Free Essay

10 Receitas Com Batata-Doce

In:

Submitted By jumsil
Words 1293
Pages 6
10 RECEITAS COM BATATA-DOCE

O chips de batata-doce é uma opção deliciosa de aperitivo saudávelO chips de batata-doce é uma opção deliciosa de aperitivo saudável
Créditos: Reprodução
Modas vem e vão, mas uma coisa é certa: sempre vão surgir novas soluções quando o assunto é a luta contra a balança. Dietas malucas não param de aparecer por aí, mas uma nova moda que vem conquistando muita gente é bem surpreendente: a batata-doce.

O bom dessa novidade é que, em vez de ser mais uma dieta que vai contra o que é saudável, ela traz um alimento supersaudável para a alimentação. A batata doce é um desses alimentos com índice glicêmico baixo. Ele entra na corrente sanguínea, é quebrado de maneira lenta, e, da mesma forma, é liberada em forma de glicose para os pontos que a necessitam. Se comparada à batata inglesa, a qual tem índice glicêmico mais elevado.

10 receitas fáceis com tapioca
Restaurantes com comida sem glúten em São Paulo
Dieta sem glúten e lactose funciona para emagrecer?
A quantidade de 100g de batata-doce cozida tem cerca de 76.8kcal e é rica em vitaminas A e C. Essas substâncias são antioxidantes e devem estar presentes na alimentação de atletas. Quem pratica exercício físico, precisa de uma refeição rica em antioxidantes, pois, durante o processo de regeneração muscular ocorre a liberação de grande quantidade de radicais livres.

Confira abaixo receitas saborosas e inusitadas com batata-doce:

CHIPS DE BATATA-DOCE
Ingredientes
Batata-doce (a quantidade depende do número de pessoas)
Azeite, manteiga ou óleo para untar a forma

Modo de preparo
Lave as batatas, descasque e, com o auxílio de um fatiador, ou com a faca mesmo, fatie como quiser (se quiser mais sequinha e crocante, fatie fininha, se quiser mais macia por dentro, fatie em tiras grossas). Forre um tabuleiro com papel alumínio e unte com o azeite. Disponha as fatias de batata-doce, sem sobrepor, e leve ao forno baixo por 20 a 30 minutos. Fique de olho para não queimar e vire as fatias na metade do tempo para dourar dos dois lados.

BATATA-DOCE ASSADA COM CURRY
Ingredientes
Batata-doce (a quantidade depende do número de pessoas)
Curry em pó
Sal a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo
Descasque as batatas, corte como preferir, tempere com curry em pó, sal a gosto e um pouco de azeite de oliva e assar até que comecem a dourar. Depois é só servir.

PÃO DE BATATA-DOCE
Ingredientes
1 tablete de fermento biológico
1 xícara (chá) de água morna
1 xícara e meia (chá) de fubá
250 g de batata-doce cozida amassada
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de manteiga derretida
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo
Misture o fermento com a água e uma xícara de fubá e deixe descansar por dez minutos. Adicione a batata-doce, o açúcar, a farinha de trigo e a manteiga, misturando bem. Acrescente o sal e o fubá restante. Forme uma massa com o auxílio de uma colher de pau e faça os pãezinhos. Coloque-os numa assadeira untada com manteiga. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos. Aqueça o forno em temperatura alta. Coloque a assadeira no forno e deixe assar por 40 minutos ou até que a parte superior dos pãezinhos comece a dourar. Calorias: 182 por porção.

SOPA CREMOSA DE BATATA DOCE
Ingredientes
3 xícaras (chá) de caldo de legumes
3 batatas-doces descascadas e cortadas em rodelas
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de salsa picada

Modo de preparo
Em uma panela, coloque o caldo de legumes e a batata-doce em rodelas. Leve ao fogo e cozinhe durante 20 minutos depois do início da fervura. Desligue o fogo, adicione o creme de leite, o sal e bata no liquidificador até formar um creme homogêneo. Volte para a panela e aqueça a sopa em fogo brando, polvilhe a salsa. Calorias: 313 por porção.

BISCOITINHOS DE BATATA-DOCE
Ingredientes
2 xícaras de batata doce cozida e espremida
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
Sal a gosto
4 xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes, modele os biscoitos em tiras e leve para assar em assadeira untada. Deixe até dourar.

PURÊ LIGHT
Ingredientes
130g de batata-doce descascada e cozida em água
1 colher de chá de requeijão light (10g)
2 colheres de sopa de leite desnatado

Modo de preparo
Amassar as batatas com um garfo, ou bater com o mixer. Incorporar o requeijão light e por último o leite até o ponto que você deseja.

PUDIM DE BATATA-DOCE
Ingredientes
600g de batata-doce cozida e espremida
4 ovos
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado (pode ser de soja ou light)

Modo de preparo
No liquidificador bata a batata doce espremida, os ovos, o leite, a manteiga e o leite condensado. Coloque em uma forma para pudim caramelizada. Asse em banho maria, no forno pré aquecido a 200°C durante aproximadamente 1 hora. Deixe esfriar e desenforme. Sirva gelado. Calorias: 358 por porção com o leite condensado normal.

BROWNIE DE BATATA-DOCE
Ingredientes
1 unidade média de batata-doce (cozida e descascada)
1 ovo
2 colheres sopa cheia de cacau em pó
Mel a gosto para adoçar
1 xícara (100ml) de aveia em flocos finos
1 xícara (100ml) de água
1 colher de chá rasa de fermento químico em pó

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea e consistente. Unte uma forma pequena e despeje a massa. Coloque o brownie em forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 25 minutos.

DOCE DE BATATA-DOCE ROXA
Ingredientes
700 g de batata-roxa
4 cravos-da-índia
1 pedaço de canela em pau
4 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo
Descasque as batatas e corte-as em pedaços pequenos. Coloque em uma panela de pressão, junte os cravos, a canela e cubra com 4 xícaras (chá) de água fria. Tampe a panela, leve ao fogo médio e cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até as batatas ficarem macias. Desligue o fogo, espere sair a pressão e abra a panela. Escorra a água, elimine os cravos e a canela. Em uma panela, faça uma calda com o açúcar, derretendo-o até dourar. Acrescente a essência de baunilha à 1 1/2 xícara (chá) de água e despeje, aos poucos, com cuidado, pelos cantos da panela até dissolver todos os torrões. Deixe ferver até engrossar um pouco. Junte as batatas pré-cozidas e deixe por mais 5 minutos. Tire do fogo, deixe esfriar e passe para uma tigela. Calorias: 221 por porção.

BOLO DE BATATA-DOCE
Ingredientes
3 gemas
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
250g de batata-doce cozida e amassada
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água do cozimento da batata-doce
3 claras em neve
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
Para preparar o bolo, bata as gemas com o açúcar e com a margarina. Em seguida, adicione a batata-doce e junte na farinha de trigo peneirada e a água, batendo bem. Depois adicione as claras em neve e o fermento em pó e misture delicadamente. Então, despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e leve o bolo para assar em forno pré-aquecido a 200º por, aproximadamente, 30 minutos ou até dourar.

http://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/noticia/10-receitas-com-batata-doce

Similar Documents

Free Essay

Barbecue

...LIVRO DE RECEITAS PARA CHURRASCO Índice 1. BABY BEEF - Edição 11 - Ingredientes • 1 miolo de alcatra • Pimenta do reino • Sal grosso • Óleo de Soja 1º Corte o miolo da alcatra já toda limpo em medalhões de cerca de dois centímetros; 2º Passe sal grosso por toda a carne, dos dois lados; 3º Espalhe uma camada fina de óleo de soja por toda a carne; 4º Polvilhe toda a carne com pimenta do reino à gosto. Cuidado para não exagerar; 5º Depois de levar à grelha (30 centímetros da brasa) bem quente por 15 minutos (metade de cada lado), sirva acompanhado da salada de sua preferência. 2. Bife de Tira 1º - Povidencie uma picanha de boa qualidade (bem marmorizada) pesando aproximadamente 1,2kg; 2º - Coloque a peça com a gordura voltada para cima sobre uma boa tábua de carne, de preferência de madeira, porque sobre superfícies muito lisas a carne ou a faca podem escorregar e causar acidentes além de prejudicar o corte e estragar o fio da faca; 3º - Com uma faca bem afiada, corte a ponta do triângulo da picanha (segure a faca com firmeza para dar direção ao corte). 4º - Em seguida, corte perpendicularmente as duas laterais da picanha, deixando inteiro apenas o miolo da peça. 5º - Na ponta do miolo, do lado onde foi retirado o triângulo, bem no meio, insira a faca com bastante cuidado... 6º - ...e vá cortando bem devagar e com firmeza para não estragar o corte deixando-o torto. Corte até a altura da base, sem contudo separar os...

Words: 15595 - Pages: 63

Free Essay

Pobreza Em Sua Xícara

...Zonneveld, Marita Hutjes, Martin Khor, Max Lawson, Michael Oyat, Mick Wheeler, Monica Naggaga, Pablo Dubois e Néstor Osorio e os colegas da Organização Internacional do Café, Patrick Knight, Pauline Tiffen, Peter Baker, Phil Bloomer, Rainer Quitzow, Robert Simmons, Ruth Mayne, Siddo Deva, Simon Ticehurst, Steve Thorne, Tatiana Lara, Than Thi Thien Huong, Tran My Hanh, Wendel Trio,Xavier Declercq, O texto foi editado por Kate Raworth e David Wilson e o projeto gráfico é de Barney Haward. A produção deste relatório para o português foi coordenada pelo escritório da Oxfam no Brasil. A tradução foi realizada por Master Language, a revisão por Tereza Moreira e a edição por Luiz Daré. Algumas das pesquisas contidas neste relatório foram produzidas com a assistência financeira da Comissão da Comunidade Européia. As opiniões expressadas no relatório são dos autores e, como tal, não representam o ponto de vista oficial da Comissão. © Oxfam International 2002 www.maketradefair.com...

Words: 29411 - Pages: 118