Free Essay

Avaliação Externa Ib

In:

Submitted By juliajuhp
Words 1135
Pages 5
Avaliação Externa - The International Baccalaureate
Tarefa escrita 1 - Ano 1/Parte 2

Rádio e sua influência na língua e comunicação de massa

Fundamentação:

A evolução da língua e da comunicação de massa na sociedade contemporânea é algo que pode ser profundamente analisado. Televisão, computador e rádio são apenas alguns dos exemplos nos quais é possível se basear quando falamos na tamanha revolução da comunicação. São inúmeras as ferramentas e meios de comunicação que foram criados e evoluídos através dos anos para que chegássemos ao tamanho progresso no qual nos encontramos atualmente. Muitos meios de comunicações e tecnologias de informação permeiam nossos ambientes diários, fazendo dessa convivência algo cada vez mais comum.
Dessa forma, esse trabalho que faz parte do processo de avaliação IB, correspondente à tarefa 1da parte 2- Ano 1, irá abordar a invenção do rádio, e como isso influenciou na área de língua e comunicação de massa. De forma a analisar esse fato, será apresentado como está invenção transformou a comunicação sonora, podendo levar a sua mensagem a muitas parte do mundo no mesmo instante, de certa forma unindo populações distintas.
Para tal, será utilizado o estilo de texto expositivo, visando abordar desde a criação do rádio até a sua utilização indispensável nos dias atuais. Em adição, será discutido como essa ferramenta influenciou e inovou as formas de comunicação, bem como revolucionou a difusão de informações no mundo.

Artigo:

Muitas vezes somos informados de que estamos vivendo em uma "Era da Informação", e de fato, esta é uma verdade que parece evidente: as comunicações e tecnologias de informação permeiam nossas casas, nossos locais de trabalho, nossas escolas, até mesmo os nossos próprios corpos.
Com a abertura de comunicação via satélite, a comunicação de massa tornou-se inseparável da vida humana. A história dessa comunicação é relativamente recente, mas se tornou indispensável na sociedade de hoje. A nível pessoal, a comunicação de massa é tecida em nossa existência do dia-a-dia. Indivíduos usam a mídia de massa para satisfazer sua necessidade de entretenimento ou conhecimento. Eles se tornam mais conscientes dos problemas e questões do país, assim desenvolvendo a compreensão dos problemas sociais. Do mesmo modo, também contribuem para o aumento da compreensão da cultura, política, economia e assim por diante.
Durante os últimos anos testemunhámos uma forte mudança na paisagem da mídia e da comunicação de massa. Mudança que se deve, não só, à inovação tecnológica nos próprios instrumentos de mediação, mas também ao surgimento de novos utensílios, assim como a forma como a sociedade escolheu apropriar-se socialmente dos mesmos e, consequentemente, como construíram novos processos de mediação.
São inúmeros os novos meios de comunicação que podem ser citados, como televisão, jornais e até cinemas. Porém, um dos instrumentos mais marcantes que influenciou de forma radical a comunicação de massa é o rádio.
O início do século XX foi marcado pelo advento do rádio, criado pelo brasileiro Roberto Landell de Moura, que mudou completamente a forma de comunicação sonora. Tanto que a década de 1930 foi chamada de a Era de Ouro do Rádio, quando a Rádio Nacional passou a fazer parte do patrimônio nacional. Isso se deu pelo fato do rádio ser um veículo de comunicação de massa, que revolucionou a disseminação de informações no mundo, além de que foi muito usado durante a Segunda Guerra Mundial. Foi ele que predominou e fez a informação chegar até a população, pois somente vinte anos depois houve o surgimento da televisão.
O rádio influenciou muito as formas de comunicação, bem como permitiu inovações em comunicações. A internet, por exemplo, utiliza um dos mais altos níveis de uso de ondas de rádio, sendo uma das melhores maneiras de se comunicar com um grande número de pessoas ao mesmo tempo. E não somente facilitando a comunicação, mas também tornando-a mais confiável e segura. Nessa área, é possível ressaltar o fato de que, em situações de emergência pública, o rádio ainda é o meio mais seguro para as pessoas acessarem informações importantes. Os rádios permanecem acessíveis enquanto outros modos de comunicação caem em situações de emergências. Em um terremoto, por exemplo, com a comunicação pelos rádios, milhões de pessoas podem evacuar a tempo de lugares de perigo, algo que não seria possível apenas com a posse de celulares. Além de ser baixo custo em relação aos outros veículos de informação, o rádio pode estar presente no local dos acontecimentos e transmitir as informações de forma rápida, no instante em que ocorrem. Sendo assim, o ouvinte de rádio não precisa ficar em casa, ao lado do aparelho, tendo a informação mais facilmente. Devido a essa autonomia, a rádio deixou de ser um meio coletivo e tornou-se individualizado. Esta característica permite ao emissor falar para toda a sua audiência como se falasse para cada ouvinte em particular. O rádio envolve o ouvinte, fazendo-o participar da emissão, realizando algo como criar imagens em sequência em nossa mente, despertando essa imaginação através da emoção das palavras e dos recursos de sonoplastia. Isso pressupõe que a mensagem radiofónica tem de ser envolvente e estruturada.
Porém, a linguagem utilizada no rádio vai além do fato de atingir diversos sujeitos ao mesmo tempo. O texto que foi escrito, para ser falado, trabalha com enunciados diferenciados, com uma forma de combinar as frases, o modo como elas são proferidas, juntamente com os efeitos sonoros. Uma das características mais relevantes em relação a essa linguagem é o seu aspecto oral, o modo como o locutor fala é de alta importância, fazendo a conexão com o ouvinte. O locutor tem a tarefa de definir a inter-relação entre o texto redigido para ser lido e o texto redigido para ser falado e interpretado. O rádio como meio de comunicação de massa emite uma programação com aspecto mais íntimo, adotando uma linguagem na maioria das vezes mais informal. Isso produz no ouvinte uma sensação de maior proximidade, algo mais caloroso e confortável de ouvir.
Podendo ser um flash, um boletim, um jornal ou até um informativo especial, esse veículo possui a capacidade de fazer com que o ouvinte capte e retenha a mensagem falada e sonora simultaneamente com a execução de outra atividade que não a especificamente receptiva. O rádio torna-se um "pano de fundo” que desperta a atenção do ouvinte quando a mensagem é do seu interesse.
Dessa forma, esse mecanismo é de alcance universal, podendo levar a sua mensagem a muitas partes do mundo no mesmo instante, unindo populações distintas, mesmo sendo de uma natureza regional, quanto à sua principal audiência. Tente imaginar um mundo em que o telefone, televisão ou até o rádio não exista. Nós há nenhum argumento forte o suficiente para o significado desses instrumentos em nosso dia a dia além do fato de que você simplesmente não estaria lendo isso se não fosse por eles.

Similar Documents

Free Essay

Form

...gestores e formadores DIRIGIR FORMAR 1 out. /dez. 2012 Competitividade Separata ISSN 2182-7532 3€ Mercados e exportação MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO F ICHA TÉCNICA Í NDICE PROPRIEDADE Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. DIRETOR Octávio Oliveira RESPONSÁVEL EDITORIAL Maria Fernanda Gonçalves COORDENADORA Lídia Spencer Branco APOIO ADMINISTRATIVO Ana Maria Varela COLABORADORES Ana Maria Nogueira, Ana Teresa Penim, Carlos Barbosa de Oliveira, Carlos Fonseca, Fernando Ferreira, J. M. Marques Apolinário, João Cotter Salvado, José Serpa de Vasconcelos, Maria João Ferreira, Nuno Gama de Oliveira Pinto, Ruben Eiras, Teresa Souto, Vanda Vieira e Vitalino José Santos REVISÃO Laurinda Brandão ILUSTRAÇÕES Paulo Cintra e Plinfo Informação, Lda. REDAÇÃO E ASSINATURAS Departamento de Formação Profissional Direção das revistas DIRIGIR&FORMAR Tel.: 21 861 41 00 Ext.: 662342, 662719 e 662106 Fax: 21 861 46 21 Rua de Xabregas, n.º 52 – 1949-003 Lisboa E-mail: dirigir@iefp.pt DATA DE PUBLICAÇÃO outubro de 2012 PERIODICIDADE 4 números/ano CONCEÇÃO GRÁFICA E PAGINAÇÃO Plinfo Informação, Lda. Tel.: 217 936 265 Fax: 217 942 074 plinfo@plinfo.pt CAPA Rita Henriques IMPRESSÃO PERES-SOCTIP Indústrias gráficas, S. A. TIRAGEM 20 000 exemplares CONDIÇÕES DE ASSINATURA Enviar carta com nome completo, data de nascimento, morada, função profissional, empresa onde trabalha e respetiva área de atividade para: Rua de Xabregas, n.º 52 – 1949-003 Lisboa REGISTO Anotada...

Words: 36963 - Pages: 148