Free Essay

Exma. Senhora

In:

Submitted By cvsf
Words 340
Pages 2
O mais difícil de se mudar numa organização são os modelos mentais. 1 Pensar ou enquadramento teórico: - o que é realmente importante em gestão; - o que é criar valor; - para que é que algumas empresas criam mais valor que outras; - quais são os principais modelos de criação de valor. Eficiência ≠ Eficácia. Eficiência é fazer as coisas bem. Eficácia é fazer as coisas certas.
2 Analisar: Quais são os determinantes internos e externos da estratégia.
3 Decidir ou formulação da estratégia: como se determina a orientação estratégica da empresa.
4 Mudar ou mudança estratégica: o que são contextos em mudança; como se consegue adaptar a contextos em mudança.
Palavra-chave: 5 criação de valor; com que é que nos devemos preocupar em estratégia? É com a CV. Uma empresa é um pacote de projetos. Definição de estratégia e como é que chegamos à CV? Pensar; Analisar; Decidir e Mudar (puzzle).
Gestão: processo de organização de recursos visando a obtenção de uma dada finalidade com eficiência e eficácia.

Teoria das organizações: a que se deve o sucesso? Este pode ser absoluto ou relativo. Uma corrente diz que se deve essencialmente a fatores endógenos (internos), Escolha estratégica, e outra corrente diz que deve-se a fatores exógenos, Determinismo. Teoria Determinista (External Selection): O contexto externo consiste em factos, eventos, tendências que segundo o decisor têm 1 certa probabilidade de ocorrência e de impacto sobre a organização. A empresa de sucesso será aquela que tiver um fit (ajustamento quase perfeito) entre os aspetos internos da organização e as características de contexto externo. Escolha estratégica (UET-Upper Echelons Theory): Esta corrente fez crescer a gestão e nascer a estratégia. Vem dizer que o sucesso ou o sucesso diferenciado deve-se essencialmente a fatores de origem endógena. Choque exógeno é uma alteração abrupta inesperada e muitas vezes não antecipada de uma ou + características do contexto externo. Fit: grau de ajustamento entre as características externas e as da empresa. um choque exógeno leva ao rompimento deste ajustamento quase perfeito entre as características externas e da empresa.

Similar Documents