Free Essay

Resenha Sonho Tcheco

In:

Submitted By biabairros
Words 358
Pages 2
“Sonho Tcheco”

O objetivo deste trabalho é apresentar uma crítica referente ao filme “Sonho Tcheco” (“Ceský sen”) – 2004.

“Sonho Tcheco” é um documentário feito por dois estudantes de cinema para o trabalho de conclusão de curso da faculdade de Praga onde eles, inspirado nos realitys shows, criam um hipermercado fictício e contratam uma reconhecida agência de publicidade para a campanha de divulgação da inauguração desse hipermercado.

Os dois estudantes criam a marca de hipermercado “Ceský sen”, que nunca será real, e contrantem uma conceituada agencia de publicidade para fazer a divulgação da inauguração, contendo filme publicitário, jingle, spot de rádio, mobiliario urbano, folhetos, etc. A agência concorda em criar a campanha mas se nega a dizer claramente ao consumidor que ele terá algo que na verdade não existe, se propõe a iludir o consumidor mas não a mentir para ele.

Agregado ao isso tudo há a campanha publicitária do governo, a favor da União Européia, que acaba sendo comparada a mesma ilusão criada no “Sonho Tcheco”. Como se o governo utilizasse da publicidade e da mídia para iludir o povo de forma que esse se convença a votar a favor da integração tcheca a União Européia, como se a integração do país fosse uma fraude assim como o hipermercado do filme. E o mais curioso é que tudo foi financiado pelo Ministério da Cultura da República Tcheca.

O filme mostra como a publicidade mobiliza as massas e como as massas são influenciáveis pela mídia e pela publicidade, como o capitalismo e o consumismo cegam as pessoas e possibilitam fraudes e processos enganosos e como o povo parece “querer ser enganado”, que mesmo que aquilo pareça pouco provável que ele aceita como verdade e que se nunca for explicitamente enganado, como no caso da falsa inauguração, ele continuará acreditando em meias verdades capitalistas e polílicas.

Indico o filme para pessoas com interesses em marketing, publicidade, jornalismo, economia, administração, direito, cinema e qualquer outra coisa relacionada a mobilização de massa e direitos e deveres de consumidores e anunciantes/formadores de opinião.

“Sonho Tcheco” (“Ceský sen”) – 2004 de Vít Klusák e Filip Remunda.

Resenha Crítica do Filme “Sonho Tcheco”

Similar Documents