Free Essay

QuestõEs Conceituais Sobre AdministraçãO Financeira

In: Business and Management

Submitted By ikarosoares
Words 367
Pages 2
Questões Conceituais sobre Administração Financeira
Questões Conceituais sobre Administração Financeira

1) Decisão de Investimentos (orçamento de capital), que está relacionada à questão fundamental é sobre que investimentos a longo prazo a empresa deve fazer.
Decisão de Financiamento (Estrutura de capital), que esclarece como podem ser levantados os recursos para os investimentos escolhidos.
Decisão de Gestão de Fluxo de Caixa a curto prazo (Administração de capital circulante), que define como a empresa deve gerenciar suas atividades financeiras no curto prazo.

2) É a estrutura do conjunto dos diferentes títulos emitidos pela empresa.
A estrutura de capital representa a proporção entre o capital próprio e os capitais alheios estáveis. A composição das fontes de financiamento é um elemento de capital importante no equilíbrio do patrimônio, na minimização do custo do capital e no nível de risco. As questões que interferem na proporção adequada entre capital, próprio e alheios devem ser constantemente avaliadas pelos gestores financeiro, de forma a maximizar o valor da empresa.

3) A finalidade da empresa é criar valor para os acionistas através das decisões de investimento, financiamento e distribuição. Maximizando o seu valor “A empresa organizada como sociedade por ações tem o objetivo de maximizar a riqueza dos seus proprietários por meio de decisões que aumentem o valor da ação da empresa”.

4) “O fluxos de caixa pagos a credores e acionistas da empresa devem ser maiores do que os fluxos de caixa aplicados na empresa pelos credores e acionistas, ou seja, a empresa deve gerar mais caixa do que consome”.

5) Custo de agência é uma forma especial de gasto oriunda de conflitos de interesses existentes em uma organização. Esses conflitos surgem quando um ou mais indivíduos contratam agentes para realizar algum serviço.

6) O N1 exige praticas adicionais de liquidez das ações, disclosure e separação entre presidente do conselho de administração e diretor-presidente.
O N2 exige praticas adicionais relativas aos direitos dos acionistas e conselho de administração.
O Novo Mercado se diferencia do N2 pela exigência da emissão exclusiva de ações com direitos a voto (ações ordinárias). Bovespa mais tem o objetivo de acolher companhias como estratégia gradual de acesso ao mercado de capitais, com regras de governança similares ao novo mercado.

Similar Documents

Free Essay

Gestão de Custos

...foi utilizada a entrevista estruturada como método de coleta de dados, seguida de análise descritiva e de correlação estatística. Observou-se que a maioria das empresas forma os estoques de insumos para períodos de curto prazo, dadas as limitações de capital de giro e de endividamento. Observou-se, também, que a maioria delas usa sistema de custos ou alguma forma de estrutura de custos, com tradicionais técnicas de gestão dos custos do processo produtivo. Constatou-se que o principal critério utilizado na formação de formação do preço de venda das é o mark-up, aplicando sobre o custo total de produção. As correlações mais significativas e relevantes, com coeficientes de 100%, foram observadas entre os métodos de custeio utilizados e a adoção do conceito de margem de contribuição, assim como dos métodos de custeio com o método de cálculo do ponto de equilíbrio. O estudo também revelou inconsistências conceituais nas respostas dos gestores, revelando suas limitações. Palavras Chave: Gestão. Custos. Preços. Ponto de Equilíbrio. Área Temática: Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas 1. INTRODUÇÃO Num cenário econômico de acirrada concorrência, as indústrias devem, cada vez mais, buscar novas formas de gerenciar seus recursos de maneira que consigam diminuir seus custos, aumentar a produtividade e ainda atender as exigências de seus clientes. Para Gomez-Bezares (1999), a gestão de estoques está inserida neste contexto, de maneira que um bom gerenciamento desta......

Words: 8911 - Pages: 36

Free Essay

Motivação E Satisfação No Trabalho Em Uma Empresa de Alta Tecnologia - Estudo de Caso

...UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO - CCA ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA – ESAG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica, de Processos e de Resultados. MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE ALTA TECNOLOGIA - ESTUDO DE CASO Roberto Kern Gomes Joinville – 2006 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO - CCA ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA – ESAG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica, de Processos e de Resultados. MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE ALTA TECNOLOGIA - ESTUDO DE CASO Dissertação programa de apresentada Pós-Graduação ao em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina e Escola Superior de Administração e Gerência como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Administração. Área: Motivação e Satisfação no Trabalho. Orientador: Professor Luis Gonzaga Mattos Monteiro, Dr. Roberto Kern Gomes Joinville – 2006 1 MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA EMPRESA DE ALTA TECNOLOGIA - ESTUDO DE CASO. Esta Dissertação foi julgada adequada para a obtenção do título de Mestre em Administração e aprovada em sua forma final pelo Programa de PósGraduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina e Escola Superior de Administração e Gerência. Florianópolis, 1º de dezembro de......

Words: 25432 - Pages: 102

Free Essay

Case de Inovaçao

...de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica  Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia Eduardo Campos Secretário Executivo Luis Manuel Rebelo Fernandes Presidente da FINEP Sergio Machado Rezende Diretores Antônio Cândido Daguer Moreira Michel Chebel Labaki Odilon Antônio Marcuzzo do Canto Coordenação editorial: Palmira Moriconi Tradução: Paulo Garchet Revisão técnica: Worldmagic Revisão ortográfica: Léa Maria Cardoso Alves Projeto gráfico e editoração: Fernando Leite Ilustração da capa: acervo do Arquivo Nacional  Mensuração das Atividades Científicas e Tecnológicas Manual de Oslo Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento Departamento Estatístico da Comunidade Européia Financiadora de Estudos e Projetos  Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico Em conformidade com o Artigo 1o da Convenção firmada em Paris em 14 de dezembro de 1960, que entrou em vigor em 30 de setembro de 1961, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) promoverá políticas que busquem: — alcançar o mais alto nível de desenvolvimento econômico sustentável e de emprego e um padrão de vida progressivamente melhor nos países membros, mantendo ao mesmo tempo a estabilidade financeira e contribuindo, por conseguinte, para o......

Words: 43333 - Pages: 174

Free Essay

Responsabilidade Civil Do Estado

...Responsabilidade civil do estado em relação à segurança pública: O Fenômeno bala perdida RESUMO O presente trabalho pretende abordar a responsabilidade civil do Estado brasileiro, no que tange à obrigação de reparar danos causados aos particulares, por seus agentes, em especial, os policiais civis e militares, durante o exercício de suas funções públicas. Busca-se uma abordagem específica sobre a matéria, não havendo intenção de esgotar o estudo, já que não serão examinados todos os aspectos que envolvem a responsabilidade civil estatal, mas somente a resultante da omissão e/ou da má realização do serviço público prestado, relativo à segurança pública. O corte geográfico estará centrado na cidade do Rio de Janeiro, privilegiando o exame dos fatos correlacionados aos servidores públicos desta unidade federativa. Além disso, a análise ora em estudo prende-se, exclusivamente, aos casos em que a ofensa aos bens jurídicos protegidos pela lei penal brasileira (vida, integridade física, patrimônio, etc.), decorre do fenômeno alcunhado socialmente como “bala perdida”. O termo “bala perdida” vem sendo utilizado pela mídia nacional para designar a imprecisão da ofensa, tanto no que concerne à imputação do autor do disparo do projétil de arma de fogo, quanto da própria atividade desenvolvida por esses agentes públicos. Tal expressão tornou-se um axioma com um significado muito amplo, na medida em que revela uma gama de fatores sociais falhos, que atingem inúmeros brasileiros......

Words: 29079 - Pages: 117

Free Essay

Estratégias Das Firmas Da Indústria de Transformação Brasileira

...________________________________________________________ Professor Dr. José Eduardo Cassiolato ________________________________________________________ Professora Dra. Maria Cecília J. Lustosa RIO DE JANEIRO AGOSTO 2011 3   DETERMINANTES DA INOVAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DAS FIRMAS DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO BRASILEIRA RESUMO: Diante da natureza dinâmica do papel da tecnologia sobre o meio ambiente, a dissertação analisa os determinantes das inovações que reduziram os impactos ambientais para as firmas da indústria de transformação brasileira com base nos dados da PINTEC 2008. Em relação às estratégias e esforços inovativos das firmas, os dados evidenciam que essas atividades são focadas nos determinantes que tem pouca ou nenhuma relação com as IA. Por outro lado, os fatores relacionados à geração e difusão de conhecimento, aprendizado e fortalecimento das capacitações apresentam uma significativa relação com as IA. Desse modo, os resultados mostram que as estratégias das firmas não convergem com a necessidade de se avançar rumo a um desenvolvimento menos agressivo ao meio ambiente. Além disso, o estudo aprofunda nas questões referentes à determinação das IA e insere fatores relacionados à competitividade e à adaptação à regulação através de um modelo econométrico. Com base na relevância da questão regulatória, faz-se uma análise dos determinantes das IA a nível setorial. Os resultados corroboram a hipótese que regimes tecnológicos e......

Words: 39510 - Pages: 159