem um carácter viciante que conduz a comportamentos de isolamento social ou será que esta relação apenas se estabelece quando o indivíduo já está deprimido e utiliza a Internet como mais um escape para a solidão? Assim, talvez a solução não seja impedir os jovens de navegar na Web, como defendem alguns pais, mas sim ensinar e orientar essa navegação.
Concluindo, a enorme capacidade dos mais jovens aprenderem as ferramentas das tecnologias digitais e as utilizarem para o seu divertimento não deixa de lado algumas preocupações com a sua segurança. Apesar de terem um grau elevado de conhecimento dos riscos da Internet, sobretudo de contacto com estranhos, vírus, e roubo de identidade, os jovens em geral admitem ter comportamentos que sabem ser de risco, o que conduz à necessidade de lhes proporcionar uma educação pró-activa em matéria de meios de comunicação e uma sensibilização para as oportunidades e os riscos que os mesmos acarretam.
FIM!

Similar Documents

Free Essay

Paper

... | ________________________________________________________________________ AS NECESSIDADES HUMANAS NAS ORGANIZAÇÕES. Para atingir os objetivos da organização, a administração envolve a coordenação de recursos humanos e materiais. Assim, a empresa torna-se um empreendimento social através do qual reúnem-se diversos recursos para atingir determinados objetivos. Não há como atingir os objetivos sem os recursos, também chamados de recursos organizacionais. Os recursos são os meios (bens ou serviços consumidos), pelos quais a organização possui para realizar as suas tarefas, e assim atingir os objetivos (CHIAVENATO, 2002). Chiavenato (2002) afirma que dentro desse conceito, administrar pessoas é uma tarefa que cabe à todos os níveis hierárquicos da organização. Essa tarefa não é exclusiva do profissional de administração de recursos humanos. Cada diretor, gerente ou líder, tem além de suas responsabilidades e funções específicas têm também a função de administrar pessoas, as quais lhe são subordinadas direta ou indiretamente. Chiavenato (2004a) cita ainda que para explicar o comportamento das organizações, deu-se início a Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista), baseada no comportamento individual das...

Words: 1418 - Pages: 6

Free Essay

Marketing 2.0

...tecnológico…………………………………………………………………...10 2.4 Contexto Político Legal…………………………………………………………….….15 3. Meio envolvente transacional………………………………………………………..18 3.1 Clientes…………………………………………………………………….……………18 3.2 Concorrentes……………………………………………………………………...……19 3.3 Fornecedores…………………………………………………………………………...20 3.4 Comunidade…………………………………………………………………………….21 4. Definição da estratégia………………………………………………………………..22 5. Análise Swot…………………………………………………………………………….23 6. Plano Alimentar……………………………………………………………..…….……….26 7. Modelo das cinco forças de Porter ..................................................................27 7.1. Potencial de novas entradas .............................................................................27 7.2 Pressão de produtos substitutos.........................................................................28 7.3. Poder negocial dos fornecedores......................................................................29 7.4 Poder negocial dos clientes……………………………………………..…………..….30 7.5 Rivalidade entre concorrentes atuais………………………..…………..…………….31 8.Estrutura da industria………………………………………………………..…….……..32 9.Recursos humanos/ organizacionais………………………...……………..…………33 10.Competencias...

Words: 8430 - Pages: 34

Free Essay

Responsabilidade Civil Do Estado

...em especial, os policiais civis e militares, durante o exercício de suas funções públicas. Busca-se uma abordagem específica sobre a matéria, não havendo intenção de esgotar o estudo, já que não serão examinados todos os aspectos que envolvem a responsabilidade civil estatal, mas somente a resultante da omissão e/ou da má realização do serviço público prestado, relativo à segurança pública. O corte geográfico estará centrado na cidade do Rio de Janeiro, privilegiando o exame dos fatos correlacionados aos servidores públicos desta unidade federativa. Além disso, a análise ora em estudo prende-se, exclusivamente, aos casos em que a ofensa aos bens jurídicos protegidos pela lei penal brasileira (vida, integridade física, patrimônio, etc.), decorre do fenômeno alcunhado socialmente como “bala perdida”. O termo “bala perdida” vem sendo utilizado pela mídia nacional para designar a imprecisão da ofensa, tanto no que concerne à imputação do autor do disparo do projétil de arma de fogo, quanto da própria atividade desenvolvida por esses agentes públicos. Tal expressão tornou-se um axioma com um significado muito amplo, na medida em que revela uma gama de fatores sociais falhos, que atingem inúmeros brasileiros diariamente. Assim, indiretamente a investigação enfocará a omissão ou a incapacidade do Estado carioca em concretizar a segurança pública, deixando de cumprir o dever imposto pelo texto constitucional relativo à ordem, à paz e à tranqüilidade social (artigo 144, da Constituição...

Words: 29079 - Pages: 117

Free Essay

Hr Management Tips

...respectivas actividades visando fins específicos comuns, caracterizando-se por: • Divisão do trabalho, do poder e das responsabilidades • Estrutura hierárquica de autoridade e responsabilidade • Presença de um ou mais centros de poder que controlamos esforços da organização e os dirigem para os objectivos • Pelo carácter substituível dos seus membros • Relação contratual, ou de compromisso, livremente assumida e aceite. Evolução da função de GRH - Início do séc. XX /1ºGuerra Mundial - Administração de Pessoal Serviços especializados no tratamento das questões essencialmente de recrutamento e treino - 1ºGuerra Mundial /2ºGuerra Mundial - Direcção das Relações Industriais Assegurar e disciplinar a organização do trabalho, e.g. gestão das relações contratuais - Década de 50/ Década de 60 - Direcção das Relações Humanas Preocupação com motivação e satisfação das pessoas, na base da gestão das remunerações e das promoções - Década de 60/ Década de 80 - Direcção de Pessoal Assegurar a motivação das pessoas na produtividade global da organização através do controlo dos custos - Década de 80/Até Hoje - Gestão de Recursos Humanos Desenvolver e mobilizar as pessoas, que são encaradas mais como um investimento – valorização das pessoas como recurso decisivo da competitividade Modelos de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos: | Administração | Sistema das Relações Industriais | Gestão | Consultoria | Papel | Apoio à gestão | Política | Estratégica | Serviço de ConsultoriaInterna...

Words: 5449 - Pages: 22

Free Essay

Manual de Portugues

... | |Leitura: Angélica ............................................................................................................... |12 | |Vocabulário (1) Animais .................................................................................................... |15 | |Região Norte .....................................................................................................................|17 | |Leitura: A Floresta Amazônica .......................................................................................... |18 | |Vídeo (1) Região Norte ..................................................................................................... |19 | |Leitura: Os...

Words: 11234 - Pages: 45

Free Essay

Risk

...Anual em 1896. Ao longo da sua história, a companhia passou por várias transformações, sem nunca deixar de privilegiar a melhora continua na comunicação com seus acionistas, clientes, fornecedores, colaboradores e demais partes interessadas. Além de divulgar seu Relatório Anual com a descrição de suas atividades e informações a respeito do seu desempenho operacional, econômico e financeiro, a SulAmérica, desde 2002, publica também seu Balanço Social, com intuito de oferecer uma visão geral a respeito de suas iniciativas no campo das atividades socioambientais, com respaldo do instituto Brasileiro de análises Sociais e econômicas – iBaSe. Com seu ingresso no mercado de capitais, no final de 2007, a companhia passou a apresentar informações mais detalhadas sobre suas operações, além de contar com uma ampla análise gerencial dos seus resultados e demonstrativos financeiros. o relatório anual da Sulamérica de 2008 adota a terceira geração de diretrizes e indicadores propostos pela Global reporting initiative (Gri), organização não-governamental internacional, que desenvolve e dissemina diretrizes para elaboração de relatórios de sustentabilidade utilizados voluntariamente por empresas do mundo todo. a partir deste ano, a publicação passa a ser totalmente on-line, contribuindo para que sejam alcançados os objetivos da Sulamérica de redução dos impactos ambientais em todos os seus processos. a versão impressa se limita a um folder que contém um perfil resumido da companhia e dos seus principais...

Words: 55388 - Pages: 222

Free Essay

Edcuacao

...CONTÁBEIS: O PERFIL DAS AUTORIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2000-2009) RESUMO - O objetivo da investigação foi descrever o perfil das autorias da produção docente em periódicos nacionais dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis – PPGCC. A janela temporal de 10 anos entre 2000 a 2009 foi escolhida para a análise de 27 periódicos. Um banco de dados foi criado fundamentado na metodologia de WOOD et al. (2009). Posteriormente, foi realizada análise descritiva da amostra de 1.175 artigos disponibilizados em periódicos nacionais de acesso aberto. Observou-se que o ranking geral dos PPGCC indica que o programa da USP é o que mais se destacou em 10 anos. As autorias estão relacionadas com o número de docentes de tempo integral e existência de concentração, aproximadamente, de 80% da produção científica dos programas de pós-graduação em ciências contábeis na região sul e sudeste. As pesquisas são, principalmente, da área de contabilidade financeira e a maior parte das autorias dos artigos é em colaboração múltipla. A formação docente principal é contabilidade e controladoria. Abimael de Jesus Barros Costa, Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNIEURO (2007) e Especialista em Auditoria e Perícia pelo Centro Universitário UNIEURO (2008). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília UnB (2011). Professor Assistente do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de...

Words: 8271 - Pages: 34

Free Essay

Norberto Bobbio

...FUTURO DA DEMOCRACIA Uma defesa das regras do jogo Tradução Marco Aurélio Nogueira 6ª Edição PAZ E TERRA Copyright © 1984 Giulio Einaudi Editore S.P.A. Torino Título do original em italiano: II futuro delia democrazia. Una difesa delle regole dei gioco. Revisão: Sônia Maria de Amorim Beatriz Siqueira Abrão Composição: Intertexto CIP-Brasil. Catalogação-na-fonte. Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ. Bobbio, Norberto B637f O futuro da democracia; uma defesa das regras do jogo /Norberto Bobbio; tradução de Marco Aurélio Nogueira. — Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Pensamento crítico, 63) Tradução de: Il futuro delia democrazia. Una difesa delle regole dei gioco. Bibliografia. 1. Democracia. I. Titulo. II, Série. 86-377 CDD — 321.4 CDU — 321.7 Direitos adquiridos pela EDITORA PAZ E TERRA Rua do Triunfo, 177 - 01212 - São Paulo/SP - Tel. (011) 225-6522 Rua São José, 90 -11° andar - 20010 - Rio de Janeiro/RJ Tel. (021) 221-4066 que se reserva a propriedade desta tradução 1997 Impresso no Brasil/Printed in Brasil Nota do digitalizador Página intencionalmente deixada em branco para que esta versão digital do livro tenha o mesmo número de páginas da versão impressa. Diversas páginas foram assim deixadas para, juntamente com a formatação das páginas, o texto nesta versão digital estivesse o mais próximo possível da versão impressa. Da capa do livro: O Futuro da Democracia...

Words: 61858 - Pages: 248

Free Essay

Motivação E Satisfação No Trabalho Em Uma Empresa de Alta Tecnologia - Estudo de Caso

...UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO - CCA ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA – ESAG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica, de Processos e de Resultados. MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE ALTA TECNOLOGIA - ESTUDO DE CASO Roberto Kern Gomes Joinville – 2006 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO - CCA ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA – ESAG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica, de Processos e de Resultados. MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE ALTA TECNOLOGIA - ESTUDO DE CASO Dissertação programa de apresentada Pós-Graduação ao em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina e Escola Superior de Administração e Gerência como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Administração. Área: Motivação e Satisfação no Trabalho. Orientador: Professor Luis Gonzaga Mattos Monteiro, Dr. Roberto Kern Gomes Joinville – 2006 1 MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE ALTA TECNOLOGIA - ESTUDO DE CASO. Esta Dissertação foi julgada adequada para a obtenção do título de Mestre em Administração e aprovada em sua forma final pelo Programa de PósGraduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina e Escola Superior de Administração e Gerência. Florianópolis, 1º de dezembro de 2006. ...

Words: 25432 - Pages: 102

Free Essay

Voce Precisa Aprender Mais

...CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Texto consolidado até a Emenda Constitucional nº 71 de 29 de novembro de 2012 Brasília - 2012 Sumário Preâmbulo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 Título I - Dos Princípios Fundamentais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Capítulo II - Dos Direitos Sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Capítulo III - Da Nacionalidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Capítulo IV - Dos Direitos Políticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Capítulo V - Dos Partidos Políticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Título III - Da Organização do...

Words: 68070 - Pages: 273

Free Essay

Psychology

...O LIVRO DA DOR E DO AMOR Transmissão da Psicanálise diretor: Marco Antonio Coutinho Jorge J.-D. Nasio O LIVRO DA DOR E DO AMOR Tradução: LUCY MAGALHÃES Título original: Le livre de la douleur et de l’amour Tradução autorizada da primeira edição francesa publicada em 1996 por Éditions Payot & Rivages, de Paris, França, na coleção Désir/Payot dirigida por J.-D. Nasio Copyright © 1996, J.-D. Nasio Copyright da edição em língua portuguesa © 1997: Jorge Zahar Editor Ltda. rua México 31 sobreloja 20031-144 Rio de Janeiro, RJ tel.: (21) 2108-0808 / fax: (21) 2108-0800 editora@zahar.com.br www.zahar.com.br Todos os direitos reservados. A reprodução não-autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação de direitos autorais. (Lei 9.610/98) Capa: Sérgio Campante Impressão: Cromosete Gráfica e Editora CIP-Brasil. Catalogação-na-fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ N211L Nasio, J.-D. O livro da dor e do amor / J.-D. Nasio; tradução, Lucy Magalhães. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997. — (Transmissão da psicanálise) Tradução de: Le livre de la douleur et de l’amour Inclui bibliografia ISBN 978-85-7110-406-8 1. Psicanálise. 2. Dor. 3. Amor. I. Título. II. Série. 97-1081 CDD: 616.8917 CDU: 159.964.2 O amor é uma espera e a dor a ruptura súbita e imprevisível dessa espera. SUMÁRIO Clémence ou a travessia da dor 9 * Liminar 15 * A Dor psíquica, Dor de amar 23 * Arquipélago da Dor 55 * A Dor corporal: uma concepção psicanalítica...

Words: 60531 - Pages: 243

Free Essay

Comportamento Organizacional

...comportamento organizacional João Ribeiro Colecção Ferramentas para o Empreendedor Governo da República Portuguesa Ficha Técnica Título: Manual Técnico do Formando: “Comportamento Organizacional” Autor: João Ribeiro Colecção: Ferramentas para o Empreendedor Impressão: Fevereiro de 2008 Produção Gráfica e Paginação: EduWeb Edição: ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários e EduWeb Promotor: Parceiro: Co-financiado por: UNIÃO EUROPEIA - FUNDO SOCIAL EUROPEU , ESTADO PORTUGUÊS, POEFDS Governo da República Portuguesa Comportamento Organizacional 3 Índice Índice 7 22 39 53 70 Capítulo 1 - Liderança Capítulo 2 - Comunicação Capítulo 3 - Negociação e Mediação nas Organizações Capítulo 4 - Aprendizagem e Inovação Capítulo 5 - Trabalho de equipa Comportamento Organizacional 4 Introdução As Organizações são sistemas cujo grau de complexidade sendo variável, carecem de uma análise aprofundada de maneira a conseguir obter-se uma razoável visão e compreensão das mesmas. Enquanto sistema, uma organização é composta por vários subsistemas os quais se inter-relacionam e interinfluenciam de forma que o todo é maior do que a soma das suas partes ou elementos. Este princípio chave da teoria sistémica tem implicações directas na forma como as organizações são abordadas, estudadas e compreendidas. As organizações enquanto entidades vivas e dinâmicas devem possuir algumas capacidades, como sejam a capacidade de se renovarem, inovarem, aprenderem, ajustaremse às mudanças internas...

Words: 31216 - Pages: 125

Free Essay

Queimaduras Estatisica

...YoshimurA .......................................................................................................................................................... 166 218 A utilização de espuma de poliuretano impregnada com prata no tratamento de lesões cutâneas provocadas por queimadura de 2º grau profundo cristiAne APArecidA soAres de cArvAlho, reginA clAudiA dA silvA reis ................................................................................................ 166 143 Ações de prevenção e integração com pacientes vítimas de queimadura, familiares e população: relato de experiência AdriAnA dA costA gonçAlves, nAtÁliA gonçAlves, mAriA elenA echevArríA-guAnilo, enéAs FerreirA, iArA cristinA dA silvA Pedro, lídiA APArecidA rossi, lucilA cAstAnheirA nAscimento, JAYme AdriAno FArinA Junior, elAine cAldeirA de oliveirA guirro ......................... 167 119 Acompanhamento de criança vítima de queimadura: da internação à reinserção no ambiente escolar: relato de caso thAis mirAPAlhetA longArAY, sAbrinA schmAlFuss ebling, KAren JeAnne cAntArelli, cAroline lemos mArtins, lisiAne Pinto morAes, virgíniA dA cunhA schiAvon, lArissA gonçAlves do nAscimento, mAriA elenA echevArríA-guAnilo ....................................................... 167 108 Administração de hemocomponentes em...

Words: 32621 - Pages: 131