Free Essay

O Feminismo Ainda Faz Sentido?

In:

Submitted By cleyde
Words 792
Pages 4
Metodologia do Trabalho Científico
Docente: Alda Correia

Ensaio Argumentativo
O Feminismo ainda faz sentido?

Realizado Por:
Cleyde Inglês, nº 45685
1º Ano – Línguas, Literaturas e Culturas
2014/2015

O Feminismo ainda faz sentido?
É evidente a igualdade entre os homens e as mulheres? Têm as mulheres os mesmos direitos que os homens? Deixou o sexo feminino de ser visto como um impedimento na realização de certas tarefas? São estas as questões (e muitas outras) que surgem juntamente com a pergunta que deu razão a este Ensaio Argumentativo, e ao contrário dessa pergunta, a resposta será não. O feminismo é a ideologia que defende a igualdade, em todos os aspetos (social, político e económico), entre homens e mulheres. Hoje em dia, infelizmente, essa igualdade desejada ainda não se verifica, e é essa a tese que defenderei ao longo deste trabalho.
Antes de prosseguir é crucial mencionar que o Feminismo não é um movimento de ódio contra os homens, com o objetivo de os enfraquecer para que as mulheres sejam, finalmente, superiores. O objetivo não é uma sociedade Matriarcal mas a igualdade entre os sexos. Apesar de existirem cada vez mais pessoas que compreendem e identificam-se com o verdadeiro significado do Feminismo, esta é uma palavra normalmente associada a algo negativo. “O Feminismo não deveria ser uma palavra suja. As mulheres não são um grupo em vias de extinção que querem dominar o mundo, (…) e eliminar os homens do planeta.” (Dunham, Lena. USA Today).
Porque é que o Feminismo ainda é necessário?
Diz-se que já se atingiram todos os objetivos que o movimento feminista tinha em vista. Acredita-se que o Feminismo pertence ao passado porque o sistema patriarcal já não existe. Afinal, as mulheres podem votar, não é? É verdade. A mulher tem direito a participar na política. No entanto, menos de 30% dos 230 parlamentares na Assembleia da República Portuguesa são mulheres. Para alguns o Feminismo chegou ao fim porque existe a igualdade de oportunidades de trabalho mas, será que a mulher ganharia apenas 79 cêntimos em relação ao dólar masculino se isto fosse verdade?
As razões pelas quais o mundo ainda precisa do Feminismo não são poucas. O Feminismo ainda faz sentido porque quando uma mulher sofre qualquer tipo de abuso existe uma tendência para culpar a vítima. O Feminismo ainda é crucial porque ao invés de incutir a ideia de que a mulher não é um objeto descartável, ensina-se as mulheres a prevenirem-se para não serem vítimas de violação. O agressor deixa de ser o perigo e a vítima passa a ser responsável pela má conduta de quem a incomoda.
O Feminismo está longe de deixar de fazer sentido porque o corpo da mulher continua a ser legislado por homens sem noção alguma de como este funciona; porque a mutilação genital feminina, com objetivo de impedir o prazer sexual por parte da mulher, ainda é praticada em vários países.
Precisa-se do Feminismo para que as mulheres, tal como os homens, possam assumir posições de poder sem ser apelidadas de “bossy”. Para que as mulheres deixem de ser sexualizadas e, logo a seguir, categorizadas como “ordinárias” quando demonstram ser seres sexuais ativos. O Feminismo não existe apenas para as mulheres e, ainda faz sentido para que os homens possam demonstrar os seus sentimentos da mesma forma que as mulheres.
“Both men and women should feel free to be sensitive. Both men and women should feel free to be strong. It is time that we all perceive gender on a spectrum, instead of two sets of opposing ideals. If we stop defining each other by what we are not, and start defining ourselves by who we are, we can all be freer, and this is what HeForShe is about. It’s about freedom.” (Watson, Emma. HeForShe Campaign).

Em suma, o Feminismo ainda faz sentido porque ambos os sexos se encontram em pé de desigualdade nos mais variados assuntos. Este movimento só deixará de fazer sentido quando, em conjunto, os homens e as mulheres travarem todas as batalhas que têm, até agora, impedido o reconhecimento do grande valor das mulheres. Valor esse tão grande quanto o dos homens.

Bibliografia * Dunham, Lena. Entrevista por Cindy Clark, USA TODAY n.p. Web. 14 Março 2013. * “Sociedade Matriarcal.” Wikipédia, a enciclopédia livre, 2014. Web. 23 Dez. 2014. * Watson, Emma. HeForShe Campaign. Sede das Nações Unidas, Nova Iorque. 20 Set. 2014. Discurso. * “Mutilação Genital Feminina.” APAV, Associação de Apoio à Vítima. Web.

--------------------------------------------
[ 1 ]. Sociedade em que o papel de liderança e poder é exercido pela mulher e especialmente pelas mães de uma comunidade.
[ 2 ]. De acordo com o estudo “Mulheres no Parlamento 2011” de Michelle Bachelet.
[ 3 ]. A Mutilação Genital Feminina consiste na remoção parcial ou total da genitália externa da mulher.

Similar Documents

Free Essay

A Contemporaneidade E a Mulher

.......................................................................................... 3 A Contemporaneidade: o rastilho para a emancipação da Mulher.............. 4 2.1 O Iluminismo e a Revolução Francesa - as suas consequências para a Mulher ................................................................................................................................. 4 2.2 A Revolução Industrial, o urbanismo e a transição demográfica – que consequências? ........................................................................................................... 5 2.3 2.4 O papel das ideologias liberais e socialistas na libertação da mulher 5 A importância do século XIX .............................................................................. 6 Ao nível laboral ................................................................................................ 7 Ao nível da educação .................................................................................... 7 Esfera Privada Vs. Esfera Pública ............................................................. 8 A revolução científica, a sexualidade e a psique humana .............. 8 2.4.1 2.4.2 2.4.3 2.4.4 2.5 A influência do Imperialismo e do Nacionalismo “fin de siècle” na mentalidade feminina ..................................................................................................... 10 2.6 O Sufrágio...

Words: 7373 - Pages: 30