Free Essay

Actualidade E Redes Sociais

In:

Submitted By caliope
Words 921
Pages 4
Com quase 1,7 mil milhões de utilizadores, as redes sociais já não podem ser ignoradas por ninguém, nem mesmo pelos recrutadores. LinkedIn, Facebook e Twitter são cada vez mais usados para procurar candidatos, mas também para obter informações que não constam dos currículos e que não são perguntadas nas entrevistas.

O LinkedIn é a rede profissional por excelência - vários estudos indicam que 90% dos recrutadores usam-na para procurar o melhor candidato -, mas o Facebook é o terreno fértil para recolher informações sobre recém-licenciados. Mesmo sem conter referências profissionais, pode-se retirar de um perfil muitas informações úteis, como saber se a pessoa é otimista, educada, organizada, se mantém a serenidade sob pressão, se está sempre a dizer mal de tudo e todos.

Hoje é habitual a mesma pessoa estar presente nas três redes sociais, mas nem sempre os seus perfis são compatíveis. Ana Isabel Santos, diretora de Recursos Humanos da Triumph, alerta que "se o candidato tem um perfil atrativo e sistematizado com interesses profissionais definidos e claros no Linkedin, e uma informalidade quase ilimitada no Facebook", isso levanta reservas. Apesar de reconhecer que as duas redes sociais são distintas, defende que a apresentação deve ser coerente.São muitos os recrutadores que hoje olham para o seu perfil nestas redes, antes ou depois da entrevista. Saiba o que podem descobrir sobre si:

LinkedIn - Esta rede tem os dados profissionais ou académicos do candidato e a grande vantagem de não ter o ruído de fotos e comentários que podem importunar o recrutamento. Em Portugal já tem um milhão de utilizadores e 10 mil empresas registadas. Mas não basta estar no LinkedIn, é preciso saber estar. "Há que ser cuidadoso na apresentação das suas competências e motivações para que tudo seja claro para quem analisa", explica Ana Isabel Santos, responsável por mais de 500 trabalhadores da fábrica da marca alemã em Sacavém.

Fazer um perfil de forma pensada e com espírito crítico pode ser o fator que o vai diferenciar dos outros candidatos e fazê-lo chegar à entrevista. Os dados mais recentes sobre tendências de recrutamento mundiais indicam que o LinkedIn é usado por quase 90% das grandes empresas que recrutam online, mas não só. Diretora de Recursos Humanos de uma empresa com pouco mais de 50 colaboradores, Anabela Rita recorre a esta rede social para obter informações sobre o background académico e profissional, dos candidatos a uma posição na InnoWave Technologies, mas também para saber mais sobre os seus "hobbies, e contactos em comum para obter referências".

Mas o LinkedIn é também uma ótima ferramenta para ver "o perfil do grupo de contactos do candidato e grupos que subscreve, de modo a analisar os seus interesses e motivações", acrescenta Ana Isabel Santos.Na hora de recrutar, as conexões e as recomendações dos candidatos no LinkedIn são uma forma de avaliar a influência que este já tem nos meios profissionais ou académicos em que se move. E não é a quantidade que importa, mas sim a importância das pessoas a quem está ligado. Anabela Rita diz só valorizar as recomendações constantes no perfil dos candidatos no LinkedIn, "se forem legítimas". Os recrutadores são pessoas experientes, que sabem ler nas entrelinhas, por isso só dão relevância às de professores, colegas ou superiores hierárquicos que conheçam bem o candidato.

Facebook - No grupo dos recém-licenciados, o Facebook acaba por ser a maior fonte de informações sobre os candidatos, mas não para todos. Amândio da Fonseca diz que o Grupo Egor usa a rede criada por Mark Zuckerberg exclusivamente para publicação de anúncios de recrutamento e por se tratar de uma fonte importante de candidaturas. Um estudo da empresa Career Enlightenment revela que 50% das empresas a nível mundial recorrem ao Facebook para recrutar.

Consciente da importância que esta rede está a conquistar na área do recrutamento, o administrador executivo do Grupo Egor chama a atenção para os cuidados a ter com a imagem que se pretende passar no Facebook, porque ela não chega apenas aos amigos e conhecidos, mas também "a uma plateia que desconhecemos, e que pode ser determinante para o nosso futuro", avisa.

Comentários e fotos menos próprios podem levantar sérias reservas aos recrutadores, no entanto, não é certo que 'chumbem' um candidato por causa disso. Anabela Rita diz que nunca rejeitou ninguém pelo que encontrou nas redes sociais, mas que algumas informações a levam a tentar esmiuçar mais alguns assuntos na entrevista. Geralmente, os recrutadores dão um desconto a comentários de cariz mais pessoal, mas avaliam tudo. E podem até avaliar comentários que amigos tenham feito na sua página - lembra-se do ditado 'diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és'?

Twitter - Em Portugal ainda não é uma rede muito usada para recrutar, mas no Reino Unido, por exemplo, 53% dos profissionais de Recursos Humanos recorrem a ela. Muitas empresas estão presentes na rede, mas mais com o objetivo de atrair candidatos do que espreitar os seus perfis. No entanto, também o Twitter não é tão inocente quanto o passarinho branco que representa o seu logotipo. A partir da altura em que uma empresa tem alguém na sua mira, será muito fácil perceber que tipo de pessoa é pela frequência e pelos conteúdos dos seus post.

Alguém que se queixa frequentemente do chefe, que partilha informações que não deve, ou que que está sempre a debitar opiniões online, não está a dar boas referências sobre si ao mercado.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-que-as-empresas-descobrem-sobre-si-nas-redes-sociais=f763656#ixzz2B9tdRjll

Similar Documents

Free Essay

Coca-Cola Case Study

...Introdução à Gestão Professor Dr. Luís Mira Amaral Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Marketing O Caso da © Diana Rodrigues (76362) | Dinis Santos (76438) | Inês Pinho (76518) | Tiago Reganha (76430) 12 de Janeiro de 2013 Marketing – O Caso da Coca-Cola Company Índice 1. 2. 3. 4. Sumário Executivo .............................................................................................. 4 Definição de Marketing ........................................................................................ 5 Evolução do Marketing ........................................................................................ 5 Conceito Contemporâneo de Marketing .............................................................. 7 4.1 5. Marketing de Relacionamento com o Cliente ............................................... 7 Fundamentos do Marketing Empresarial: ............................................................ 8 5.1 Marketing Estratégico:.................................................................................. 8 Visão, Missão, Valores e Objectivos: ...................................................... 8 Análise do Marketing .............................................................................. 9 Os 5 C’s do Marketing: ..................................................................... 9 Análise SWOT ................................................................................ 10 Análise PEST .................................

Words: 11193 - Pages: 45

Free Essay

Teorias Da Comunicação

...Linguagem, língua, fala e discurso – Bibliografia: Júlia Kristeva – História da Linguagem; Adriano Duarte Rodrigues - Comunicação e Cultura; Introdução - A linguagem é um objecto de reflexão específico há vários anos, mas a ciência linguística é muito recente. - Uma das mais importantes características da nossa época é a concepção da linguagem como “chave” do Homem e da história social, como via de acesso às leis do funcionamento da sociedade. Hoje, a linguagem, cuja prática o Homem sempre dominou, é isolada e “colocada à distância” para ser captada enquanto objecto de conhecimento particular. - A relação do sujeito falante com a linguagem conheceu duas etapas: primeiro, pretendeuse conhecer o que já se sabia praticar (a linguagem), ou seja, obrigou-se o falante a dizer o modo como diz, o que permitiu ao Homem não se considerar já como entidade soberana mas analisar-se como um sistema falante na linguagem. Em seguida, projectou-se o conhecimento científico da linguagem sobre o conjunto da prática social. Linguagem… - Cada época e cada civilização vê a linguagem em função dos moldes (crenças, ideologia…) que a constituem a si própria. Assim, actualmente, são as visões da linguagem como sistema e os seus problemas de funcionamento que predominam. Linguagem, fala, língua, discurso… - Independentemente da época ou civilização, a linguagem é tomada como um sistema extremamente complexo. - Vista do exterior, a linguagem reveste-se de um carácter material diversificado: é uma cadeia de sons...

Words: 12687 - Pages: 51

Free Essay

Globalização - O Fosso Para Com África

...em Estratégia de Investimento e Internacionalização disciplina: Economia Portuguesa Prof. Dr. Rui Leão Martinho docente: alunos / grupo de trabalho: Carlos Faustino João Barreto Luís Pena Mariana Cama Zaqueu Van Dunem Globalização o fosso para com África Índice: 1. O que é a Globalização? ................................................................................................................. 2 3.1 Globalização em Angola ......................................................................................................................... 9 3.2 Globalização em Moçambique ........................................................................................................... 11 2. Contexto histórico da Globalização em África ..................................................................... 4 3. A Globalização em África nos dias de hoje ............................................................................ 7 Bibliografia ...........................................................................................................................................15 4. Conclusão .........................................................................................................................................14 Instituto Superior de Gestão 1 1. O que é a Globalização? Início, a evolução, a actualidade e o futuro Nas últimas décadas uma temática tem vindo a captar a atenção dos estudiosos e a dominar grande parte das agendas...

Words: 6034 - Pages: 25

Free Essay

Corporate Governance

...INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA I N S T I T U TO S U P E R I O R D E C O N TA B I L I D A D E E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA C O R P O R AT E G O V E R N A N C E Alunas: Ana Galinha Ana Magina Elisete Ascenso Mestrado: Contabilidade e Análise Financeira Unidade curricular: Ética e Deontologia Profissional Docente: Doutor Jorge José Martins Rodrigues Turma: TMCAFN21 Lisboa, Março de 2014 Índice 1 2 3 4 Introdução ............................................................................................................................. 3 Conceito de Corporate Governance / corporate governance ............................................... 4 Elementos do Corporate governance .................................................................................... 5 Corporate governance no Mundo ......................................................................................... 6 4.1 4.2 Modelo Continental ....................................................................................................... 8 Modelo Anglo-Saxónico ............................................................................................... 9 5 Corporate Governance em Portugal ................................................................................... 10 5.1 Evolução da atividade da CMVM no âmbito do corporate governance..................... 11 6 Regulamentação do Corporate governance .....................................................................

Words: 13406 - Pages: 54

Free Essay

Euronavy

...análise PEST 6 III. A Estratégia Inicial da LUSOTINTAS 6 A indústria das tintas 7 IV. De um Oceano Vermelho para um Oceano Azul 8 O que são Oceanos Vermelhos e Oceanos Azuis? 8 V. A Nova Estratégia da LUSOTINTAS 9 A empresa actual: EURONAVY 11 Visão 11 Missão 12 Valores 12 Posicionamento 12 Política da EURONAVY 12 A tinta ES301 13 Custos: Uma Ameaça à Actual Estratégia 14 VI. Barreiras à Imitação do Produto 14 VII. Estratégia Global da EURONAVY 16 Ambição Global 17 Conclusão sobre a Ambição Global da EURONAVY 18 Posicionamento Global 19 Sistema de Negócio Global 21 Organização Global 22 VIII. Conclusão 23 IX. Referências Bibliográficas 24 I. Resumo A LUSOTINTAS foi fundada nos anos oitenta em Setúbal com o objectivo de disputar a liderança do mercado das tintas orientadas para a construção civil. O mercado era liderado por três marcas de referência e notoriedade que formavam um grupo estratégico nesta indústria. Este grupo tinha uma rede de comunicação extensiva, a sua própria rede de lojas e focava-se na comunicação e promoção do produto na procura final, distinguindo-se pela qualidade do produto e por praticar um preço Premium. Para conseguir entrar no mercado, a LUSOTINTAS afectou um grande investimento ao lançamento da marca Lusa e apostou na sua promoção e publicidade. No entanto, a empresa não conseguiu atingir a...

Words: 8608 - Pages: 35

Free Essay

Comportamento Organizacional

...do Formando: “Comportamento Organizacional” Autor: João Ribeiro Colecção: Ferramentas para o Empreendedor Impressão: Fevereiro de 2008 Produção Gráfica e Paginação: EduWeb Edição: ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários e EduWeb Promotor: Parceiro: Co-financiado por: UNIÃO EUROPEIA - FUNDO SOCIAL EUROPEU , ESTADO PORTUGUÊS, POEFDS Governo da República Portuguesa Comportamento Organizacional 3 Índice Índice 7 22 39 53 70 Capítulo 1 - Liderança Capítulo 2 - Comunicação Capítulo 3 - Negociação e Mediação nas Organizações Capítulo 4 - Aprendizagem e Inovação Capítulo 5 - Trabalho de equipa Comportamento Organizacional 4 Introdução As Organizações são sistemas cujo grau de complexidade sendo variável, carecem de uma análise aprofundada de maneira a conseguir obter-se uma razoável visão e compreensão das mesmas. Enquanto sistema, uma organização é composta por vários subsistemas os quais se inter-relacionam e interinfluenciam de forma que o todo é maior do que a soma das suas partes ou elementos. Este princípio chave da teoria sistémica tem implicações directas na forma como as organizações são abordadas, estudadas e compreendidas. As organizações enquanto entidades vivas e dinâmicas devem possuir algumas capacidades, como sejam a capacidade de se renovarem, inovarem, aprenderem, ajustaremse às mudanças internas e externas, transformar informação em conhecimento, resolver problemas, acrescentar valor. As organizações tal como as concebemos na sua maior parte, são...

Words: 31216 - Pages: 125