Free Essay

Caso Bcp

In: Business and Management

Submitted By Jonypimpan
Words 2852
Pages 12
manual

DE CASOS PORTUGUESES

CASO

Millennium bcp

Caso Elaborado por:

PEDRO DIONíSIO, Co-autor do Mercator XXI, professor de Marketing na Escola de Gestão do ISCTE

Agradecemos a colaboração de Paulo Fidalgo, Director de Comunicação e Relações Institucionais, e de Gonçalo Moreira, Gestor de Marca. Este caso foi elaborado para fins pedagógicos e alguns dados podem não corresponder exactamente à realidade.

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

2

CASO MILLENNIUM BCP – A REFUNDAÇÃO DE UMA MARCA

Em Setembro de 2003, o Conselho de Administração do Grupo BCP decidiu que o processo de mudança de marca de BCP para Millennium bcp tivesse lugar a 23 de Outubro. A nova marca resultou da necessidade do aproveitamento de sinergias e de criação de uma visão do grupo, que estava disperso por dezenas de marcas de várias redes e produtos Após esta decisão, a Direcção de Comunicação e Relações Institucionais ficou com a missão de apresentar no prazo de uma semana o plano de implementação desta decisão. Após um diagnóstico inicial que aflorou a complexidade de implementação de milhares de procedimentos e aplicações destacaram-se as seguintes alternativas: • desenvolver uma estratégia de implementação através de um “big bang” total com alteração simultânea de todos os procedimentos e aplicações; • • desenvolver uma estratégia de evolução gradualista; desenvolver uma estratégia de “big bang” parcelar com alteração, por blocos, dos procedimentos e aplicações. Nos próximos dias, a Direcção de Comunicação deve produzir um relatório em que, a partir do diagnóstico inicial, sejam definidos critérios para avaliação das estratégias de implementação, esses critérios sejam aplicados às referidas estratégias e em seguida seja escolhida uma estratégia.

1. Criação e desenvolvimento do grupo
Um dos factores críticos de sucesso da história do Banco Comercial Português tem consistido na adequação de diferentes propostas de valor aos distintos segmentos de mercado, encontrandose a proposta de valor sempre associada a uma área de negócio e a marcas autónomas.

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

3

Em 1989, o BCP optou pela entrada num segmento de mercado mais universal – particulares com rendimentos médios. As diferenças de segmento-alvo, a importância da adequação da rede a uma nova proposta de valor, diferente da anterior, assente na rapidez do atendimento, conveniência, inovação e simplicidade dos produtos e competitividade da estrutura de custos, bem como o risco de desvirtuação da marca até então construída, justificaram o lançamento de uma rede autónoma com uma nova marca - a Nova Rede - associada a um segmento de mercado não servido anteriormente e com uma proposta de valor distinta da rede tradicional BCP. Em 1995, a carteira de negócios do Grupo é enriquecida com a integração de uma nova marca, em resultado da aquisição do Banco Português do Atlântico. A proposta de valor do Atlântico é melhorada e a marca é substancialmente rejuvenescida, sendo a sua manutenção fundamentada pelo grau de complementaridade da carteira de negócios dos dois bancos. A forte implantação e notoriedade da entidade adquirida e a prudência do processo de integração de um banco bastante maior que a casa mãe mitigaram os riscos de abandono de clientes. A integração e centralização das plataformas operativas permitiu a obtenção de sinergias operativas, mas os dois bancos continuaram juridicamente distintos e com Conselhos de Administração autónomos até ao culminar do processo de incorporação, por fusão no BCP do Atlântico, em Junho de 2000. Em 2000, é celebrado o acordo de integração do Banco Mello e é adquirido o Banco Pinto & SottoMayor. Em termos jurídicos, concretizou-se a fusão das sociedades, identificaram-se as metas a atingir no quadro dos programas de racionalização de estruturas de suporte com vista à obtenção de ganhos de eficiência operativa e foram estudados e definidos os modelos de integração comercial para cada uma das instituições e marcas adquiridas. Este processo acabaria por ditar a extinção da marca Banco Mello, com a integração das suas sucursais nas redes do BCP, Nova Rede e Atlântico, e o rejuvenescimento da marca SottoMayor, privilegiando-se a dinamização comercial da rede, e aproveitando-se a melhoria da proposta de valor e a força histórica da marca para valorizar a sua base de clientes e de negócio. Mantiveram-se, deste modo, quatro marcas autónomas no retalho financeiro – BCP, Nova Rede, Atlântico e SottoMayor – suportadas inicialmente em Direcções de Marketing e Unidades de apoio cativas. A manutenção das quatro marcas no curto prazo procurou não apenas promover a melhoria da proposta de valor e a imagem das redes comerciais de cada marca, como

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

4

também permitiu que se salvaguardassem os riscos associados a uma eventual insuficiente integração operativa, caso as redes comerciais tivessem sido imediatamente integradas.

2. Modelo Comercial
No final de 2001, com a conclusão dos programas de integração de pessoas, de áreas de negócio e das estruturas de apoio e de racionalização da rede de distribuição, estabeleceram-se as condições para dar entrada num outro patamar de integração, através da implementação, ao longo de 2002, de um novo modelo comercial de distribuição multiproduto/multicanal assente numa nova estrutura organizativa. Procurou-se, em simultâneo, minorar as sobreposições derivadas da existência de quatro Direcções de Marketing associadas a cada marca. Este novo modelo comercial assentou na constituição de um conjunto de unidades base equiparadas que asseguram entre si a defesa da visão do cliente, com clara definição de responsabilidades – ao nível do cliente, produto, distribuição – e no estabelecimento de mecanismos de coordenação conducentes à gestão articulada e integrada da acção comercial.

3. Lançamento da nova marca
A administração do BCP tomou uma primeira decisão de convergência de marca ao decidir a aposição do nome da marca de família – grupo BCP – ao nome de cada uma das suas marcas. O lançamento da campanha publicitária institucional do Grupo BCP marcou o início deste processo (em Dezembro 2002) e, posteriormente, com a sobreposição do nome de família em certos tipos de comunicação, consubstanciada, por exemplo, no abandono da marca da rede nas “newsletters” de extracto (ver anexo 1 – newsletters por rede), que passaram a designar-se “bcp contacto” para os particulares (ver anexo 2) e “bcp gestor” para as empresas. Em meados de 2003, o logotipo bcp é colocado nas portas e janelas de todas as sucursais das diversas marcas (ver anexo 3) e toda a comunicação institucional e comercial passa a ser assinada por bcp (ver anexo 4).

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

5

Perante a necessidade de criação de uma marca única, foram testadas as marcas BCP, Nova Rede e Millennium (nome do banco do grupo a operar na Polónia). Por fim, em Outubro de 2003, surge a primeira campanha de produto com o endosso da marca única bcp à marca Millennium; o bcp como marca de “endorsement”, dando continuidade ao que existe nas sucursais (faixa bcp) e a vitalidade e autonomia da palavra Millennium: a 23 de Outubro é anunciada a nova marca unificadora Millennium bcp.

A marca Millennium bcp tem o potencial expressivo para ir mais além em termos de conteúdo de marca: • • • é inteligível; exprime universalidade; é uma designação emocionalmente forte, despertando grande ressonância psicológica (tensão, expectativa, optimismo); • • • cria expectativas de mudança e inovação; estabelece uma ruptura com o passado e faz uma projecção no futuro; está em latim, o que lhe atribui maior intemporalidade, maior grandeza e ambição.

A identidade corporativa testada apresenta as seguintes propriedades cognitivas: • • • imagem de Solidez e de Liderança (mega empresa financeira); prestígio inerente a um grupo como o BCP; adequação a banco = entidade financeira séria, credível e que deve oferecer confiança.

A identidade corporativa testada apresenta as seguintes coordenadas estéticas: • • • simples mas expressiva; moderna q.b. (sem ser futurista ou demasiado arrojada); transmite solidez e credibilidade.

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

6

“Queremos ser melhores do que a nossa própria História, porque o que nos engrandece é sermos maiores do que o nosso passado”

Mensagens-chave:

-

A vida dos nossos Clientes é a nossa fonte de informação e de conhecimento. O nosso compromisso com o Cliente é o de sermos seu cúmplice no tempo (toda a Vida) e

no espaço (Europa/Mundo) em que a suas necessidades financeiras se materializam.

-

A nossa oferta comercial é desenhada em função dos sonhos que cada pessoa quer

realizar, da sua vontade de se fazer acompanhar por nós nos momentos chave da sua Vida.

4. A Comunicação no sector financeiro
Em 2003, existiam no mercado português dois grandes grupos; a Caixa Geral de Depósitos e o BCP, e três bancos de média dimensão, o BPI, o BES e o Totta. No entanto, a dispersão de marcas do BCP levou à criação de percepções diferentes por parte dos consumidores. Tradicionalmente, a notoriedade espontânea está, neste mercado, associada à dimensão do banco porque a visibilidade é maior, desde a rede física de agências até aos múltiplos sinais de marca como os extractos, os cartões e as caixas ATM (Anexo 5 – Notoriedade dos Bancos) e (Anexo 6 – Nº de Indivíduos com Contas Bancárias). Entre os atributos de avaliação de imagem avaliados regularmente pela Marktest relativamente à imagem dos bancos, o BCP destaca-se como o banco mais inovador (Anexo 7 – Imagem dos Bancos). No que se refere à publicidade, a situação é bem diferente passando a Caixa a ser o banco com menores taxas de recordação espontânea entre as principais entidades bancárias (Anexo 8 – Recordação de Publicidade Espontânea).

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

7

Um dos objectivos da nova identidade corporativa é também permitir uma política de redução de investimentos em publicidade do grupo que havia passado de 42,9 milhões de Euros, em 2002, para 32,4 milhões de Euros, em 2003, sem perda de notoriedade no que se refere aos atributos de imagem face a outros bancos. Precedendo o anúncio público da marca Millennium bcp, a 23 de Outubro de 2003, a Direcção de Comunicação decidiu, no período Julho a Outubro desse mesmo ano reforçar a imagem de integração de todas as redes no grupo aproveitando a grande visibilidade das redes de sucursais (Anexo 9 – Acções de Comunicação Dezembro a Outubro 2003). Uma estratégia de imagem corporativa engloba uma panóplia imensa de procedimentos e de suportes, tanto ao nível do back-office como no front-office de contacto com os clientes (Anexo 10 - Listagem de tipos de suportes). Devido aos efeitos da comunicação – interna e externa – e aos investimentos em material, a alteração da imagem corporativa resultante da fusão de diferentes marcas e empresas é, pois, muito mais complexa de gerir do que a criação de uma nova empresa.

Como fazer? Perante este contexto, o relatório a realizar para a Administração deverá integrar, de forma sintética, o diagnóstico (incluindo a avaliação concorrencial), os critérios de avaliação das estratégias e sua aplicação. A equipa de comunicação recorda frequentemente uma conhecida frase “uma boa estratégia

depende do sucesso da sua aplicação”.
Coloque-se na posição da equipa de Comunicação e prepare um relatório sintético.

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

8

Anexos

Anexo 1 – Exemplos de Newsletters Anexo 2 – Nova newsletter a partir de Abril de 2003: bcp contacto para particulares (clientes NovaRede) Anexo 3 – Fachada com logotipo bcp Anexo 4 – Comunicação institucional com logotipo bcp Anexo 5 – Notoriedade dos Bancos – Agosto de 2003 Anexo 6 - Quota de penetração (número de indivíduos com contas bancárias – Agosto 2003) Anexo 7 – Imagem dos Bancos – Agosto de 2003 Anexo 8 – Recordação da publicidade espontânea – Março a Agosto de 2003 Anexo 9 – Acções de comunicação – Dezembro a Outubro de 2003 Anexo 10 – Listagem de tipos de suporte

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

9

Anexo 1 – Exemplos de newsletters

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

10

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

11

Anexo 2 – Nova newsletter a partir de Abril de 2003: bcp contacto para particulares (clientes NovaRede)

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

12

Anexo 3 – Fachada com logotipo bcp

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

13

Anexo 4 – Comunicação institucional com logotipo bcp

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

14

Anexo 5 – Notoriedade dos Bancos – Agosto de 2003 (%)
Banco CGD BES BPI Totta NovaRede SottoMayor Atlântico BCP Montepio Geral CPP Barclays BBVA Banif Expresso Atlântico CCAM Santander BPN BNC Notoriedade Top of Mind 28,7 15,8 9,9 8,5 6,2 5,8 5,7 5,6 2 1,6 0,7 0,5 0,4 0,2 0,5 0,5 0,1 0,4 Outras referências espontâneas 36,3 33,4 25,9 30,3 28,2 22 27,2 23,1 13 10,5 7,5 6,7 8,6 2,3 10,3 7,4 3,5 2,6 Total de referências espontâneas 65 49,2 35,8 38,8 34,4 27,8 32,9 28,7 15 12,1 8,2 7,2 9 2,5 10,8 7,9 3,6 3

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

15

Anexo 6 – Quota de penetração (número de indivíduos com contas bancárias – Agosto 2003)
Bancos % de indivíduos com conta bancária 40,5 16,4 13,0 14,7 9,0 9,0 7,4 5,0 4,6 4,2 2,7 1,8 1,0 0,3 0,5 0,8

CGD BES BPI NovaRede Altântico Montepio Geral Totta CPP BCP SottoMayor Santander BBVA BANIF BPN ActivoBank7 Expresso Atlântico
Fonte: Publivaga - Marktest

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

16

Anexo 7 – Imagem dos Bancos – Agosto de 2003 (%)
Banco CGD BES BPI Totta Montepio Geral BCP NovaRede Atlântico CCAM SottoMayor CPP Santander BPN Banif BBVA Barclays Não Sabe Não Responde Outras Melhor Banco 28,2 7,0 4,9 2,1 3,6 3,8 3,3 2,0 2,5 1,7 1,5 1,1 0,0 0,1 0,2 0,2 33,7 2,2 1,9 0,0 0,0 0,2 36,5 0,9 2 Banco mais sólido 39,2 4,8 3,2 1,6 1,4 5,1 1,4 1,4 1,0 0,9 0,4 0,0 Banco mais inovador 7,5 7,0 5,4 2,6 1,6 10,1 4,9 1,2 0,0 0,7 0,4 0,9 0,0 0,0 0,0 0,5 50,8 1,4 5

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

17

Anexo 8 – Recordação da publicidade espontânea – Março a Agosto de 2003
BANCOS BES BPI BPA Totta BCP CGD NovaRede Barclays Bank Banif Santander Montepio Geral SottoMayor CPP BPN BNCI Mar 16,8 21,4 2,4 10,9 10,1 4,4 3,5 5,1 0,5 1,5 1,0 5,5 1,0 1,0 0,6 Abr 27,2 23,0 8,2 14,6 7,1 4,7 4,0 2,2 1,8 0,6 1,0 1,8 1,6 0,5 0,1 Mai 29,1 27,4 5,3 15,0 7,1 6,2 4,0 0,7 1,2 1,6 0,8 8,4 0,8 0,6 0,4 Jun 24,3 25,9 3,4 12,5 4,6 8,5 6,7 0,4 0,9 1,3 1,8 4,0 1,3 0,7 0,0 Jul 18,9 25,1 2,3 9,0 7,6 10,1 16,0 0,5 1,4 1,0 1,0 1,3 0,8 0,8 0,3 Ago 22,7 21,8 2,5 8,4 9,8 13,1 5,4 0,6 1,0 1,2 0,9 2,1 0,8 0,4 0,5

Fonte: Publivaga - Marktest

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

18

Anexo 9 – Acções de comunicação – Dezembro a Outubro de 2003
Dezembro 02 Campanha publicitária institucional com o filme Compromisso: bcp “por si, até onde for preciso”. Janeiro 03 Newsletters de extracto passam a ser bcp contacto e bcp gestor. Fevereiro Campanha publicitária institucional com o filme Energia, para apoio a aumento de capital. Apresentação pública do Prémio Ler bcp. Março Logotipo bcp na porta de todas as sucursais Toda a comunicação institucional e comercial assinada bcp Maio – Junho Campanha de produto Sottomayor bcp para crédito automóvel. Encontros bcp com regiões Junho – Julho Campanha de produto NovaRede bcp para crédito habitação Julho – Agosto

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

19

Colocação das faixas bcp em Setembro Campanha de produto Atlântico bcp para crédito habitação. Meia maratona de Lisboa Grupo bcp. Notícias sobre Rock in Rio bcp. Outubro Apresentação de originais Prémio Ler bcp. Campanha de produto com marca única bcp para depósito a prazo “Soma & Segue”. todas as janelas de todas as sucursais.

MANUAL DE CASOS PORTUGUESES

CASO Millennium bcp

20

Anexo 10 – Listagem de tipos de suporte
• • • • Sinalética exterior das sucursais Sinalética interior das sucursais Decoração interior Peças Publicitárias nos media o o • Televisão/Rádio Imprensa

Merchandising o o o Folhetos Cartazes PLV

• • • •

Newsletters para Clientes Formulários para Clientes Formulários Diversos Estacionário o o o Cartões de visita Papel de carta Envelopes

• • • • • •

Cartões de crédito e de débito Site Intranet Imagem de Canal de televisão Interno Imagem de Canal de televisão Externo Peças de Comunicação Institucional o Relatório e Contas 2003

Similar Documents

Free Essay

Termino de Contrato

...Término de contrato de trabajo Sepa cuáles son las condiciones y procedimientos para poner fin a un contrato de trabajo. Las cosas han estado mal en la fábrica de Don Fernando. Las bajas ventas están causando grandes números rojos, y para salir a flote va a tener que reducir, es decir, despedir personal. Pero, ¿cómo hacerlo? ¿Qué causas legales puede invocar para eso, y qué documentos debe gestionar? ¿Y corresponde pagar indemnización a los trabajadores que despedirá? ¿Cuáles son las causales legales para poner término a un contrato de trabajo? Muerte del trabajador. Mutuo acuerdo entre las partes. Renuncia voluntaria. Vencimiento del plazo convenido en el contrato. Fin del trabajo o servicio que originó el contrato. Caso fortuito o fuerza mayor. Conducta indebida de carácter grave, que debe ser comprobada. Por ejemplo, falta de probidad del trabajador, acoso sexual o conducta inmoral. Negociaciones que ejecute el trabajador dentro del negocio y que aparecen como prohibidas en el contrato. Que el trabajador no acuda a sus labores sin causa justificada durante dos días seguidos, o dos lunes en el mes, o un total de tres días en el mes. Abandono del trabajo por parte del trabajador. Actos, omisiones o imprudencias que afecten el funcionamiento del establecimiento, la seguridad o la actividad de los trabajadores. Daño material causado intencionalmente en las instalaciones, maquinarias, herramientas, útiles de trabajo, productos o mercaderías. Incumplimiento grave de las obligaciones...

Words: 508 - Pages: 3

Free Essay

Alegatos Orales

...que una mala fe por parte del actor quien en pleno conocimiento de que se le pagaron cada uno de los haberes reclamados, vuelve a requerir su pago y además en la misma confesión judicial reconoce que la empresa nunca falto al pago de haberes, siendo así vendrá a su conocimiento que todas las pretensiones no pueden tener asidero. De la contestación a la demanda y Audiencia Preliminar En la contestación a la demanda se establece claramente que la terminación de las relaciones laborales fue ante la autoridad competente Inspector de Trabajo con la comparecencia de las partes mediante Acta de Finiquito haciendo constar todos los rubros pormenorizados a que tenía derecho acogiéndonos al Art. 169 numeral 6 del Código de Trabajo que determina el caso fortuito o fuerza mayor (plagas de campo) por parte de AGROCALIDAD,...

Words: 1082 - Pages: 5

Free Essay

Contrato de Obra

...C3-01 CONTRATO DE PRESTACION DE SERVICIOS PROFESIONALES DE CONSTRUCCION DE OBRA ARQUITECTONICA, QUE CELEBRAN POR UNA PARTE EL SEÑOR SERGIO ANTONIO ESPINO HERNÁNDEZ, A LA QUE PARA EFECTOS DE ESTE INSTRUMENTOS EN LO SUCESIVO SE DENOMINARA "EL CONSTRUCTOR", Y POR LA OTRA PARTE EL SEÑOR ARQUITECTO JORGE ALBERTON NOVERON HERNANDEZ, A LA QUE EN LO SUCESIVO SE DENOMINARA "EL CLIENTE", AL TENOR DE LAS SIGUIENTES DECLARACIONES Y CLAUSULAS. DECLARACIONES I. Declara "EL CONSTRUCTOR" por conducto de su representante: A)..Sergio Antonio Espino Hernández Ser una persona con actividad empresarial. COMUNIDAD B). Que su domicilio y principal asiento de sus negocios es el ubicado en Barrio de Santa Cruz Grande Sin numero Localidad San Juan Coajomulco con Código Postal 50708 en Jocotitlan, Estado de México. C). Que ha conocido previamente los requerimientos de "EL CLIENTE" para el desarrollo y prestación de los servicios que se le encomiendan en términos de este contrato. D). Que previamente ha conocido el sitio en el que en su momento se construirá la obra diseñada por él, en términos de este contrato, a fin de considerar todos los factores que intervendrán en su ejecución. E). Que cuenta con la capacidad, conocimientos, experiencia profesional, organización adecuada, recursos técnicos y fuerza de trabajo que se requieren para ejecutar los trabajos objeto del presente contrato, conforme se detalla en su cotización CANCELERIA CASA REAL DE HACIENDA JAIME ZECUA de fecha 11...

Words: 3159 - Pages: 13

Free Essay

Diagramas Uml

...Jim Rumbaugh. En el proceso de creación de UML han participado, no obstante, otras empresas de gran peso en la industria como Microsoft, Hewlett-Packard, Oracle o IBM, así como grupos de analistas y desarrolladores. En UML 2.0 hay 13 tipos diferentes de diagramas. Para comprenderlos de manera concreta, a veces es útil categorizarlos jerárquicamente:  Diagramas de estructura enfatizan en los elementos que deben existir en el sistema modelado: 1. 2. 3. 4. 5. 6.  Diagrama de clases Diagrama de componentes Diagrama de objetos Diagrama de estructura compuesta (UML 2.0) Diagrama de despliegue Diagrama de paquetes Diagramas de comportamiento enfatizan en lo que debe suceder en el sistema modelado: 7. Diagrama de actividades 8. Diagrama de casos de uso 9. Diagrama de estados  Diagramas de Interacción, un subtipo de diagramas de comportamiento, que enfatiza sobre el flujo de control y de datos entre los elementos del sistema modelado: 10. Diagrama de secuencia 11. Diagrama de comunicación 12. Diagrama de tiempos (UML 2.0) 13. Diagrama de vista de interacción (UML 2.0) DIAGRAMA DE CLASES Un diagrama de clases es un tipo de diagrama estático que describe la estructura de un sistema mostrando sus clases, atributos y las relaciones entre ellos. Los diagramas de clases son utilizados durante el proceso de análisis y diseño de los sistemas, donde se crea el diseño conceptual...

Words: 1330 - Pages: 6

Free Essay

Lectura

...de objetos que interactúan entre sí. Este enfoque representa un dominio en términos de conceptos compuestos por verbos y sustantivos, clasificados de acuerdo a su dependencia funcional. En este método de análisis y diseño se crea un conjunto de modelos utilizando una notación acordada como, por ejemplo, el lenguaje unificado de modelado (UML). ADOO aplica técnicas de modelado de objetos para analizar los requerimientos para un contexto - por ejemplo, un sistema de negocio, un conjunto de módulos de software - y para diseñar una solución para mejorar los procesos involucrados. No está restringido al diseño de programas de computadora, sino que cubre sistemas enteros de distinto tipo. Las metodologías de análisis y diseño más modernas son casos de uso guiados a través de requerimientos, diseño, implementación, pruebas, y despliegue. Diseño orientado a objetos es una fase de la metodología orientada a objetos para el desarrollo de Software. Su uso induce a los programadores a pensar en términos de objetos, en vez de procedimientos, cuando planifican su código. Un objeto agrupa datos encapsulados y procedimientos para representar una entidad. La 'interfaz del objeto', esto es, las formas de interactuar con el objeto, también se definen en esta etapa. Un programa orientado a objetos se caracteriza por la interacción de esos objetos. El diseño orientado a objetos es la disciplina que define los objetos y sus interacciones para resolver un problema de negocio que fue identificado y...

Words: 264 - Pages: 2

Free Essay

Walmart

...han aprueban que las mujeres de este siglo están exigiendo mayor posición de la gerencia y la sensación de que están calificados para esas posiciones. Oficial de Wal-Mart no ha dado su mujer una oportunidad de solicitar o competir por un puesto de gestión en la empresa.    3. Wal-Mart está continuamente criticado por su política de atención de salud. ¿Es esto realmente una controversia en el ámbito de la ética empresarial? ¿Por qué o por qué no? Sí, esto realmente una controversia en el ámbito de la ética empresarial. Después de leer este estudio de caso veo una visión diferente de Wal-Mart. Los empleadores deberían tener el mejor interés en la salud de sus empleados. Una evitar y no ofrecer el mejor beneficio para los empleados pone de manifiesto que esta empresa carece de las responsabilidades sociales de las empresas. Creo que su único interés es operativo, y efectuar sus cotizaciones mensuales o anuales.    4. 4. En caso de Wal-Mart estar preocupado por la sindicalización de las tiendas ya que permite la sindicalización de los trabajadores en China? Sí, Wal-Mart debe estar preocupado por la sindicalización de las tiendas ya que permite la sindicalización de los trabajadores en China. Una...

Words: 7261 - Pages: 30

Free Essay

Computer Room Audit

...Principios Generales de la Validación de Software Ricardo Murga EDP College of Puerto Rico Principios Generales de la Validación de Software Ricardo Murga EDP College of Puerto Rico Table of Contents SECCIÓN 1. PROPOSITO 6 SECCIÓN 2. ÁMBITO 6 2.1 APLICABILIDAD 7 2.2 AUDIENCIA 7 2.3 REQUISITOS REGLAMENTARIOS PARA LA VALIDACION DE SOFTWARE 8 SECCIÓN 3. CONTEXTO PARA LA VALIDACION DE SOFTWARE 9 3.1 DEFINICIONES Y TERMINOLOGIAS 10 3.1.1 REQUISITOS Y ESPECIFICACIONES 10 3.1.2 VERIFICACION Y VALIDACION 11 3.2 DESARROLLO DE SOFTWARE COMO PARTE DEL DISEÑO DEL SISTEMA 12 3.3 SOFTWARE ES DIFERENTE DE HARDWARE 13 3.4 BENEFICIOS DE LA VALIDACION DE SOFTWARE 15 SECCIÓN 4. PRINCIPIOS DE VALIDACION DE SOFTWARE 16 4.1 REQUISITOS 16 4.2 DEFECTO DE PREVENCION 16 4.3 TIEMPO Y ESFUERZO 16 4.4 PROGRAMA DE CICLO DE VIDA 17 4.5 PLANES 17 4.6 PROCEDIMIENTOS 17 4.7 VALIDACION DE SOFTWARE DESPUES DE UN CAMBIO 17 4.8 VALIDACION DE COBERTURA 18 4.9 INDEPENDENCIA DE REVISION 18 4.10 FLEXIBILIDAD Y RESPONSABILIDAD 19 SECCIÓN 5. ACTIVIDADES Y TAREAS 19 5.1 SOFTWARE DE ACTIVIDADES DEL CICLO DE VIDA 20 5.2 TAREAS TIPICAS DE APOYO DE VALIDACION 21 5.2.1 PLANIFICACION DE LA CALIDAD 21 5.2.2 REQUISITOS 22 5.2.3 DISEÑO 25 5.2.4 CONSTRUCCION O CODIFICACION 27 5.2.5 PRUEBAS REALIZADAS POR EL DESARROLLADOR DEL SOFTWARE 30 5.2.6 PRUEBAS DE USUARIOS DEL SITIO 33 5.2.7 MANTENIMIENTO Y CAMBIOS DE SOFTWARE 34 SECCIÓN 6. ¿Qué es COBIT? 36 ...

Words: 10373 - Pages: 42

Free Essay

Speciality Toys

...10000 y 30000 | | | 20000 | 5102,04082 | | 0,95 | | | 2. | | | | | | valores Z | | prob | | | | -0,98 | 0,1635 | 0,8365 | | | | -0,392 | 0,3483 | 0,6517 | | | | 0,784 | 0,7823 | 0,2177 | | | | 1,568 | 0,9418 | 0,0582 | | | | 3. | | | | | | peor caso se demanda 10000 unidades | | | | ordenado/ demandado | 10000 | | | | | | COSTO | Ventas netas | ventas DESC. | Utilidad neta | | | | | | | | 15000 | 240000 | 240000 | 25000 | 25000 | | | | | | | | 18000 | 288000 | 240000 | 40000 | -8000 | | | | | | | | 24000 | 384000 | 240000 | 70000 | -74000 | | | | | | | | 28000 | 448000 | 240000 | 90000 | -118000 | | | | | | | | caso más probable se demanda 20000 unidades | | | | | | | | | ordenado/ demandado | 20000 | | | | | | | | | | | | COSTO | Ventas netas | ventas DESC. | Utilidad neta | | | | | | | | 15000 | 240000 | 360000 | 0 | 120000 | | | | | | | | 18000 | 288000 | 432000 | 0 | 144000 | | | | | | | | 24000 | 384000 | 480000 | 20000 | 116000 | | | | | | | | 28000 | 448000 | 480000 | 40000 | 72000 | | | | | | | | mejor caso, se demanda 30000 unidades | | | | | | | | | | ordenado/ demandado | 30000 | | | | | | | | | | | | COSTO | Ventas netas | ventas DESC. | Utilidad neta | | | | | | | | 15000 | 240000 | 360000 | 0 | 120000 | | | | | | | | 18000 | 288000 | 432000 | 0 |...

Words: 388 - Pages: 2

Free Essay

Estrutura de Activos E Passivos Da Cgd

...Mestrado em Finanças 2010/2011 Disciplina de Instituições Financeiras A Estrutura de Activos e Passivos da Caixa Geral de Depósitos Filipe Pais Oliveira Bernardes 100417026 Nuno Miguel Pereira Fernandes 100417047 09-11-2010 Mestrado em Finanças 2010/11 – Instituições Financeiras Conteúdo Abstract ......................................................................................................................................... 2 A Instituição Caixa Geral de Depósitos ......................................................................................... 3 Estrutura de Activos e Passivos ..................................................................................................... 4 O Activo da CGD ............................................................................................................................ 6 Realizando uma análise rubrica a rubrica ................................................................................. 6 O Passivo da CGD ........................................................................................................................ 12 Análise Geral ............................................................................................................................... 16 Benchmark .................................................................................................................................. 17 Conclusões ...........................................................................

Words: 6973 - Pages: 28

Free Essay

Flores Miguel.Rar

...Crédito Vehicular BCP Check list para la compra de un carro - - - - - - - - - - - - - - - ----------------------------------------------------------------- - - - - - - - Antes de elegir tu siguiente carro, te recomendamos que utilices esta lista de preguntas para que tomes la mejor decisión. La hemos dividido en 2 grupos: Preguntas cualitativas Te permitirán decidir mejor en base a tus necesidades y preferencias. Preguntas cuantitativas Te permitirán decidir mejor en base a tu presupuesto mensual, ya que tener un carro representa una serie de gastos adicionales que hay que tomar en cuenta. FASE CUALITATIVA ¿Qué debe tener mi auto? 1- Uso que le vamos a dar al auto: Esto nos permitirá definir si necesitamos un auto pequeño o uno más confortable, una camioneta un poco más grande (SUV) con 3 filas de asientos, una minivan o tal vez una camioneta pick up o similar. 2- Respecto a las características propias de los autos y equipamiento, pregunta siempre lo siguiente: ¿Es automático o mecánico? Equipamiento: ¿Tiene equipo de sonido con entradas auxiliares para USB o ipods? ¿Tiene bluetooth para el celular? ¿Tiene aire acondicionado? ¿El modelo incluye asientos de cuero o tela? Si es de cuero, ¿es de fábrica o se lo ha puesto en el concesionario? ¿Las lunas son automáticas o con manivela? ¿Los pestillos son automáticos? ¿Los espejos laterales son con mando eléctrico o mecánico? Revisa si la llanta de repuesto es una llanta de repuesto propiamente dicha...

Words: 735 - Pages: 3

Premium Essay

Activobank

......... 7 Gap 3: The service Performance Gap ................................................................................................... 7 Gap 4: The Communication Gap .......................................................................................................... 8 Appendix 1: Branches’ Locations ........................................................................................................... 9 Appendix 2: Questionnaire – English version ....................................................................................... 10 Appendix 3: Questionnaire – Portuguese version ................................................................................ 13 2 2 ActivoBank Controlled by Millennium BCP, ActivoBank can be considered as the pioneer of direct banks in Portugal. Its foundation dates back to 1994, under the name of Banco 7, when it started as a telephone bank. Later and due to the opening of its internet banking channel and to its focus...

Words: 3595 - Pages: 15

Free Essay

Paper

...Instituto politécnico de lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa Caixa Bank lançou uma oferta pública de aquisição sobre o BPI Finanças Empresariais Lisboa, 20 de Fevereiro de 2015 | Discentes:Gonçalo Morais Nº 201401394Turma : TMCAFN11Docente: Prof. Joaquim FerrãoUnicidade Curricular: Finanças Empresarias  Artigo em analise | O CaixaBank lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o BPI. Oferece 1,329 euros por acção, um prémio de 27% face à cotação de segunda-feira. Ao CaixaBank já são imputáveis 44,29% dos direitos de voto. O anúncio preliminar da OPA do Caixa Bank sobre o BPI foi comunicada esta manhã às seis horas (em Lisboa). A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou a suspensão da negociação das acções do Banco BPI, "de modo a permitir aos investidores a análise do comunicado divulgado ao mercado sobre a sociedade emitente". O espanhol Caixa Bank (La Caixa) dispõe-se, assim, a pagar mais de mil milhões de euros para ficar com a totalidade do capital do Banco BPI, liderado por Fernando Ulrich. A OPA é sobre a totalidade do capital, mas o Caixa Bank estabelece como condição de eficácia da OPA a obtenção de mais de 50% do BPI. O que significa que o banco espanhol pretende adquirir mais de 5,9% das acções nesta oferta, "de modo que, somado às acções da sociedade visada detidas pelo oferente na presente data, o oferente seja titular de acções representativas de mais de 50% (cinquenta por cento) do...

Words: 1199 - Pages: 5

Free Essay

Resumen Gestion

...Compensado en el retorno de acuerdo alCAPM, modelo de valoración de activos financieros o equilibrio, relación la cual asume lineal entre riesgo y retorno. No podíamos tener una comparación hacerca de si ese portfolio si estaba bien compensado en cantidad de retorno dado su nivel de riesgo. El modelo CPM nos permite obtener esta relación y cuanto debiese rentar un activo dado su nivel de riesgo. VAN= - I + Sumatoria de los flujos de cajas futuros descontados a una tasa de descuento. Se centra en la estimación de los flujos de caja, pero la tasa de descuento es muy relevante y debe incluir el riesgo operacional, financiero y además un costo de oportunidad. No es lo mismo evaluar una inversión en: Venezuela o Chile, Por ejemplo, de extracción de cobre o TI nueva tecnologia Riesgo operacional= riesgo comparten todas las empresas en un mismo rubro, industria. Diferencia entre falaballa, parís, hites, mismo riesgo operacional pero la diferencia el riesgo financiero que es la capacidad para tomar endeudamiento o las tasas que toman endeudamiento hoy en día, que reflejan el riesgo financiero al que están sometidas estas empresas dado su alto endeudamiento o bajo capacidad de cobertura, liquidez Son incluidos en una tasa de descuento a través del modelo CAPM. Tasa de descuento es relevante para el calculo del VAN. CAPM Base para incluir los riesgos en una tasa de retorno o de descuento. Primer supuesto entender que el modelo CAPM asume que todos los inversionistas son adversos...

Words: 2002 - Pages: 9

Free Essay

Stake Holders

...Presidente del Directorio Integrante de la alta Gerencia de la organización y por la cual parten las ideas de incursionar en nuevos mercados y negocios alineados a las estrategias de la empresa. Las decisiones a este nivel son de suma importancia y pueden cambiar el rumbo de la organización. Gerencia General Forma parte integrante del Directorio y es el encargado de aterrizar y dirigir todos los acuerdos tomados por el presidente del directorio. Tiene un nivel de decisión muy alto en el interior de los proyectos de la empresa. Área Comercial Encargada de las transacciones, compras y ventas de los productos de la empresa. Brinda soporte a la Administración, a través del asesoramiento al usuario final para adquirir el producto. Área Marketing Impulsa la imagen del proyecto generando buenas expectativas del producto final a los potenciales usuarios. Brinda soporte a la Administración a través de la captación de clientes. Área de Sistemas Supervisa, garantiza e implanta sistemas de información de todas las áreas de la empresa en funciones de los objetivos del proyecto. Brinda soporte al personal técnico especializados dentro del desarrollo del proyecto. Área Administración y Finanzas Al Departamento de Administración y Finanzas le corresponde gestionar, administrar y controlar los recursos financieros, de personal, tecnológicos, de adquisiciones, infraestructura, logística y Bienestar, para lo cual debe velar por la correcta formulación y ejecución presupuestaria. Contabilidad ...

Words: 2349 - Pages: 10

Free Essay

Analisis Foda

...Términos de Referencia 1. EEI: Economic Freedom Index 2. CIAWFB: CIA World Fact Book 3. Moodys & Fitch: Empresas de Rating de bonos. 4. INEI: Instituto Nacional de Estadística e Informática 5. PIB: Producto Interno Bruto 6. CPI: Consumer Price Index 7. SAT: Superintendencia de Administración Tributaria 8. TLC: Tratado de Libre Comercio 9. Unesco: United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization. 10. WTO: World Trade Organization 11. FAO: Food and Agriculture Organization 12. WCO: World Customs Organization 13. HSBC: Hongkong Shanghai Bank Corporation. 14. Mercosur: Mercado común del sur 15. Kyoto: Pacto de cambio climático de las naciones unidas. 16. BCP: Banco de Crédito del Perú 17. BBVA: Banco Bilbao Vizcaya Argentina. 18. BMI: Aseguradora de seguros 19. ASME: American Society of Mechanical Engineers 20. ASTM: American Society for Testing and Materials 21. AWS: American Welding Society Introducción En este contenido analizaremos las diferentes categorías que mas impactan de un país para poder analizar una inversión extranjera en este país. Los temas a tratar serán: La política, la economía, la sociedad, la tecnología, el tema ambiental y lo legal. Mostrare indicadores de cada uno viendo sus positivos y negativos de cada aspecto. También observaremos el ranking de Perú en el mundo con estas categorías donde ha mejorado o empeorado. Definiré sus fuertes y debilidades...

Words: 4385 - Pages: 18