Free Essay

EstratéGia E Marketing

In: Business and Management

Submitted By Pedrodiaschico
Words 735
Pages 3
Conclusão
Numa lógica do plano estratégica, é de salientar que planear exige pensar no passado, observar o presente e prever o que pode vir a acontecer no futuro. Esta pesquisa é essencial para a compreensão da evolução dos mercados e das expectativas dos consumidores, antecipando as suas necessidades. É uma estratégia que, seguindo um conjunto de ações, contribui para atingir objetivos propostos. Esta ferramenta de trabalho reúne as informações referentes à tomada de decisão das equipas da empresa, funcionando como um guia de ações a tomar. Apesar do detalhe do planeamento, o Plano de estratégico não se traduz na solução de todos os problemas que a empresa possa vir a enfrentar. Ainda assim é um apoio à decisão face a problemas indesejados no futuro, que fornece orientações para que a empresa tenha sucesso.
O presente relatório tem como objetivo estabelecer uma estratégia de recuperação de quota de marcado tendo em vista a situação atual económica da empresa no mercado competitivo.
A estrutura inicia-se com a análise, nomeadamente o diagnóstico externo e interno que culmina com a análise SWOT. A partir do diagnóstico fixou-se objetivos estratégicos, mensuráveis e coerentes com a estratégia geral, determinou-se as ameaças e as fraquezas e os pontos fortes e fracos. Com esta análise, foi possível determinar onde a empresa precisa de melhor e cruzar os pontos fortes com as oportunidades, o que permitiu chegar à conclusão que as oportunidades alavancadas pelos pontos fortes da empresa desenvolveu-se uma combinação de competências identificadas na análise externa, permitindo desde modo avaliar possíveis vantagens competitivas.
Tal como se pode constatar, a análise das 5 forças de Porter permitiu determinar a intensidade da competição e o nível de lucro da indústria. Cada força corresponde assim a um elemento que interfere com a (sub)indústria, sendo que o seu peso dependo do seu nível de negócio.
Dessa forma, recorremos um conjunto bastante vasto de estudos mais simples realizados por entidades credíveis que resumiram estudos completos para analisar as tendências do mercado e ajudar na decisão da definição da estratégia. A análise interna foi um processo que se completou de forma simples e rápida pois, sendo a PT Portugal uma empresa com uma grande dinâmica de informações disponíveis. Este tipo de informação foi de grande utilidade aquando da análise Pestel para analisar aspetos externos tais como fatores político-legais, contexto económico, sociocultural, tecnológico e ecológico. Foi ainda útil para perceber quais as tendências do mercado em que a empresa se move e quais as perspetivas de crescimento dos mesmos.
Definiu-se o alvo, posicionamento e as variáveis do Marketing Mix (Produto, Preços, Distribuição e Comunicação). De seguida, definiu-se ações a realizar de forma percetível e detalhada, estabelecendo também a forma de avaliação da execução do plano durante a sua vigência, permitindo o controlo eficaz e viabilizando alterações necessárias de adaptação a evoluções inesperadas ou divergentes.
Este trabalho permitiu definir uma estratégia coerente materializada no Plano de estratégia da PT, adequando a estratégia a uma empresa B2B, tendo sempre em conta as características deste tipo de empresa. Permitiu analisar os Stakeholders, em que a PT, tem como objetivo assumir e partilhar os compromissos e orientações estratégicas que mobiliza a sua atuação com os diversos stakeholders do Grupo PT Portugal.
Na análise interna foi analisado um modelo da cadeia de valor, que permitiu analisar o percurso de atividade da empresa e observar pontos de diferenciação e de otimização desenvolvidas na empresa. Para garantir a cadeia de valor houve necessidade de assegurar que a estrutura organizacional tem recursos com competências para o fazer. Ainda estabelecemos quais os riscos operacionais de processos de cadeia de valor realizados, definidos como (HR); (MR); (BR), no sentido de identificar os processos a melhorar na empresa.
A definição do problema permitiu analisar as causas em questão, destacando as soluções. Esta solução perimiria aumentar a fidelização dos clientes atuais e a receita global, através da atração de um número maior de novos clientes. Os benefícios iriam combater os impactos que têm vindo a verificar provenientes da perda de clientes e respetiva diminuição de receitas. Investir na inovação e no desenvolvimento de novas competências como contributo a criação de riqueza mais receitas.
Neste relatório faz-se uma a contextualização da matéria sobre a qual incide a análise interna e a análise externa do programa estratégico. De seguida apresentam-se os objetivos do desenvolvimento do trabalho, bem como a estrutura do mesmo.

Similar Documents

Free Essay

Qrt2 -Task 1

...this, any business that expands its market online will basically profit in expansion moving from a local to a global market. In this case, the income will be largely intensified. Home Dress’n X is a company that specializes in selling clothes, shoes, home accents, bed and bath products, and luggage. It opened its doors in 1982, selling its merchandise with bargain prices. Nowadays, it is well-known among the S&P, Fortune 500, and Nasdaq 100. Although Home Dress’n X has high ranges in the brick-and-mortar market, its website shows otherwise in the virtual market. The store has been very successful due its great prices as opposed to its competitors. However, when taking a look at the Home Dress’n X website, one can visibly see not much marketing there. Additionally, the website, as opposed to the store, is very dull and not enough diversity is shown. For instance, the store has a variety of merchandise, some brand names, and new trends. The merchandise are arranged according to sexes, sizes, genres, and new arrivals. Due to the high demands of established customers, though, according to Mr. Allendi, who is the sales manager of one of the Home Dress’n X stores, it would make a great impact on the store’s income/sales if there were great improvements on the website with better options for purchasing. How can improvements be made to the Home Dress’n X website so that it attracts and drives more people to the...

Words: 3106 - Pages: 13

Free Essay

Marketing

... Processo de Elaboração de 1 Estratégia de Mkt 1. Análise diagnóstico 1. Mercado 2. Concorrência 3. Interna 2. Fixação dos objectivos 3. Escolha das opções estratégicas fundamentais 1. Fontes de mercado (concorrência) 2. Alvos 3. Posicionamento 4. Formulação e avaliação do mkt mix 5. Planos de Acção 2 Fixação de objectivos Exemplos de objectivos: - Volume e quota de mercado - Rentabilidade - Imagem da Marca e satisfação de clientes Estes objectivos serão especificados ao nível das variáveis do Mkt Mix 3 Níveis Âmbito Marketing Objectivos Conquista de quota de mercado - Obter um certo volume de vendas e um certo nível de margem - Atingir uma certa notoriedade - Contribuir para a satisfação dos clientes -Fazer Comunicação conhecer - Fazer gostar -Fazer agir -Conjunto Marketing Alvos de pessoas susceptíveis de comprar ou consumir o produto -Alvos: clientes actuais (fidelização) e potenciais (conquista) -Clientes actuais, Comunicação potenciais influenciadores, comunicação social, público interno, entidades oficiais, autarquias, sindicatos Lugar que queremos dar ao produto no mercado (pp de identificação) contra uma concorrência com uma imagem específica (pp de diferenciação) «Imagem» de posicionamento de marketing Política traçada para as quatro variáveis de acção de Mkt hierarquizando os seus contributos Escolha sobre os instrumentos de comunicação a utilizar Marketing Posicionamento Comunicação Marketing Mix......

Words: 1697 - Pages: 7

Free Essay

Estrategia

...MARKETING ESTRATÉGICO PARA PME’s # # # Formação Prática ESTRATÉGIAS DE MARKETING MARKETING MIX ANÁLISE DE MERCADO EXERCÍCIOS PRÁTICOS # 10 ## MANUAL DO FORMANDO MARKETING ESTRATÉGICO PARA PME’s Formação Prática ESTRATÉGIAS DE MARKETING MARKETING MIX ANÁLISE DE MERCADO EXERCÍCIOS PRÁTICOS 10 MANUAL DO FORMANDO MARKETING ESTRATÉGICO PARA PME’S FORMANDO Ficha Técnica Título l Marketing Estratégico para PME’s Autor l Future Trends Coordenação Técnica l Mónica Montenegro Coordenação Pedagógica l António Jorge Costa Mónica Montenegro Direcção Editorial l Future Trends Concepção Gráfica e Revisão l Central de Informação Composição e Acabamentos l Central de Informação Capa e Contracapa l Central de Informação Data de Edição l Abril de 2005 3 IDENTIFICAÇÃO Área profissional Este curso destina-se a gestores e outros quadros superiores que intervenham ou possam intervir no processo de tomada de decisões nas empresas em que se encontram integrados. Curso/Saída profissional O curso de Marketing estratégico para PME’s serve essencialmente para fornecer competências a indivíduos que exerçam ou pretendam exercer funções que impliquem tomada de decisões nas áreas de planeamento, bem como possibilitar o desenvolvimento de estratégias de marketing adequadas às PME’s. Nível de formação/qualificação Para a frequência deste curso, os formandos deverão possuir formação de nível IV ou nível V. Os formandos deverão ainda ter conhecimentos de......

Words: 51786 - Pages: 208

Free Essay

Marketing Digital

...Marketing digital Resumo Trabalho realizado para conclusão da disciplina de Tópicos em Administração Contemporânea IV, ministrada pela Profª Drª Neila Cunha aos alunos da Turma 2011 de Administração da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Resumo Trabalho realizado para conclusão da disciplina de Tópicos em Administração Contemporânea IV, ministrada pela Profª Drª Neila Cunha aos alunos da Turma 2011 de Administração da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. 1. Introdução A tecnologia e a globalização transformaram o mundo econômico de forma tão intensa que atualmente novos conceitos no ramo de negócios surgiram e estão começando a tornar-se populares. Um destes conceitos é o de uma Nova Economia, pautada por atividades de negócio que têm um potencial de crescimento muito elevado, e que contam com tecnologias inovadoras e com acesso praticamente ilimitado à informação (LUZ, 2000). Nesta nova economia, todas as atividades de um negócio passaram a poder se desenvolver de uma forma melhor, mais rápida, efetiva e direta. Fala-se também da Economia Digital, que é um termo que procura expressar que nesta fase da economia as redes e infraestruturas de comunicação digital devem fornecer uma plataforma global onde pessoas e organizações interagem, definem estratégias, se comunicam, colaboram entre si e obtêm informações para atuarem, seja de forma coletiva ou individual (NEGROPONTE, 1995). As estratégias de Marketing também sofreram...

Words: 4990 - Pages: 20

Free Essay

Mr. Miguel

...Estratégia de Marketing - Subway 3.0 Estratégia de Marketing A Subway, com restaurantes em quase 100 países, utiliza estratégias de marketing diferenciadas em cada um dos países em que opera, mudando a abordagem de acordo com a cultura de cada um e o perfil do mercado alvo deste em casa país. A Subway antecipa as necessidades das pessoas, analisando o que as fará sentir-se saudáveis e nutridas. Ressalta na sua estratégia o facto de os produtos que oferece terem a vantagem de unir alimentação rápida e saudável, oferecendo agilidade, variedade, e qualidade de vida ao consumidor. Transmite desta forma, uma imagem de marca que se preocupa com os seus clientes a nível de estilo de vida e saúde, mas também com os orçamentos limitados que estes têm. É das politicas mais antigas da empresa a promoção "Baratíssimo" em períodos do ano em que os consumidores têm o orçamento comprometido (compras de Natal, férias, pagamento de impostos). A comunicação direcionada ao jovem apela para a auto-imagem, para a opinião dos amigos. Quando é direcionada para esta faixa etária, apenas o preço e o sabor são levados em conta, porque há a opinião de que estas são as suas únicas preocupações. Com o objectivo de penetrar em todas as subculturas e regionais, a Subway aborda na sua comunicação festas, sexo, desporto, trabalho e relacionamentos. No caso dos EUA, a comunicação é feita de forma muito mais agressiva, atacando os concorrentes directamente e expondo-os ao ridículo. Estando a marca......

Words: 835 - Pages: 4

Free Essay

Altius Golf

...de mercado foi a recessão económica global vivida entre 2008 e 2010. Esta recessão levou ao abandono de certos hábitos de consumo que outrora os consumidores tinham. Foram vários os mercados em que isto se sentiu uma vez que esta recessão os atacou como um todo levando consequentemente a uma perda de poder de compra por parte de muitas pessoas. Os consumidores ficaram assim mais sensíveis aos preços dos produtos no geral praticados, especialmente pelos preços que a prática de golfe tem que são muito elevados. A Altius era uma das empresas que praticava preços mais elevados na produção de bolas de golf. O número de novos praticantes de golf diminui, e os que já praticavam golf de forma mais séria tornaram.se mais sensíveis ao preço. Isto levou outros concorrentes da Altius a redirecionar o seu target e a praticar uma nova estratégia. As empresas quiseram assim conquistar uma nova geração de praticantes de golf, onde esta prática fosse mais acessível a todos, fácil e divertida. Implementaram uma nova estratégia direcionada para novos e “recreational golfers” com duas campanhas: Primiera – “Play your way challenge” e a Meridian – “non-conforming balls”. Com as novas estratégias adoptadas pelas empresas concorrentes a Altius perdeu mais quota de mercado, pois estas conseguiram satisfazer as necessidades deste novo segmento. Dada esta ameaça por parte dos seus concorrentes, a Altius teve de surgir com uma nova estratégia. Surgiu assim um novo produto direcionado a este mesmo......

Words: 1140 - Pages: 5

Free Essay

Parfois- Case Study

...Pós-Graduação Gestão Projetos – 14ª Edição Planeamento e Gestão Estratégica 25 de Março PARFOIS A EMPRESA 25 de Março BARATA & RAMILO, S. A. - PARFOIS Análise de um caso em Gestão Estratégica – PGGP 20014 PGGP - PGE - Parfois 3 BARATA & RAMILO, S. A. - PARFOIS * * * • 1994 – abertura 1ª loja no Porto • Subsequente expansão com abertura de lojas em cada centro comercial da Sonae • 2001 – internacionalização por franchising na Árabia Saudita através de um parceiro • 2006 - remodelação das lojas – maiores e com melhor organização - e do conceito mais direccionado para o design e com gama de produtos mais definida e atendimento personalizado • Mais de 500 lojas em cerca 50 países com previsão de chegar ás 600 até ao fim do ano • Lojas próprias em Portugal, Espanha, França e Polónia com expansão para a Alemanha e Itália este ano • Lojas franchisadas através de parceiros nos restantes países PGGP - PGE - Parfois PGGP - PGE - Parfois 4 PARFOIS VISÃO, MISSÃO E NEGÓCIO 25 de Março VISÃO E MISSÃO Design próprio Value & Fashion for money Dinâmica “A nossa Visão é ser a melhor marca de acessórios de moda nos mercados onde operamos e é este o principal sentido com que trabalhamos todos os dias.” Variedade & Diferenciação Fast Fashion Análise de um caso em Gestão Estratégica – PGGP 20014 PGGP - PGE - Parfois 6 MISSÃO E ÁREA DE NEGÓCIO Bijuteria e acessórios de moda Fast fashion - fluxo constante de novidades......

Words: 1188 - Pages: 5

Free Essay

Macau Marketing Lugares Ensaio

...O Marketing de Lugares – o caso de Macau As mudanças sócio-económicas, ocorridas desde finais do século passado, trouxeram uma nova perceção de valor aos territórios, procurando-se captar recursos financeiros para dinamizar a economia de um determinado local e implementando estratégias conducentes à satisfação de necessidades de grupos “alvo”, nomeadamente cidadãos, turistas e investidores. Cada vez mais os países, cidades e regiões competem entre si em termos de imagem, com o objetivo de superarem concorrentes na venda de produtos e serviços e na capacidade de atrair investimentos, negócios e turistas. Neste contexto nasce o “marketing de lugares”. Para a compreensão do fenómeno Kotler, Haider & Rein (1993) e Kanter, (1995) propõem que se tenha em consideração: - A envolvente da cidade, no essencial a sua envolvente macroestrutural; - Os fatores de marketing, ou seja as variáveis influenciadoras do desenvolvimento; - Os atores de marketing; - A análise SWOT; - A missão, vocação, objetivos e as estratégias; - Os mercados-alvo, ou seja a identificação e avaliação dos públicos a que se dirige. O marketing de lugares pretende aumentar a atratividade do público, interno ou externo, procurando desenvolver estratégias de posicionamento. Koetler define quatro objetivos para o marketing de lugares: - Desenvolver um posicionamento e uma imagem forte e atraente; -Estabelecer incentivos atraentes para os atuais e possíveis compradores e utilizadores dos seus bens e serviços; - Fornecer......

Words: 1510 - Pages: 7

Free Essay

DireccióN de Marketing Tomo I Kotler

...INDICE PRESENTACION DE LA OBRA .............................................. XUV PARTE 1 EL PAPEL DE LA GESTION DE MARKETING EL PAPEL DEL MARKETING EN LAS ORGANIZACIONES Y EN LA SOCIEDAD ................................................. 1 9 LOS CONCEPTOS BASICOS DEL MARKETING ................................................... 3 Necesidades, Deseos y Demandas 4 Productos 5 Valor, Coste y Satisfacción 5 Intercambio, Transacciones y Relaciones 6 Mercados 8 Marketing y Buscadores de Intercambios 10 t LA GESTION DE MARKETING ................................................................................ 11 Conceptos y Herramientas de Marketing: Niveles de Demanda y Tareas de Marketing 12 * ORIENTACIONES DE LAS EMPRESAS HACIA EL MERCADO .......................... 13 El Enfoque Producción 14 El Enfoque Producto 14 El Enfoque Ventas 15 El Enfoque Marketing 17 Estrategias de Marketing 1-1: El Secreto de la Rentabilidad E s M a r k e t i n g 1-2: El de L. L. Bean - La Satisfacción del Cliente 20 Relanzamiento de las Líneas Aéreas SAS por Jan Carlzon 23 Empresas y Sectores: Cinco Pasos en el Aprendizaje del Marketing en el Sector Bancario 26 El Enfoque Marketing Social 28 LA R A ~ I D A ADOPCION DE LA GESTION DE MARKETING .............................. 29 En el Sector Privado 29 Internacional 3 1 RESUMEN 2 En Entidades No Lucrativas 30 En el Sector ........................................................................ 31 ...

Words: 42317 - Pages: 170

Free Essay

Comunicacion Y Publicidad

...debido a que este fundamento es quien se encarga en tratar de persuadir e informar y su vez recordar a todos aquellos consumidores de Brasil de manera indirecta o directa sobre la línea de productos que forman parte de la marca X-box 360. La comunicación representa la voz de la empresa o de la creación de este producto tecnológico. Además la comunicación juega un papel muy esencial para los consumidores de Brasil, ya que los orienta y los transporta a explicarle brevemente cómo y para que se utiliza la consola X-box 360 y para qué tipo de persona este producto fue elaborado. (Kotler & keller, 2009). Existen diferentes estrategias de comunicación para llevar a cabo un mercadeo efectivo al momento de lanza un producto a nivel mundial algunas de ellas son las siguientes: la publicidad, la cual representa cualquier forma pagada para promover cualquier bien o servicio a diferencia de la estrategia “Word of mouth” la cual es gratuita y se adquiere por medio de la experiencia después de haber utilizado o comprado un producto en particular. Por otro lado, existe la estrategia de “Mercadeo directo”, la cual ofrece una comunicación sobre la consola X-box 360 a los consumidores de manera directa, haciendo uso del correo electrónico, promoción por mensajería de texto, fax, teléfonos, internet con el fin de comunicarse directamente con los cliente o consumidores específicos. En comparación con la estrategia de “Mercadeo Directo” se puede fusionar el “Mercadeo Interactivo”, ya......

Words: 2690 - Pages: 11

Free Essay

Crm Strategy

...ESTRATEGIAS CRM EN EMPRESAS HOTELERAS. ESTADO DE LA INVESTIGACIÓN Y DEFINICIÓN DE UN MODELO DE ÉXITO INTEGRADOR Aurora Garrido Moreno Universidad de Málaga e-mail: agarridom@uma.es Antonio Padilla Meléndez Universidad de Málaga e-mail: apm@uma.es ABSTRACT El sector hotelero es especialmente relevante dentro de la actividad turística en general. Podemos afirmar que las empresas hoteleras se enfrentan en la actualidad a un entorno cada vez más cambiante, competitivo y con clientes más exigentes. Para dar respuesta a esto se han desarrollado estrategias de gestión de relaciones con clientes o Customer Relationship Management (CRM), donde la tecnología en la mayoría de los casos se señala como componente esencial. Sin embargo, tras la revisión de la literatura, podemos afirmar que es preciso realizar un análisis integrador de todos los factores que inciden en el éxito de una estrategia CRM. Por ello proponemos un concepto global del CRM como estrategia de negocio. Además, concluimos a partir de la revisión de la literatura que la mayoría de los estudios realizados hasta ahora sobre el CRM y más en el sector hotelero, son estudios de carácter exploratorio, siendo escasos los estudios confirmatorios, y señalando la mayoría de los estudios empíricos existentes principalmente los problemas que surgen a la hora de implementar el CRM en la práctica. Por ello, en este trabajo se presenta un modelo integrador de éxito en la implementación de la estrategia CRM que considera como......

Words: 9681 - Pages: 39

Free Essay

Exercicio Aula 1

...negócios realista, competitivo e internacional, onde possam exercitar de forma prática os conceitos de gestão de empresas Estratégia para o Aprendizado Entender o contexto (“Ler” o mercado e a empresa) Desenvolver pensamento estratégico (link com Competitividade e foco em ser uma boa alternativa de investimento) Executar Eficientemente (desafios de implementar a estratégia em um ambiente dinâmico e competitivo) Participar da criação do futuro (garantir a sustentabilidade) Consolidação e Integração Objetivos do programa de MBA  Compreender as organizações de forma estratégica e sistêmica  Desenvolver o pensamento analítico e aprimorar sua capacidade de resolução de problemas com foco em resultados  Aprimorar seu processo de tomada de decisão e gestão de risco  Liderar e empreender projetos e mudanças internas e/ou externas  Gerir recursos de forma eficaz e eficiente Aprendizado de Alto Impacto Você fará o que as pessoas de negócios fazem na vida real: Executar o que você se propôs a fazer Ser julgado não pelas suas promessas mas pelos seus resultados Benefícios Esperados  Aprender a pensar e agir de forma empreendedora  Compreender a interdependência das várias funções em uma organização, através do desenvolvimento de uma visão integrada do seu funcionamento  Interpretar as questões relacionadas com o mercado e aprender a tomar decisões lógicas baseadas em análise de dados (relatórios financeiros e pesquisas) ......

Words: 1932 - Pages: 8

Free Essay

Marketing

...ZORZAN VELASQUES PROFESSOR: CAIO SANTANGELO Marketing Internacional Marketing internacional ou global marketing refere-se ao marketing executado por empresas transatlânticas ou fronteiras nacionais. Esta estratégia usa uma extensão das técnicas utilizadas no país principal da empresa. De acordo com a associação americana de Marketing o “marketing internacional é um multinacional processo de planejar e executar a concepção, colocar o preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais”. “Em contraste com a definição de marketing apenas a palavra multinacional adicionada”. Em palavras simples o marketing internacional é a aplicação dos princípios de marketing além das fronteiras nacionais. No entanto, há uma transição entre o que é geralmente expressa pelo marketing internacional e global de marketing que são palavras iguais. Segundo Philip kotler, reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais em marketing atualmente, o marketing é “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Já alguns autores definem marketing internacional e global de marketing diferente: • "Em um nível muito simples do marketing internacional implica a empresa fazendo uma ou mais do mix de marketing além das fronteiras nacionais. Para uma empresa de......

Words: 1071 - Pages: 5

Free Essay

Marketing

...Índice - Resumo executivo e sumário 4 - Situação actual de marketing 6 - Análise do ambiente interno e externo 10 - Formulação dos objectivos 12 - Formulação das estratégias 14 - Formulação dos programas de acção 16 - Orçamentos 20 - Controlo 21 - Bibliografia 22 I. Resumo executivo e sumário Na conjuntura socioeconómica em que nos inserimos, em que tantas famílias portuguesas fazem constantes sacrifícios para aceder aos bens mais essenciais, como a alimentação e o vestuário, é fundamental que as cadeias de distribuição de produtos alimentares se apercebam deste contexto negativo, que não propicia gastos elevados por parte dos consumidores. O que se espera é que as empresas de retalho consigam adaptar-se a estas ameaças externas e que, ainda assim, gerar lucro e proporcionar valor para o cliente. Neste sentido, o Pingo Doce analisou o mercado, bem como as políticas desenvolvidas pelos concorrentes, verificando que, perante esta ameaça, teria de reajustar a sua oferta. A crise económica, que, numa primeira fase, poderia constituir uma potencial ameaça, assumiu-se como uma oportunidade de crescimento. Ao perceber que era necessário alargar o seu mix de produtos, de forma a responder às necessidades urgentes das famílias que não usufruem de grande poder de compra, o Pingo Doce decidiu criar uma linha de produtos de marca própria, que conjuga a qualidade elevada com um preço reduzido. Estas marcas de distribuidor (MdD), que aparecem alicerçadas à......

Words: 5785 - Pages: 24

Free Essay

Promotions at Pingo Doce

...Centro Regional do Porto, é realizada uma análise da alteração estratégica de comunicação e preços, em particular da ferramenta de comunicação: promoção de vendas. Assim, é realizada uma revisão de literatura acerca do tema e uma posterior aplicação na análise do caso prático da promoção de 1 de maio de 2012 levada a cabo pela marca Pingo Doce e de toda a reestruturação posterior da sua estratégia de comunicação. Como forma de análise, é colocado um enfoque nas temáticas de parcerias e de fidelização de clientes através de cartões de desconto. Como tal, são explicadas e analisadas as formas de co-branding e de joint promotions a que o Pingo Doce recorre e é realizada uma análise comparativa entre o Pingo Doce e o Continente e a Tesco, referências nacional e internacional da Grande Distribuição, respetivamente. Assim, conclui-se que o cartão Pingo Doce, quando confrontado com as duas marcas anteriormente referidas, se encontra ainda numa fase de desenvolvimento bastante prematura, com uma oferta mais limitada do que a do Continente e bastante mais limitada do que a da Tesco. Também se conclui que, ao nível das parcerias, o Continente apresenta um leque mais abrangente do que o Pingo Doce. O presente trabalho tem, deste modo, como objetivo final analisar a ancoragem estratégica desta promoção de vendas, realizada num contexto de reposicionamento estratégico da marca Pingo Doce. Mais ainda, pretende-se averiguar os efeitos de longo prazo da mesma na estratégia de comunicação......

Words: 8617 - Pages: 35