Free Essay

Projeto Artigo

In: Social Issues

Submitted By AlbertoBastos
Words 831
Pages 4
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

ALBERTO LUCIANO DE SOUZA BASTOS

INTERFERÊNCIA DOS HETEROSSEMÂNTICOS NA AQUISIÇÃO DO ESPANHOL POR BRASILEIROS

Ribeira do Pombal - BA 2011
ALBERTO LUCIANO DE SOUZA BASTOS

INTERFERÊNCIA DOS HETEROSSEMÂNTICOS NA AQUISIÇÃO DO ESPANHOL POR BRASILEIROS

Projeto apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Língua Espanhola.

Orientador: Prof. Murilo Neto

Ribeira do Pombal - BA
2011
SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO 3
2 PROBLEMÁTICA 3
3 OBJETIVO GERAL 3
4 HIPOTESE 4
5 JUSTIFICATIVA 4
6 REFERENCIAL TEÓRICO 4
7 METODOLOGIA 5

1 APRESENTAÇÃO

O interesse pelo estudo da Língua Espanhola aumenta a cada dia em todo o mundo. Ela é não apenas o idioma oficial de vinte e dois países, mas também de órgãos internacionais como o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a ONU (Organização das Nações Unidas). Este trabalho adota uma perspectiva discursiva, cuja linha de pesquisa trabalha, de maneira contrastiva, mostrando como a língua espanhola e português brasileiro foram submetidos historicamente, tanto no campo da evolução linguística quanto na prática de ensino-aprendizado no Brasil. O projeto propoe elaborar um breve relato que permita compreender o processo diacrônico que tomou cada uma destas linguas, bem como a relação que o brasileiro estabeleceu com elas, enfatizando o “pré-conceito” do idioma espanhol, segundo o qual mostra-se "parecido" com o português e, portanto, "fácil" de aprender. O presente projeto permitirá explorar alguns dos percursos desse processo, buscando conhecer os fenômenos apresentados pela língua, além de saber um pouco mais sobre a Língua Espanhola e seu processo de aquisição por brasileiros.

2 PROBLEMÁTICA

Como veremos adiante, estudos na área de Linguística Contrastiva mostram o espanhol e o português são as línguas latinas que mais se assemelham. Se a Língua Espanhola e Portuguesa são tão próximas, por que, então, a dificuldade em assimilá-la? Como os heterossemânticos interferem neste processo?

3 OBJETIVO GERAL

Essa proposta visa trabalhar, através dos heterossemânticos, as semelhanças e diferenças existentes entre o português e o espanhol, bem como a maneira como a esta semelhança interfere no processo de aprendizagem da língua.

4 HIPÓTESE

De fato, o espanhol e o português são as línguas neolatinas mais próximas. O uso inapropriado dos falsos cognatos ou heterossemânticos fez o brasileiro, por um instante, confiar que se comunicariam utilizando o Portunhol.

5 JUSTIFICATIVA

Na década de 90, a criação do Mercosul e acontecimentos relacionados à globalização contribuiram sobremaneira para intensificar o contato do brasileiro com a Língua Espanhola. Os brasileiros passaram a ter um contato maior com esta língua e percebem-na mais difícil. Além disso, a aprovação da Lei n° 11.161/05 criou a obrigatoriedade da Língua Espanhola como Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio das redes pública e privada, que fez aumentar a oportunizou uma enorme procura por professores de Língua Espanhola.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.).Português para Estrangeiros - interface com o espanhol. Campinas, Pontes Editores, 1995.

__________. & OEIRAS, J. Y. Y. & ROCHA, H. V. da Português na Internet: questões de planejamento e produção de materiais, 1998. Disponível em:

BOÉSIO, C. P. D. Espanhol e português: proximidade, transferências, erros e correções na flexão do infinitivo. Comunicação ao II FILE - Fórum Internacional de Língua Estrangeira. Pelotas, UCPEL e UFPEL, 2001.

BRIONES, A. I. Dificultades de la traducción portugués-español vistas a través de la lingüística contrastiva. Actas del IX Congreso Brasileño de Profesores de Español, 59-68, 2000.

CALVI, M. V. Aprendizaje de lenguas afines: español e italiano. RedELE Revista Electrónica de Didáctica del Español Lengua Extranjera, vol. 1, junho de 2004.

CAMORLINGA, R. A distância da proximidade - a dificuldade de aprender uma língua fácil. Intercambio Vol. VI (1997). São Paulo, 1997.

CONTRERAS, M. As armadillas que podem ser oferecidas pela proximidade dos idiomas - A interlíngua oferecida como insumo nas aulas de Língua Espanhola como LE. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras) - Curso de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.

DURÃO, A. B. de A. B. Análisis de errores e interlengua de brasileños aprendices de español y de españoles aprendices de portugués. Londrina: Editora UEL, 1999.

ELIZAINCÍN, A. Dialectos en contacto. Español y portugués en España y América, Montevideo, Arca, 1992.

ESPIGA, J. W. Problemas de fonología en la adquisición de español por brasileños. Comunicação ao I SENALE - Seminário Nacional de Linguagem e Ensino. Pelotas, UCPel, 1997.

7 METODOLOGIA

A pesquisa adotada neste projeto tem natureza teórica e qualitativa Trata-se de pesquisa fundamentada em idéias e estudos atuais que utiliza metodologia que privilegia a análise e a interpretação dos fatos. Quanto aos objetivos, a pesquisa será exploratória, visto que tem por finalidade proporcionar maiores informações sobre o assunto que se vai investigar; delimitar e facilitar a escolha do tema do artigo, bem como a formulação dos objetivos, presentes principalmente na elaboração do projeto. O procedimento utilizado será a consulta a livros, sites especializados e outros trabalhos científicos, especificamente da área de Filologia, Lingüística Histórica e Aplicada ao ensino das Línguas Portuguesa e Espanhola. Portanto, a pesquisa será exclusivamente bibliográfica.

Similar Documents

Free Essay

Energy Poverty

...Um ensaio sobre a teoria da análise financeira de investimentos e os mecanismos de tomada de decisão O propósito deste pequeno ensaio é analisar e discutir dois artigos relacionados com a teoria de avaliação de projetos de investimento. Pretende-se que este seja um comentário livre aos dois artigos escolhidos, cruzando as ideias expressas pelos autores dos artigos com a minha visão pessoal. Decidi eleger dois artigos, o primeiro de Chatherine Cooremans denominado “Make it strategic! Financial investment logic is not enough”, e o segundo de um grupo de investigadores Indianos denominado “Techno-economics of small wind electric generator projects for decentralized power supply in India”. Será útil guiar o leitor através dos dois artigos, dos seus argumentos, talvez até alargando o âmbito e os ângulos de análise dos mesmos. Concluirei, apontando aquilo que acredito ser a ponte entre os dois artigos escolhidos. A lógica financeira não é suficiente para decidir do mérito de um projeto? Segundo a visão de Catherine Cooremans a resposta é claramente não. Foi utilizado e estudado exaustivamente o exemplo dos projetos de eficiência energética para concluir o seguinte: 1. A rentabilidade não é o main driver para as decisões de investimento; 2. As ferramentas de avaliação financeira de projetos têm um papel secundário nas decisões corporativas de investimento; 3. Contrariamente à perceção geral, as empresas não seguem as recomendações da teoria financeira; 4...

Words: 1898 - Pages: 8

Free Essay

Metodo Servqual: Um Estudo de Satisfação Em Uma Escola de Idiomas

...Artigo 1 – PORTFOLIO MAGAGEMENT IN NEW PRODUCT DEVELOPMENT – LESSONS FROM THE LEADERS 3 objetivos do gerenciamento de Portfólio: 1) Maximizar o valor de portfolio: alocação de recursos (artigo 1) 2) Aprimorar o mix de produtos: balanço (artigo 1) 3) Conexão entre o portfólio e a estratégia corporativa (artigo 2) Gerenciamento de portfolio consiste em um processo decisório dinâmico. A lista de produtos da empresa deve ser constantemente atualizada e revisada. Deve-se preocupar com a avaliação, seleção e prioridade dos produtos. São atividades do gerenciamento: aceleração, finalização, interrupção e “go/kill decisions” É baseado em decisões e eventos futuros. Deve lidar com incertezas e informações não confiáveis. Mix de produtos: processos/projetos competem entre si por recursos, que podem ser limitados. Problemas no gerenciamento de portfólio: * Baixa quantidade de produtos * Relacionar negócios/estratégia com gastos em R&D * Dificuldades em tomar decisões go/kill * Necessidade de funil, não de túnel * Recursos escassos * Falta de foco OBJETIVO 1: MAXIMIZAÇÃO DO VALOR DE PORTFÓLIO Métodos utilizados: Expected Commercial Value (ECV) Diagrama de árvore Desenvolvimento > Lançamento > Fim São avaliados os sucessos técnicos e comercial Embora ECV priorize a parte financeira, também considera a parte estratégica dos projetos. Restrição do ECV: depende muito das finanças e de dados quantitativos....

Words: 2183 - Pages: 9

Premium Essay

Fdfnngdngkj

...Gismália Marcelino Mendonça Manual de Normalização para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Salvador UNIFACS 2009 © 2009 Gismália Marcelino Mendonça Direitos dessa edição cedidos à Universidade Salvador - UNIFACS APRESENTAÇÃO A realidade moderna do ponto de vista socioeconômico compreende uma Sociedade do Conhecimento e a Economia Tecnológica subjacente a ela. Neste tipo de realidade as Universidades são instituições centrais, seja por formarem os recursos humanos a ela necessários, seja por produzirem conhecimento científico e tecnológico, sendo este o principal bem, em termos de valor, desta economia. Este conhecimento tecnológico é produzido em escala industrial, ou seja, em grande quantidade e com alta qualidade, por um aparato produtivo complexo. Frequentemente os avanços tecnológicos geram mudanças paradigmáticas, alterando inesperadamente para melhor as condições de funcionamento da sociedade, mas exigindo de todos um contínuo esforço de adaptação às novas possibilidades. Esta também tem sido a tônica no campo específico da produção de trabalhos acadêmicos, onde aparecem novos recursos, como base de dados, portais de publicações científicas, disponibilização de trabalhos na Internet para crítica e interação entre pesquisadores etc. No caso da Unifacs temos procurado acompanhar estas novas possibilidades na produção de trabalhos acadêmicos. Para isso o nosso Sistema de Bibliotecas possui um grande acervo de material de orientação para trabalhos acadêmicos, sejam trabalhos...

Words: 17408 - Pages: 70

Premium Essay

Fontes Tcc

...Gismália Marcelino Mendonça Manual de Normalização para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos Salvador UNIFACS 2009 © 2009 Gismália Marcelino Mendonça Direitos dessa edição cedidos à Universidade Salvador - UNIFACS APRESENTAÇÃO A realidade moderna do ponto de vista socioeconômico compreende uma Sociedade do Conhecimento e a Economia Tecnológica subjacente a ela. Neste tipo de realidade as Universidades são instituições centrais, seja por formarem os recursos humanos a ela necessários, seja por produzirem conhecimento científico e tecnológico, sendo este o principal bem, em termos de valor, desta economia. Este conhecimento tecnológico é produzido em escala industrial, ou seja, em grande quantidade e com alta qualidade, por um aparato produtivo complexo. Frequentemente os avanços tecnológicos geram mudanças paradigmáticas, alterando inesperadamente para melhor as condições de funcionamento da sociedade, mas exigindo de todos um contínuo esforço de adaptação às novas possibilidades. Esta também tem sido a tônica no campo específico da produção de trabalhos acadêmicos, onde aparecem novos recursos, como base de dados, portais de publicações científicas, disponibilização de trabalhos na Internet para crítica e interação entre pesquisadores etc. No caso da Unifacs temos procurado acompanhar estas novas possibilidades na produção de trabalhos acadêmicos. Para isso o nosso Sistema de Bibliotecas possui um grande acervo de material de orientação para trabalhos acadêmicos, sejam trabalhos...

Words: 17408 - Pages: 70

Free Essay

Constituiçao Brasileira

...Logo que entrou em vigor, recebeu o título de Constituição Cidadã, assim chamada pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, devido aos princípios democráticos, à garantia dos direitos fundamentais e às normas voltadas para a área social. Entre as novidades da Carta Magna estava a criação do Superior Tribunal de Justiça.  A constituição representou um avanço marcante para a atual conjuntura do pais, na medida em que reestituiu o regime democrático e de direito A Constituinte garantiu a participação popular por meio da concessão de audiência pública e a apresentação de emendas ao projeto de Constituição, desde que houvesse o apoio de 30 mil eleitores e o respaldo de três entidades. Organizações civis, câmaras de vereadores, assembleias legislativas e tribunais também podiam enviar sugestões. O grupo auto-intitulado Centrão (insatisfeitos com a abertura popular) Foram aprovados o pagamento de hora extra, férias remuneradas, igualdade de direitos entre trabalhadores rurais e urbanos; proibição de discriminação contra portadores de deficiência; definição da jornada de trabalho em 44 horas; licença-maternidade de 120 dias; licença-paternidade, o direito de greve, o plenário aprovou o voto facultativo para jovens aos 16 anos (PS que p emenda que quer tornar o voto facultativo p todos, característica singular a constituição republicana do Brasil de 1888) A emenda estabeleceu ainda o voto facultativo para os analfabetos e maiores de 70 anos. Nas galerias...

Words: 765 - Pages: 4

Free Essay

Avaliação Professores Ufsc

...040-900 – Florianópolis – SC Walter Antonio Bazzo – wbazzo@emc.ufsc.br EMC – CTC – UFSC – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) 88.040-900 – Florianópolis – SC Luiz Teixeira do Vale Pereira – teixeiravp@gmail.com EMC – CTC – UFSC – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) 88.040-900 – Florianópolis – SC Resumo: Ser considerado um dos melhores não significa que tudo esteja perfeito e que nada possa ser melhorado. Pensando nisso, os alunos do curso de graduação em engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sentiram a necessidade de avaliar o curso em busca de melhorias no ensino adotado até então. Este artigo aborda a pesquisa realizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (CAME) com alunos do curso, sobre os professores e suas atuações na formação dos profissionais de engenharia. É feita uma análise dos resultados e também são apresentadas algumas ideias que surgiram a partir dessa iniciativa, a fim de melhorar a qualidade de ensino e aumentar a interação professor-aluno. Palavras-Chave: Avaliação de Professores, Ensino, Engenharia Mecânica 1 INTRODUÇÃO O processo de ensino não deve e não pode ser uma via de mão única, no qual o educador se impõe perante o aluno, sem este ter uma participação ativa na sua formação. Na tentativa de aprimorar este processo vigente nas universidades, algumas formas de avaliação foram adotadas para...

Words: 3194 - Pages: 13

Free Essay

Barilla Case

...1. Identifiquem as principais resistências internas e externas à implementação desta estratégia. Quais são, no seu entender, as causas mais próximas dessas dificuldades? No que respeita às principais resistências internas à implementação da estratégia, podemos referir o Departamento de Marketing e Vendas teme que: - a sua área de responsabilidade venha a ser reduzida, devido à menor intervenção na colocação das encomendas, podendo vir a provocar a redução de postos de trabalho nesta área; - o nível de vendas estagne, devido à diminuição de stocks que pode retirar motivação aos retalhistas para escoar o produto (estratégia Pull); - a empresa não tenha capacidade de reagir às quebras de stock, por não estarem confortáveis com a redução do mesmo na produção e distribuição, o que pode eventualmente criar barreiras a venda; - a organização da distribuição não esteja preparada para trabalhar com sistemas de recolha de dados de consumo e análise tão sofisticados, uma vez que apenas alguns distribuidores tinham sistemas semelhantes de previsão ou ferramentas analíticas para determinar as quantidades encomendadas; - se torne difícil “empurrar” as vendas junto dos distribuidores, com a limitação da implementação de promoções comerciais que serviam de incentivos; - devido à diminuição de stocks, se criem espaços livres nos distribuidores que possam vir a ser ocupado por concorrentes. As principais resistências externas advieram dos distribuidores que consideram que a gestão...

Words: 1326 - Pages: 6

Free Essay

Vendas

...A venda de eletrodomésticos e equipamentos electrónicos, como arquitectura de canais de distribuição. A habitação e a família A qualidade da habitação é uma das maiores preocupações das famílias, já que é em casa que habitualmente a vida de família se desenrola. É também em casa que muitas vezes se recebem os familiares e os amigos. Por tudo isto, e também pela associação que todos nós fazemos entre a qualidade da habitação e o sucesso de uma família, que a casa de família é vista pelas pessoas como o seu principal ativo. O parque habitacional tem vindo a sofrer grandes transformações nas últimas décadas, sobretudo a partir dos anos sessenta. As pessoas passaram do setor primário para o secundário e para o terciário e a população deslocou-se gradualmente do interior para o litoral e das localidades mais pequenas para as cidades – e pode dizer-se que o cidadão de hoje em dia é mais urbano, mais instruído e mais exigente do que os seus pais. Há em Portugal cerca de três milhões e meio de casas, um milhão e trezentas mil das quais de construção anterior a 1970, de acodo com a Pordata. Estes números dão-nos uma pequena ideia de todo o investimento que está associado à construção, utilização, conservação e beneficiação do parque habitacional. Se pensarmos que uma habitação é alvo de um grande investimento a cada trinta anos, ficamos com a ideia da importância económica e social deste mercado. Os custos com a habitação representam uma parte significativa do orçamento...

Words: 1638 - Pages: 7

Free Essay

Voce Precisa Aprender Mais

...SENADO FEDERAL SECRETARIA ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÕES SUBSECRETARIA DE EDIÇÕES TÉCNICAS CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Texto consolidado até a Emenda Constitucional nº 71 de 29 de novembro de 2012 Brasília - 2012 Sumário Preâmbulo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 Título I - Dos Princípios Fundamentais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Capítulo II - Dos Direitos Sociais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Capítulo III - Da Nacionalidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Capítulo IV - Dos Direitos Políticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Capítulo V - Dos Partidos Políticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ...

Words: 68070 - Pages: 273

Free Essay

Terceiro Setor No Brasil

...Fundo Cristão para Crianças (ChildFund). • Palestrante em congressos de mobilização de recursos e tem vários artigos publicados. Flavia Lang Revkolevsky BBA, Administração de Empresas • Diretora da ABCR. • Mais de 15 anos na liderança de equipes em organizações internacionais como Greenpeace, CARE e Plan International. • Palestrante em congressos de mobilização de recursos e tem vários artigos publicados. www.aderelang.com — contato@aderelang.com — +55 11 3717 4412 © 2010 Ader&Lang Consultoria. Todos os direitos reservados. www.aderelang.com — contato@aderelang.com — +55 11 3717 4412 © 2010 Ader&Lang Consultoria. Todos os direitos reservados. Apresentação Somos uma consultoria que produz conhecimento e fomenta o desenvolvimento da área de mobilização de recursos. Somos apaixonados pela melhoria e desenvolvimento da capacidade e do papel do Terceiro Setor. Essa paixão e a habilidade de entregar resultados como nossa competência central, nos move a entregar excelência em tudo o que fazemos fazemos. Áreas de Atuação: • Consultoria em Planejamento Estratégico, Marketing, Comunicação, Advocacy e Mobilização de Recursos. • Estruturação, capacitação e treinamento de pessoal – gestão interina, busca de talentos, coaching e desenvolvimento de pessoas. • Doadores individuais – assessoria na mobilização de pessoa física. • Negócios sustentáveis – viabilizar projetos ligados a sustentabilidade e/ou área social para o 2º e 3º setor. www.aderelang.com — contato@aderelang.com...

Words: 609 - Pages: 3

Free Essay

Haha

...Carta de apresentação Santo André, 31 de agosto de 2015. À Ilustríssima Pró-Reitora de Pesquisa, Profª. Dra. Marcela Sorelli Carneiro Ramos Encaminho o relatório do(a) aluno(a) Alberto Tadaho Hoshina referente ao projeto de pesquisa junto ao programa de Iniciação Científica na modalidade PIBIC no edital 2014/2015. (descrever o desempenho do aluno durante a pesquisa). Nome e assinatura do Orientador: _______________________________________________________ Prof. Dr. Guiou Kobayashi ALBERTO TADAHO HOSHINA Automação Elétrica Residencial em conjunto com a Internet das Coisas Trabalho submetido à Universidade Federal do ABC como parte dos requisitos para a conclusão do projeto de pesquisa de Iniciação Científica. Prof. Dr. Guiou Kobayashi Orientador Centro de Matemática, Computação e Cognição – UFABC Alberto Tadaho Hoshina Orientado Santo André - São Paulo 31 de agosto de 2015 LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Exemplo de uma casa Inteligente com equipamentos inteligentes que usam os conceitos da Internet das Coisas [7] 6 Figura 2 - Infográfico "Automação Residencial e Internet das Coisas" (tradução livre) [9] 9 Figura 3 - Consumo de energia em residências privadas brasileiras (em %) [11] 10 Figura 4 - Curvas de consumo energético nas residências privadas brasileiras. [11] 10 Figura 5 - Interruptor simples para acionamento de uma lâmpada 11 Figura 6 - Acionamento de uma...

Words: 5662 - Pages: 23

Free Essay

Stryker Case

...DATA E HORA|ATIVIDADE|LOCAL| 09/07/2013|Audiência Pública: Diálogos Governo-Sociedade sobre o Orçamento Federal|Auditório do Anexo 1 do Palácio do Planalto| O EVENTO 1 Audiência Pública: Diálogos Governo-Sociedade sobre o Orçamento Federal 2 Organizado por SG/PR e MPOG/SOF 3 Por ser audiência pública, atende ao inciso I, parágrafo único, do artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal. PARTICIPANTES/PÚBLICO 4 Ministérios e representantes da sociedade civil PAUTA E OBJETIVO 5 Pauta: discussão com a sociedade sobre o orçamento federal 6 Objetivo: definir quais, na visão da sociedade, seriam as políticas e os programas prioritários para a PLOA 2014. Essa priorização será enviada aos Ministérios por meio de um relatório consolidado pela SG/PR. CONTEXTO/HISTÓRICO 7 Participação da sociedade, por meio do Fórum Interconselhos, na construção do Plano Plurianual – PPA 2012-2015: o Em 2011, durante a elaboração do Projeto de Lei do PPA, foi constituído o Fórum Interconselhos como ambiente de interação, processo participativo e de atuação conjunta dos representantes da sociedade civil, por meio dos Conselhos Nacionais de Políticas Públicas. o Dele participaram representantes de 32 Conselhos, quatro Comissões Nacionais e 65 entidades da sociedade civil. o Com 77% das ações sugeridas completamente incorporadas e 20% parcialmente aceitas, a proposta do PPA foi enriquecida e aperfeiçoada a partir da contribuição de representantes da sociedade. 8...

Words: 740 - Pages: 3

Free Essay

Biodiversidade de Flebotmomíneos Ao Longo Da Rodovia Marechal Rondon No Trecho Porto Feliz-Itu.

...PLANO DE TRABALHO Projeto de Pesquisa Projeto de baixo custo em região próxima para participação de três alunos de Iniciação Científica. BIODIVERSIDADE DE FLEBOTMOMÍNEOS AO LONGO DA RODOVIA MARECHAL RONDON NO TRECHO PORTO FELIZ-ITU. INTRODUÇÃO Os Flebotomíneos são insetos da Ordem Diptera, Família Psychodidae e Sub-família Phlebotominae. Eles possuem distribuição mundial com mais de 900 espécies descritas, cerca de 500 na região neotropical. Algumas espécies podem atuar como vetores de patógenos. Popularmente conhecidos como mosquito-palha, cangalinhas e tatuquiras, os flebotomíneos são dípteros de pequeno porte. As fêmeas alimentam-se de sangue, enquanto os machos alimentam-se de secreções em vegetais. Os adultos apresentam um voo curto, semelhante a pequenos saltos. São insetos de hábito predominantemente noturno. Durante o dia podem ser encontrados em locais escuros, como buracos de árvores ou tocas de animais (pequenos mamíferos, répteis e aves). Nestes locais, o acúmulo de matéria orgânica favorece o desenvolvimento das formas imaturas. As formas adultas possuem entre 2 a 4 mm e corpo densamente coberto por pelos. O desenvolvimento biológico é completo (holometábolo). As fêmeas depositam ovos de onde nascem as larvas que passam por quatro estádios, em seguida ocorre a fase de pupa e, por último, a forma adulta. A identificação taxonômica deste grupo é baseada nos caracteres das formas adultas. Fêmeas e machos possuem estruturas diferentes que...

Words: 2860 - Pages: 12

Free Essay

Métodos de Pesquisa

...© dos Autores 1a edição: 2009 Direitos reservados desta edição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Capa e projeto gráfico: Carla M. Luzzatto Revisão: Ignacio Antonio Neis, Sabrina Pereira de Abreu e Rosany Schwarz Rodrigues Editoração eletrônica: Luciane Delani Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS Coordenador: Luis Alberto Segovia Gonzalez Curso de Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural Coordenação Acadêmica: Lovois de Andrade Miguel Coordenação Operacional: Eliane Sanguiné M939 Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p. : il. ; 17,5x25cm (Série Educação a Distância) Inclui figuras, quadros e anexos. Inclui referências. 1.Metodologia da pesquisa científica. 2. Métodos de pesquisa. 3. Pesquisa científica – Elaboração. 4. Projeto de pesquisa – Estruturação. 5. Tecnologia da informação e comunicação – Pesquisa. 6. Ética – Plágio. I. Gerhardt, Tatiana Engel. II. Silveira, Denise Tolfo. III. Universidade Aberta do Brasil. IV. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Educação a Distância. Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. CDU 001.891 CIP-Brasil. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação. (Jaqueline Trombin – Bibliotecária...

Words: 35589 - Pages: 143

Free Essay

Coca Cola Benchmarking

...apresentado ao Curso Bacharel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia. Prof. Samara Headley, Marcelo Silveira, Wilson Sanches, Márcia Batos. Taubaté 2012 Sumário 1 Sumário....................................................................................................................3 2 INTRODUÇÃO..........................................................................................................6 3 PROPOSTA DA ATIVIDADE....................................................................................6 3.1 Explique o que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais?..6 3.1.1 Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consulta de sua escolha, identifique quais são as políticas brasileiras para o desenvolvimento local”................7 3.1.2 Faça uma pesquisa de campo (Prefeitura de Taubaté) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.8 4 Obtenha dados das principais pessoas envolvidas na condição do processo de desenvolvimento econômico (cargo, grau de escolaridade e experiências anteriores)..................................................................................................................18 4.1 Identifiquem as principais barreiras envolvidas na implementação do plano de desenvolvimento.....................................................................

Words: 5255 - Pages: 22