Free Essay

Mídia

In:

Submitted By samarbakri
Words 883
Pages 4
M
EIOS DE COMUNICAÇÃO:

O s meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação. Dessa maneira, eles nos ajudam a nos comunicar um com o outro. Existem diversos meios de comunicação como, por exemplo, o telefone, a televisão, o rádio, o jornal e a internet.
O
s componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório.

S
OCIEDADE DE MASSA:

O conceito de massa é o conjunto homogêneo de indivíduos que mesmo se proveem de ambientes diferentes, heterogêneos e de todos os grupos sociais, enquanto membros são iguais e cuja influência reciproca é quase inexistente.

T
EORIA HIPODÉRMICA :

A teoria hipodermica chamada também de teoria da seringa ou teoria da bala mágica surgiu no campo da psicologia. Ela influenciou todo o pensamento comunicacional da primeira metade do século passado e tornou-se um ponto de partida essencial tanto para os que concordam com seus ditames quanto para os que discordam.
A teoria hipodérmica parte da idéia behavorista de que a toda resposta corresponde um estímulo, pois não há resposta sem estímulo, ou estímulo sem resposta. Os indivíduos são estudados e compreendidos de acordo com suas reações aos estímulos recebidos.
O
esquema E - R (Estímulo - Resposta) é essencial para a Teoria Hipodérmica. Assim, os meios de comunicação de Massa enviariam estímulos que seriam imediatamente respondidos pelos receptores. A audiência é vista como uma massa amorfa, que responde de maneira imediata e uniforme aos estímulos recebidos. Os indivíduos são compreendidos como átomos isolados, que, no entanto, fazem parte de um corpo maior, a massa, criada pelos meios de comunicação. Isso tornaria impossível a emergência de respostas individuais ou discordantes do estímulo. Ao enviar um estímulo - uma propaganda, por exemplo - os meios de comunicação de massa teriam como resposta o comportamento desejado pelos emissores, desde que o estímulo fosse aplicado de maneira correta.

R esumo: P remissas da Teoria Hipodérmica
a)As mensagens dos mass media são recebidas de maneira homogênea pelos membros da audiência.
b)Os efeitos das mensagens são instantâneos e inevitáveis.
c)As mensagens dos mass media atuam como estímulos à determinados comportamentos; provocam impulsos, emoções ¾ processos sobre os quais os indivíduos exercem escasso controle.
d) A atomização, a fragmentação e o isolamento do indivíduo nas sociedades urbano-industriais favorecem a manipulação do indivíduo pelos mass media.

INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA SOCIEDADE DE MASSA:

A mídia tem sido responsável pelo fluxo de informações em nossa sociedade, podendo i nfluenciar sobremaneira a formação da opinião pública, seja favorável ou desfavorável, em r elação à pessoas, grupos e organizações. Desta forma, nossas opiniões podem ser d irecionadas, ficando comprovada a idéia de que somos condicionados sobre o quê pensar, a ntes e durante a formulação de nossas opiniões. Assim, a maioria dos receptores acabam sendo condicionados a aceitar as informações sem que o seu conteúdo seja questionado, ou que se tenha tido a certeza de que as informações fornecidas pelo meio são provenientes de fontes verdadeiras ou não. Até porque no mundo dos mass media as informações perdem sua validade muito rapidamente fazendo com que os indivíduos fiquem sempre dependentes dos meios de comunicação de massa para estar ciente do que está acontecendo no mundo .
A
ssim, a população fica sem a possibilidade de ter acesso a maioria dos aspectos de sua r ealidade e, assim, impedida de compreender exatamente sua posição e seus interesses, f icando apenas envolta por uma única ideologia que lhe é apresentada. Uma das maneiras m ais utilizadas para se conseguir a atenção e a credibilidade de um indivíduo é atuando no seu e stado psicoemocional, pois sua capacidade de analisar os fatos é afetada e ela passa a receber m ensagens e propagandas dentro de uma postura passiva e submissa.
A
propaganda utiliza inúmeras formas de pressão para neutralizar o senso crítico dos r eceptores e convencê-los a qualquer coisa. O recurso mais utilizado é a organização de g randes concentrações de massas. Nessas ocasiões, as marchas, as músicas e cânticos a mpliados por alto-falantes, as luzes, o lançamento de folhetos e papéis, enfim, tudo reflete s obre os presentes. As pessoas acabam se envolvendo com tal intensidade que, quase h ipnotizados, tornam-se mais sugestionáveis às mensagens que recebem.

I
NFLUÊNCIA DA MÍDIA NA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR:

A ditadura militar brasileira utilizou os meios de comunicação de massa como método de doutrinar a população em torno dos ideais do governo. Para isso, toma como base a televisão, cujo desenvolvimento deve-se ao Regime Militar. Tal investimento foi justificado por tratar-se de um veículo de comunicação de massa com potencial para dessiminar a cultura da integração nacional e as ideologias pretendidas na época.

http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/104.pdf http://redalyc.uaemex.mx/pdf/162/16200302.pdf http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/filosofia/10mcomunicmass.htm#vermais http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14188.pdf http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=621 http://www.scribd.com/Teoria-Hipodermica/d/7247907 http://teoriacomunicacao.blogspot.com/2004/07/teoria-hipodrmica.html

Similar Documents

Free Essay

Marketing Digital

...Marketing digital Resumo Trabalho realizado para conclusão da disciplina de Tópicos em Administração Contemporânea IV, ministrada pela Profª Drª Neila Cunha aos alunos da Turma 2011 de Administração da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Resumo Trabalho realizado para conclusão da disciplina de Tópicos em Administração Contemporânea IV, ministrada pela Profª Drª Neila Cunha aos alunos da Turma 2011 de Administração da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. 1. Introdução A tecnologia e a globalização transformaram o mundo econômico de forma tão intensa que atualmente novos conceitos no ramo de negócios surgiram e estão começando a tornar-se populares. Um destes conceitos é o de uma Nova Economia, pautada por atividades de negócio que têm um potencial de crescimento muito elevado, e que contam com tecnologias inovadoras e com acesso praticamente ilimitado à informação (LUZ, 2000). Nesta nova economia, todas as atividades de um negócio passaram a poder se desenvolver de uma forma melhor, mais rápida, efetiva e direta. Fala-se também da Economia Digital, que é um termo que procura expressar que nesta fase da economia as redes e infraestruturas de comunicação digital devem fornecer uma plataforma global onde pessoas e organizações interagem, definem estratégias, se comunicam, colaboram entre si e obtêm informações para atuarem, seja de forma coletiva ou individual (NEGROPONTE, 1995). As estratégias de Marketing também sofreram...

Words: 4990 - Pages: 20

Free Essay

Megapix

...DEBRIEFING Cliente: Megapix – Telecine Job/Título: Branding para o canal Megapix Data: 18/01/2011 Reunião de Briefing Participantes: Megapix – Bruno Morais e Vinicius Vettori Tátil Design – Darlene Furtado, Antonio Rocha e Patrícia Gaensly Objetivo do Debriefing: O objetivo do “debriefing” é alinhar com o cliente os principais pontos do projeto, entender as questões macro que envolve o negócio e mapear um primeiro draft do escopo de trabalho a ser desenvolvido. É fundamental que haja um “de acordo” do cliente com relação aos pontos apresentados. Este documento é o ponto de partida para que tenhamos uma entrega estratégica alinhada às expectativas do canal Megapix. Próximos Passos: • O “de acordo” do cliente com relação a este debriefing; Breve histórico: O canal de filmes Megapix, lançado em 2008, pertence ao grupo GLOBOSAT e é incluído no pacote básico de 90% das assinaturas de TV a cabo. Hoje ele conta com 06 milhões de assinantes e ocupa o 3º lugar de maior audiência dentre os canais de filmes. Seu público-alvo é homens e mulheres, classes A, B e C com 18 anos ou mais. Todos os seus filmes são dublados e seus concorrentes diretos incluem TNT, FOX, Universal, HBO e a própria rede Telecine. O canal também é usado pela GLOBOSAT como uma plataforma de venda dos canais Telecine, veiculando chamadas com a programação da rede. Seu maior desafio é trabalhar o mercado publicitário para que o canal seja visto como um bom veiculo para comunicação....

Words: 1297 - Pages: 6

Free Essay

Resenha Sonho Tcheco

...uma conceituada agencia de publicidade para fazer a divulgação da inauguração, contendo filme publicitário, jingle, spot de rádio, mobiliario urbano, folhetos, etc. A agência concorda em criar a campanha mas se nega a dizer claramente ao consumidor que ele terá algo que na verdade não existe, se propõe a iludir o consumidor mas não a mentir para ele. Agregado ao isso tudo há a campanha publicitária do governo, a favor da União Européia, que acaba sendo comparada a mesma ilusão criada no “Sonho Tcheco”. Como se o governo utilizasse da publicidade e da mídia para iludir o povo de forma que esse se convença a votar a favor da integração tcheca a União Européia, como se a integração do país fosse uma fraude assim como o hipermercado do filme. E o mais curioso é que tudo foi financiado pelo Ministério da Cultura da República Tcheca. O filme mostra como a publicidade mobiliza as massas e como as massas são influenciáveis pela mídia e pela publicidade, como o capitalismo e o consumismo cegam as pessoas e possibilitam fraudes e processos enganosos e como o povo parece “querer ser enganado”, que mesmo que aquilo pareça pouco provável que ele aceita como verdade e que se nunca for explicitamente enganado, como no caso da falsa inauguração, ele continuará acreditando em meias verdades capitalistas e polílicas. Indico o filme para...

Words: 358 - Pages: 2

Free Essay

Avaliação Externa Ib

...Avaliação Externa - The International Baccalaureate Tarefa escrita 1 - Ano 1/Parte 2 Rádio e sua influência na língua e comunicação de massa Fundamentação: A evolução da língua e da comunicação de massa na sociedade contemporânea é algo que pode ser profundamente analisado. Televisão, computador e rádio são apenas alguns dos exemplos nos quais é possível se basear quando falamos na tamanha revolução da comunicação. São inúmeras as ferramentas e meios de comunicação que foram criados e evoluídos através dos anos para que chegássemos ao tamanho progresso no qual nos encontramos atualmente. Muitos meios de comunicações e tecnologias de informação permeiam nossos ambientes diários, fazendo dessa convivência algo cada vez mais comum. Dessa forma, esse trabalho que faz parte do processo de avaliação IB, correspondente à tarefa 1da parte 2- Ano 1, irá abordar a invenção do rádio, e como isso influenciou na área de língua e comunicação de massa. De forma a analisar esse fato, será apresentado como está invenção transformou a comunicação sonora, podendo levar a sua mensagem a muitas parte do mundo no mesmo instante, de certa forma unindo populações distintas. Para tal, será utilizado o estilo de texto expositivo, visando abordar desde a criação do rádio até a sua utilização indispensável nos dias atuais. Em adição, será discutido como essa ferramenta influenciou e inovou as formas de comunicação, bem como revolucionou a difusão de informações no mundo. Artigo: Muitas...

Words: 1135 - Pages: 5

Free Essay

Turismo

...O outro lado do turismo Jaqueline Leite O turismo sexual internacional possui características diferenciadas do turismo comum, que tem por finalidade o lazer e o deleite com as belezas naturais e culturais do país visitado. Neste sentido, é fundamentalmente distinto do primeiro, que está caracterizado pela exploração sexual praticada internacionalmente há algumas décadas, primeiramente na Ásia, na década de 70, e posteriormente na América Latina, a partir da década de 80 . Praticado especialmente por homens europeus, japoneses e americanos, o turismo sexual está baseado em relações desiguais entre países, reproduzindo ideologias e práticas racistas e sexistas fundadas em relações de desigualdade social, econômica, política e cultural. O turismo sexual não só muda o comportamento do indivíduo que o pratica como, também, fortalece preconceitos. O turista que viaja para um país distante tem a sensação de que, pelo fato de ser desconhecido, terá a oportunidade de praticar tudo aquilo que em seu país de origem jamais seria permitido. Nesse sentido, foram criados pacotes de viagem que, além da passagem, inclui a companhia de uma menina ou mulher, que pode ser escolhida previamente, através de fotos e até mesmo vídeo, em casos mais sofisticados. Tendo os países do chamado “terceiro mundo”, para onde a maioria se desloca, a imagem de ser território onde tudo é permitido e onde não existe justiça, o turismo sexual aproveita-se dessas pseudo-justificativas...

Words: 1247 - Pages: 5

Free Essay

Dr.Joansd

...sadfvbdasudsdssjdjsjdjsdjdksjdiwjiejqwijiqjdijaisdjiajsidjasjcijsaicjisajvijaifjiasjjasdjaosjdosajdosajdojasodjsaodjsodososososososososooososoaspopsopsaospaopsaopsaopsosododojdpsojpsdojpsadojsapojspadojsdojsaojsdjodsaojdsodjspojpsadojpsadojpsa Apple Inc. (NASDAQ: AAPL; NYSE: AAPL; anteriormente Apple Computer, Inc.) é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone, o iPad, a Apple TV e o Apple Watch. Os softwares incluem o sistema operacional Mac OS X, o navegador de mídia iTunes; a suíte de software multimídia e criatividade iLife; a suíte de software de produtividade iWork; Aperture, um pacote de fotografia profissional; Final Cut Studio, uma suíte de vídeo profissional e produtos de software; Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; o navegador Safari; e o iOS, um sistema operacional móvel. Em agosto de 2010, a empresa operava 301 lojas de varejo[5] em dez países,[6] e uma loja online onde os produtos de hardware e software são vendidos.[7] Para além das Apple Store, a empresa possui as Apple Shops e as Apple Premium Resellers (APR's). As primeiras são pequenas áreas exclusivas à marca, devidamente sinalizadas e inseridas em operadores multimarca. As APR's são parcerias estabelecidas com empresários locais e são lojas...

Words: 279 - Pages: 2

Free Essay

Taxa de Conversão: O Que Realmente É Importante Para Aumentá-La?

...Taxa de conversão: o que realmente é importante para aumentá-la? Aumentar a taxa de conversão de vendas é um objetivo constante dos pequenos, médios e grandes varejistas do comércio eletrônico. Fazer com que as ações para atrair tráfego resultem em uma venda é o grande desafio. Porém, o que muitos profissionais ainda não entendem é que para ter sucesso eles precisam de soluções eficientes em todas as etapas do processo de venda, inclusive no momento do pagamento. Vemos muitos investimentos em mídia, design, plataformas, ofertas, promoções, frete grátis, parcelamento, entre muitas outras ações, mas se o estabelecimento não se preocupar em oferecer a etapa final do processo de compra, o pagamento, de forma eficiente, correrá o risco de jogar todo o investimento anterior fora se o consumidor final não conseguir finalizar a compra. Perder um pedido porque o pagamento não foi autorizado significa perder todo o investimento feito para levar o consumidor a esse momento e, muito provavelmente, perder esse cliente para a concorrência, pois ele não hesitará em buscar outra loja para finalizar sua compra. Quais cuidados e ações que a loja pode fazer para aumentar a taxa de sucesso na etapa do pagamento? 1. Facilidade e velocidade na hora de pagar: o momento do pagamento deve ter o mínimo de páginas possível, ter poucos cliques, evitar redirecionamentos sempre que possível – perdem-se muitos pedidos porque o cliente teve que sair do site do e-commerce para concluir o pagamento...

Words: 571 - Pages: 3

Free Essay

A Comunicaçao Integrada de Marketing

...A Comunicação Integrada de Marketing Atualmente, os produtos e serviços estão cada vez mais similares, tanto em suas características quanto qualidade, assimilando-se a commodities. Dessa forma, a diferenciação em relação à concorrência resume-se à capacidade de compreender desejos e necessidades dos consumidores, comunicando e trocando informações, e adaptando-se com eficácia às mudanças. Sendo um elemento de expansão de promoção de mix de marketing, a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) tem como base um sistema gerencial integrado que desenvolve uma comunicação estratégica junto ao mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos, serviços, marcas, benefícios e soluções. Para processar as mudanças constantes que ocorrem no ambiente, é necessário que a empresa compreenda os caminhos do mercado e dê um direcionamento estratégico aos seus negócios. Atuando nesse papel, a CIM busca ampliar a integração com o mercado e ajuda no desenvolvimento de uma comunicação eficaz, fundamental para a criação da consciência da marca e o estabelecimento de uma imagem positiva na mente do consumidor. É importante que todos os membros da organização estejam envolvidos no processo de CIM e entendam o que está sendo comunicado ao cliente. A CIM abrange diversas ferramentas de comunicação, como propaganda, publicidade, assessoria de imprensa, promoção de vendas, patrocínios, venda pessoal, internet, marketing direto, eventos culturais e relações públicas. A CIM...

Words: 499 - Pages: 2

Free Essay

Lovemarks

...– UTP-PR – randy@comdpi.com.brvi Resumo: Este artigo se propõe a analisar a construção de uma lovemark por meio da ótica de seu posicionamento estratégico, identidade visual e comunicação através do site institucional da empresa e da página institucional da marca na plataforma social Facebook. O objeto da pesquisa é a marca de bebidas “Do bem”. Parte-se de uma breve levantamento da presença da marca nas plataformas mencionadas, relatos de um consumidor impactado pelas estratégias utilizadas e de revisão bibliográfica sobre o tema. Conclui-se que através do posicionamento e escolhas estratégicas da empresa que a marca “Do bem” tem as características necessárias para ser considerada uma lovemark. Palavras Chave: Comunicação, lovemarks, mídia social, estratégia; fidelização. Abstract: This article aims to analyze the construction of a lovemark through the lens of its strategic positioning, branding and communication through the company website and corporate brand page on Facebook social platform. The object of research is the brand of drinks “Sucos do bem”. It starts with a brief survey of brand presence on the platforms mentioned reports of a consumer impacted by the strategies used and reviewed the literature on the subject. We conclude that by positioning and strategic choices that the company's brand of “Sucos do bem” has the core characteristics to be considered...

Words: 3602 - Pages: 15

Free Essay

O Fodase

...Tempos de Crise: Educação como recurso de persuasão em textos publicitários MARÍLIA 2007 UNIVERSIDADE DE MARÍLIA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO LUCIANA DE VITO ZOLLNER Comunicação do McDonald’s em Tempos de Crise: Educação como recurso de persuasão em textos publicitários Dissertação apresentada à Universidade de Marília (UNIMAR), Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo, para obtenção do título de Mestre em Comunicação. Área de concentração em Produção e Recepção de Mídia Orientadora: Dra. Lucilene dos Santos Gonzales MARÍLIA 2007 UNIVERSIDADE DE MARÍLIA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Reitor: Márcio Mesquita Serva PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TURISMO Diretora: Dra. Suely Fadul Villibor Flory CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO LINHA DE PESQUISA PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE MÍDIA ORIENTADORA PROFª DRª LUCILENE DOS SANTOS GONZALES UNIMAR – UNIVERSIDADE DE MARÍLIA NOTAS DA BANCA EXAMINADORA DA DEFESA DE MESTRADO LUCIANA DE VITO ZOLLNER Comunicação do McDonald’s em Tempos de Crise: Educação como recurso de persuasão em textos publicitários Data da Defesa: Banca Examinadora Profa. Dra. Lucilene dos Santos Gonzales Avaliação: _______________________ Assinatura: _____________________ Prof. Dr. Avaliação: _______________________ Assinatura: _____________________ Prof. Dr. Avaliação: _______________________...

Words: 34908 - Pages: 140

Free Essay

Exercicios Ac

...Broadband Engine (Cell BE ou somente Cell), que suporta execução escalar e singleinstruction, multiple-data (SIMD) igualmente bem, e provê execução multithreaded de alto desempenho para todas as aplicações. Aplicação da arquitetura O processador Cell é a primeira implementação da CBEA, que é uma extensão totalmente compatível da arquitetura PowerPC 64-bits. Seu alvo inicial foi o jogo Playstation 3, porém o Cell se encaixa muito bem na execução de outras aplicações como visualização, processamento de imagens e sinais e vários workloads científicos e técnicos. Um processador multicore heterogêneo, capacitado para o processamento massivo de operações de ponto-flutuante otimizado para workloads de computação intensiva e aplicações de mídia de grande largura de banda. Consiste de um Power Processor Element (PPE) de 64 bits, oito coprocessadores especializados chamados Synergistic Processor Elements (SPEs), um controlador de memória veloz...

Words: 447 - Pages: 2

Free Essay

Games E Gamers - Uma Análise Do Cunsumidor de Videogames No Brasil

...certeza gerando uma ineficiência de mercado, com demanda reprimida deixando de gerar receitas, empregos e perda de outras oportunidades, algo que normalmente ocorre com o lançamento de novas tecnologias por serem muito diferentes do conhecimento comum e tradicional. Este estudo almeja, portanto, mostrar a importância desse novo setor da economia trabalhando com o consumidor final dos jogos, ou gamer, entendendo o impacto dessa mídia em suas vidas e seu comportamento de compra. Contexto O mercado de games vem crescendo continuamente faturando milhões de dólares todos os anos, sendo o Brasil o segundo mercado que mais cresce no mundo segundo pesquisa da empresa GFK. Criado na década de 1972, a indústria do videogame se tornou mais que uma simples diversão, um símbolo cultural com uma legião de fãs e com retornos milionários, tendo, por exemplo, faturado U$66,00 bilhões de dólares em 2012, segundo pesquisa feita pela consultoria Newzoo. Entrando na sua oitava geração de consoles, ou seja, hardware, os videogames vêm ganhando mais adeptos e mais visualização na mídia, como, por exemplo, por meio de patrocínio da Sony e seu Playstation 4 na UEFA Champions League, o principal torneio de futebol interclubes do mundo, blogs e sites especializados, eventos dedicados ao mercado como a E3 e a BGS, maiores feiras do setor no mundo e no Brasil respectivamente, etc....

Words: 3774 - Pages: 16

Free Essay

Armenian Food in the Usa

... - imam bayildi (eggplant casserole) - foule (beans) - felafel (vegetable fritters) - meat cut into cubes called kebabs for barbecue ( shish kebab) - boiling ( tass kebab ) - ground into kufta (meatballs) Thirty bakery and desserts like: - pita bread, - baklawa, -bourma, -halawi, -halvah, -mamoul, -lokhoom; and beverages like espresso or oghi (raisin brandy). The distinctive part of the Armenian diet is unlikely to be found outside an Armenian home or restaurant. This includes: Appetizers like: - Armenian string cheese, - manti (dumpling soup), - tourshou (pickled vegetables), - tahnabour (yogurt soup), - jajik (spicy yogurt), - basterma (spicy dried beef), - lahmajun (ground meat pizza), - midia (mussels); Main courses like: - bulghur (wheat), - harisse (lamb pottage), - boeregs (flaky pastry stuffed with meat, cheese, or vegetables), - soujuk (sausage), - tourlu (vegetable stew), - sarma (meat/grain fillings wrapped by grape or cabbage leaves), - dolma (meat/grain fillings stuffed into squash or tomatoes), -...

Words: 716 - Pages: 3

Free Essay

Gestao Esportiva

...Absorvente SEMPRE LIVRE® Adapt* Desenvolvimento do produto baseou-se em pesquisas que comprovam que metade das brasileiras usam calcinha cavada no seu dia-a-dia Pesquisa realizada pela Johnson & Johnson comprova que 50% das mulheres brasileiras prefere usar calcinha cavada no dia-a-dia. O que ninguém desconfiava – e a pesquisa comprovou – é que este detalhe estava levando 25% das brasileiras a usar um modelo diferente, ou até a trocar a roupa inteira, nos dias em que está menstruada. O motivo: o design dos atuais absorventes, de igual largura de uma ponta à outra, deixa uma “sobra” perceptível na parte de trás. Com base nestes dados, a Johnson & Johnson desenvolveu o SEMPRE LIVRE® Adapt*, que chega ao mercado em abril. O produto é mais estreito na parte de trás, design que oferece mais conforto e discrição no uso. Por este motivo, ele se adapta não só ao corpo da mulher, como até aos modelos mais cavados de calcinha. “A indústria sempre procurou desenvolver absorventes mais confortáveis ao uso”, explica Suzan Rivetti, Diretora de Marketing. “O que é incrível é que ninguém, nem mesmo a consumidora, tinha parado para pensar no lugar onde o absorvente é colocado: a calcinha”. Desenvolvido pela equipe brasileira de pesquisa e desenvolvimento, SEMPRE LIVRE® Adapt* encontrou resposta tão favorável das consumidoras, em pesquisas de opinião, que a matriz americana o aprovou como projeto mundial. Nos próximos meses, a inovação brasileira deverá...

Words: 692 - Pages: 3

Free Essay

Music Industry in Brazil

...dominante quer. Esse conflito vem pautando a formatação dos novos modelos de negócio possíveis, de um lado a indústria tradicional, lutando para manter seu modelo de negócios e seus lucros, de outro os consumidores e artistas antes excluídos do mercado, tentando criar modelos inovadores. O presente trabalho não tem por objetivo ser juiz da disputa entre Creative Commons e a IFPI (Cultura livre x cultura fechada), apenas busca fazer um mapeamento do atual mercado, das mudanças ocorridas e descrever um futuro possível. Grande parte da fonte bibliográfica está disponível em sites como os da IFPI e ABPD, que anualmente nos alimenta com estatísticas sobre esse mercado em mutação. Existem diversos textos sobre o tema publicados diariamente na mídia, alguns artigos acadêmicos e exemplos práticos. Por ser tema recente, ainda não existe uma bibliografia mais sólida e conclusiva, o que se de um lado dificulta a consulta e as citações, nos...

Words: 847 - Pages: 4