Free Essay

Caso Da Tibett and Britten Em Portugal

In: Other Topics

Submitted By gestevam
Words 393
Pages 2
Tibett & Britten
A Tibett and Britten é um exemplo de uma gestão logística muito desenvolvida. Pois gera as suas operações à medida de cada cliente e para além disso, das próprias dinâmicas deste. Isto é, configura a logística consoante as necessidades do cliente ao longo do ano (ex. a C & A modas ao longo do ano).
Como se pode constatar os operadores logísticos são cada vez mais parceiros de negócios dos produtores, com o objectivo de fazer chegar os produtos destes ao consumidor.
Como consequência, aumenta a importância da logística na distribuição e gestão das operações, acompanhando os aumentos de consumo dum produto com o incremento deste nos retalhistas. Assim surge a T&B, que gere a distribuição de vários tipos de bens, concebendo armazéns, desenhando fluxos de mercadorias e informação, definindo métodos de manipulação das mercadorias, com o objectivo de optimizar os processos inerentes à distribuição dos produtos, permitindo uma redução da disparidade de funcionamentos e melhor combinação entre o que é produzido e o que é consumido.
A T&B como operador logístico também inova relativamente as restantes operadores.
Nomeadamente ao alterar conceito mais comum de multicliente (diferentes clientes- um armazém) para “Uma operação um cliente”, ou seja uma operação projectada à medida da realidade de cada cliente em que para cada um deste há um armazém, acabando o operador logístico (neste caso a T&B) por ser o interface entre o produtor e o retalhista, o que normalmente acontece na distribuição a dois níveis ou longo (Produtor – DistribuidorRetalhista- Consumidor). Neste caso a T&B optimiza todos os processos de armazenagem e distribuição de produtos através do desenvolvimento de uma aplicação informática que origina uma redução dos custos de operação.
Pode-se observar também que consoante o tipo de produto a T&B desenvolve uma estratégia de distribuição por cada tipo de produto (roupas Vs produtos de higiene) de acordo com os objectivos a atingir e as características destes.
Quanto ao canal de distribuição identifica-se que é um canal longo (Produtor – Grossista –
Retalhista - Consumidor) pois os produtos são de grande consumo e têm reabastecimento constantes, obrigando a uma constante movimentação de mercadorias e fluxos de informação logística. Como conclusão a T&B, é um operador logístico de topo, pois desenvolve uma série de serviços e processo nas suas operações internas logísticas, criando e adicionando valor à CL dos seus clientes.

Similar Documents