Free Essay

Vinho Do Porto

In: Other Topics

Submitted By grosso
Words 1747
Pages 7
COLABORO, COM HONRA e muito prazer, nesta cerimónia de lançamento ou inauguração da nova garrafa de vinho do Porto. As razões para o fazer eram muitas. A começar pelo vinho do Porto, a que me ligam respeito e amor indestrutíveis. A passar por Álvaro Siza Vieira, criador de espaço e senhor da luz. A acabar nesta interessante iniciativa de Carlos Moreira da Silva e da Barbosa e Almeida, apoiada pelo Instituto de Vinho do Porto e pelas casas exportadoras Sogrape, Taylor’s e Symmington.
.
Tanto quanto sei e me permito deduzir, pretendem os promotores dar um contributo para uma relativa homogeneidade da garrafa de Vinho de Porto. Ao fazê-lo, não procuraram a via legal e compulsiva, mas preferiram o método doce, o gesto exemplar que, se o merecer, pode pegar por contágio. Também não tiveram uma ambição absoluta: entenderam, e bem, parece-me, que a garrafa de “vintage” já tinha atingido uma razoável maturidade e alguma homogeneidade, não se justificando assim equipará-la às restantes categorias de vinho. A partir de agora, se a experiência pioneira resultar e se esta nova forma tiver bom acolhimento por parte do comércio e dos consumidores, outros produtores de vinho poderão aderir e acrescentar novos esforços no sentido da homogeneidade.
.
Estou convencido de que esta tendência ou esta proposta são bem-vindas. Não sendo uma regra absoluta, a verdade é que muitas categorias de vinho, nomeadamente as mais importantes e prestigiadas, assim como, também, as originárias das mais famosas regiões demarcadas, estabeleceram formatos e desenhos de garrafas comuns aos seus vinhos. A maior parte dos vinhos de Bordéus, da Borgonha e do Champanhe, por exemplo, adoptaram formas comuns de garrafa. Diante de certas garrafas de vinho, nem é preciso ler o rótulo para, imediatamente, pensarmos numa região de origem. Em Portugal, como talvez fosse de esperar, as coisas estão mais desorganizadas. Apesar de termos vivido várias décadas dominados pela fobia da diversidade e pela obsessão do regulamento legal e da imposição de regras e costumes, apesar disso, as garrafas de vinho escaparam à fúria normalizadora.
.
É pena, pois há coisas que teriam a ganhar com isso e o vinho era uma delas. Em certas regiões e para certos tipos de vinho, foi-se estabelecendo uma norma, um costume facultativo, que tiveram, aqui e ali, relativos êxitos. Assim, por exemplo, a garrafa do Dão é comum a quase toda a região e a quase todos os produtores. No Doura e na Bairrada, deram-se passos nesse sentido. E no vinho do Porto também. Mau grado essas tendências, a desordem persiste. Ora, ao contrário do que me parece ser verdade de carácter geral '' a diversidade é uma riqueza '' uma relativa homogeneização poderia constituir um melhoramento dos atributos do Vinho do Porto, da sua imagem, do seu valor no comércio e da percepção que dele têm os consumidores e bebedores.
.
Porquê?, perguntar-se-á. Não será muito melhor ter uma enorme ou infinita variedade de formas e feitios? Creio que não. A resposta está no factor de identidade. Há coisas que ganham em ter uma identidade forte. Ganham por muitas razões. Porque são mais facilmente reconhecidas. Porque ganham em personalidade e tradição. Porque transmitem a ideia de que existe uma vontade de estabelecer e controlar as regras de produção.
.
O vinho vive também da confiança que, no nome e na origem, depositam os seus consumidores. As normas de cada vinho, a denominação de origem, as regras de comercialização e produção, todas estas ideias têm como objectivo o de criar uma identidade, defender uma qualidade e sublinhar uma capacidade reconhecimento. Diante de garrafas tendencialmente parecidas ou iguais, mesmo sabendo que o produto que está lá dentro pode variar, a nossa reacção é de confiança. Isto é, somos levados a pensar que o esforço de controlo e de acompanhamento da imagem é equivalente ao esforço feito na essência.
.
Por outras palavras. Sabendo nós que o conteúdo é mais importante do que a forma e que esta deve obedecer àquele, também sabemos que a forma acaba por ter uma influência sobre o conteúdo. Perante a multiplicação e proliferação de formas de garrafas, de selos de garantia, de rolhas e de rótulos, é possível que se crie a sensação de que o sector está entregue à anarquia; que quem não cuida da forma, também não cuida do conteúdo; que quem não se preocupa com o acessório, também não se interessa pelo essencial. A acreditar no General De Gaulle '' “Il n’y a que les grands hommes qui s’intéressent aux petites choses et au détails” '' então concluo que a forma, o invólucro, a embalagem e o pormenor devem estar à altura do Vinho do Porto.
.
Felicito pois os promotores desta iniciativa. Têm razão em dar alguns passos no sentido de melhorar a imagem e a identidade, através de uma relativa homogeneização da garrafa de Vinho do Porto. É, aliás, estranho, que a mais antiga região demarcada de vinho da história não tenha, há mais tempo, adoptado formas comuns das suas garrafas. Esperemos que este gesto tenha continuidade e desenvolvimento; esperemos também que os vinhos do Douro, em tão grande expansão actualmente, possam adoptar modelos comuns de garrafa e embalagem. Diga-se de passagem que, recentemente, a evolução dos vinhos do Douro, que tem revelado um número muito relevante de novos e excelentes vinhos, aumentou a diversidade de formas e feitios de garrafa, o que não me parece positivo. No Douro, vivem em anárquica união de facto as garrafas bordalesa e borguinhona, as de ombros altos e as de ombros descaídos, a de gargalo alto e a atarracada, o quase cantil, a bojuda e a longilínea.
.
Felicito igualmente os promotores por terem pedido a Siza Vieira o desenho da garrafa. O seu nome e a sua arte trazem qualquer coisa a mais ao vinho do Porto, como já tinha feito, há tão pouco tempo, com o novo cálice, de felizes formas e de polémica imediata, mas que, profetizo, terá um futuro radioso. E o tempo dirá, como espero e como aconteceu com a Casa de Chá da Boa Nova, que as suas obras de arte resistam à idade e à polémica. De qualquer modo, não escondo a minha surpresa. Habituei-me a vê-lo ir buscar, com as mãos, a luz e a trazê-la, delicadamente, à nossa beira, como fez no Marco de Canavezes e em Serralves: não estava à espera que também ele me trouxesse o Douro à mesa e à boca. Eis que está feito, com a sua habitual magia.
.
Durante cerca de dois séculos, os vinhos em geral e o vinho do Porto em particular foram a principal exportação portuguesa. Anos houve em que estes produtos representaram, em valor, mais de 80 por cento do nosso comércio externo. Quer isto dizer que os vinhos, especialmente o do Porto, foram responsáveis por parte importante das nossas importações de produtos manufacturados e industrializados para os quais não tínhamos jeito, recursos ou competência. Também aquele comércio foi vital para as receitas do Estado: foram aqueles impostos dos mais lucrativos para financiar as actividades da Administração. Pois bem, a grande maioria, perto da totalidade, daqueles vinhos foi exportada a granel, isto é, em geral, em cascos de madeira. Em pipas. Ainda nas décadas de cinquenta e sessenta do século XX '' digo bem, XX '' menos de 10 por cento do Vinho do Porto era exportado engarrafado! Foi na década de setenta que algo mudou: no final desta, já o Vinho do Porto exportado em garrafa era a maioria. Hoje, é praticamente a totalidade. O que teve implicações várias. Além do vinho, exporta-se também o vidro, a rolha, o cartão, a madeira, a cápsula, o rótulo, o desenho e o valor acrescentado disso tudo. Por outro lado, o vinho engarrafado é geralmente de melhor qualidade e mais alto preço, sem falar no facto de ser a partir de vinho a granel que, as mais das vezes, importadores estrangeiros fabricavam vinho do Porto de duvidosa qualidade. No conjunto, pelo trabalho e pela embalagem, o vinho engarrafado era de qualidade e valor superiores ao granel. Demorámos décadas a aprender! E a pensar no Barão de Forrester que, em meados do século XIX, no seu principal livro sobre Portugal, dizia: “Em casa de um gentleman português, é tão raro encontrar um livro como uma garrafa de vinho!”.
.
Em nossa defesa, acrescente-se que a garrafa de vinho, tal como a conhecemos hoje, não é assim tão antiga. Se há certezas quanto à utilização do vidro em frascos e recipientes de vária espécie desde há 3.000 ou 3.500 anos (no Egipto, sobretudo), também se sabe que a garrafa de vidro para o vinho só começou a ser usada muito mais tarde, talvez a partir dos séculos XVI e XVII, tendo-se notabilizado nessa indústria os Árabes, os Venezianos, os Ingleses e os Alemães. Após uma lenta evolução na sua forma, a garrafa que hoje conhecemos data de finais do século XIX, princípios do século XX. Antes disso, as belas garrafas de vidro que conhecemos e que aparecem de vez em quando nos leilões, baixas, bojudas, arredondadas, gordas na base, cumpriam os seus deveres à mesa, mas não se adaptavam às exigências e às circunstâncias dos mercados de exportação, das viagens de barco, dos transportes deficientes de então e do repouso e envelhecimento em cave ou adega. Na verdade, o nosso atraso no comércio de vinho engarrafado não se mede em séculos. Foram talvez só setenta ou oitenta anos!
.
Apraz-me ver, dia após dia, que o Vinho do Porto, repositório de tradição, é capaz de inovar e de se organizar. Sendo o mais antigo e mais valioso produto português de exportação, sendo seguramente o produto mais mundialmente identificado com Portugal e carregando consigo séculos de história, seria talvez de imaginar que as suas energias inovadoras se esgotariam. Pois bem, o contrário é a verdade. Nunca, como nos últimos anos, se consumiu tanto Vinho do Porto no mundo. Nunca se exportou tanto. Nunca se escreveu tanto como agora sobre este vinho. Nunca, como agora, se vêem “vintages” emparceirar com os melhores vinhos do século das melhores regiões do mundo. Nunca, como agora, se comercializaram e beberam tantos vinhos das mais nobres qualidades, das melhores vindimas e dos mais altos preços. Para que tudo isso tenha sido possível, um enorme esforço tem vindo a ser feito no Douro, nas vinhas e nas adegas, de renovação da produção, do plantio, do cultivo, do estudo da vinicultura e da viticultura, da aplicação da ciência e das tecnologias mais modernas a esta velha tradição. Se olharmos para a história recente, desde os anos oitenta, em que dois fenómenos abalaram as estruturas produtivas portuguesas, a integração europeia e a globalização, é-me permitido afirmar que foi o sector do vinho do Porto (talvez também, moderadamente, o do vinho em geral) o que melhor se portou, resistiu, e organizou e o que melhor encara o futuro.

Similar Documents

Free Essay

Vinho Do Porto

...Índice 1. MODELO DE NEGÓCIO 3 2. ANÁLISE E ESPECIFICAÇÕES DO SISTEMA – MODELO DE NEGÓCIO 4 2.1. Introdução 4 2.2. Breve descrição do sistema 4 2.3. DELIMITAÇÃO DO SISTEMA 5 2.4. OBJECTOS DE NEGÓCIO (ENTIDADES EXTERNAS), PROCESSOS E FLUXOS DE INFORMAÇÃO 5 2.4.1. Entidades externas 5 2.4.2. Processos 5 2.5. ATRIBUTOS DOS OBJECTOS DE NEGÓCIO – FICHEIROS/TABELAS 6 1- MODELO DE NEGÓCIO A empresa que seleccionamos para desenvolver o modelo de negócio de sistemas de informação, está ligada à venda de livros usados de banda desenhada num site on-line. O site vai-se chamar Regresso ao passado. O site Regresso ao passado tem como objecto de negócio a promoção e comercialização de livros usados de banda desenhada para todos os apaixonados pela literatura aos “quadradinhos”. Utilizando como base a descrição da 1ª ficha já apresentada, sobre o nosso modelo de negócio, pretendemos apresentar a modelação do nosso negócio. Neste sentido vamos desenvolver uma ferramenta que nos permita consultar a gestão dos livros, dos clientes e respectivas encomendas, criar relatórios das vendas e disponibilidades, emitir notas de encomenda do livro adquirido com data prevista de entrega, cruzar dados do cliente para posteriores acções de mailing. 2. ANÁLISE E ESPECIFICAÇÕES DO SISTEMA – MODELO DE NEGÓCIO 2.1. INTRODUÇÃO Havendo ainda hoje em dia, tantos aficionados da célebre literatura aos “ Quadradinhos” mais vulgarmente conhecido por banda desenhada, é de todo pertinente termos...

Words: 489 - Pages: 2

Free Essay

Analise Do Mercado Do Vinho Do Porto

...ÍNDICE 1. Introdução..................................................................................... 3 2. O Vinho do Porto.......................................................................... 4 3. Características do Mercado............................................................ 5 3.1. Segmentos de Mercado...................................................... 3.2. Tendências Para a Procura...................................................... 3.3. Canais de Distribuição................................................................. 3.4. Principais Concorrentes................................................................. 4. Identificação do Perfil e Evolução da Procura.................................. 4.1. Cruzamento de Dados entre Consumidores................................... 5. Identificação dos Factores Macro Ambientais................................. 5.1. Factores Tecnológicos................................................................ 5.2. Factores Político-Legais............................................................... 5.3. Factores Económicos................................................................... 5.4. Factores Socio-Culturais.................................................................. 6. Conclusão......................................................................................... 7. Bibliografia......................................................................

Words: 5138 - Pages: 21

Free Essay

Hjhbj

...arranjos produtivos: A marca “Vinho do Porto” Caio Miralles Departamento de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina Luis Moretto Departamento de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina Valentina Gomes Haensel Schmitt Departamento de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina Resumo. A gestão da marca, enquanto elemento distintivo organizacional, progressivamente, merece atenção especial no mundo dos negócios. Ativo intangível de especial significância cuja gestão profissional é essencial para a construção de sinergias com os objetivos organizacionais e implementação de estratégias de negócio. Este artigo tem como objetivo analisar características inerentes à gestão da marca “Vinho do Porto”, destacando a perspectiva da “marca-país” e relevância da gestão desta como vantagem competitiva, para o produto e país de modo geral, particularmente, num ambiente em que as externalidades positivas são estimuladas, no âmbito do arranjo produtivo. A coleta de dados baseou-se na observação – durante período de vivência em Portugal por um dos autores –, informações levantadas em Institutos relacionados ao Vinho do Porto, empresas comerciantes, e obras publicadas sobre o Vinho. A análise baseou-se em referencial relacionado à gestão de marcas, publicidade, posicionamento e clusters. Destacam-se os esforços das empresas na divulgação da marca no mercado global, Institutos envolvidos e até mesmo do governo, por se tratar de...

Words: 5404 - Pages: 22

Free Essay

Strategic Implementation for Portugal Wine Internationalization

...PLANO ESTRATÉGICO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO SECTOR DOS VINHOS DE PORTUGAL Documento preparado para a pela ÍNDICE: INTRODUÇÃO ................................................................................................................................ 3 I – CARACTERIZAÇÃO DO SECTOR DO VINHO EM PORTUGAL ...................................................... 4 1. 2. IMPORTÂNCIA DO SECTOR NA ECONOMIA NACIONAL .................................................... 5 IMPORTÂNCIA DAS EXPORTAÇÕES DOS VINHOS PORTUGUESES NO COMÉRCIO MUNDIAL DE VINHO.................................................................................................................. 8 3. CARACTERIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DOS VINHOS PORTUGUESES NOS ÚLTIMOS ANOS ....................................................................................................................................... 14 4. INCENTIVOS DE PROMOÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA FILEIRA: ANÁLISE DA RENTABILIDADE ....................................................................................................................... 19 I I – DIAGNÓSTICO ....................................................................................................................... 24 III - ESTRATÉGIA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO – 2014 / 2017............................................... 26 A - ESTRATÉGIA COLECTIVA (WINES OF PORTUGAL) .............................................................. 28 1. 2. VISÃO E DIRECÇÃO ESTRATÉGICA...

Words: 9452 - Pages: 38

Free Essay

Offley E O Desenvolvimento Da Regia O Do Douro

...CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL CURSO EXECUTIVO MARCAS Branding 2012 Docentes: Dra. Clotilde Perez e Dr. Paulo Lencastre A Offley e o desenvolvimento da regiao do Douro Consumidores complexos e críticos Mariana Santos da Cunha Fernandes Fugas Offley e o desenvolvimento da regiao do Douro A região do Douro foi declarada como “património cultural da Humanidade”, onde a principal fonte de rendimentos provém da produção do Vinho do Porto. Este último está geralmente associado a termos como qualidade, tradição e prestígio. Contudo, a região apresenta problemas estruturais preocupantes, como desertificação, queda demográfica e envelhecimento da população. A desertificação social e a falta de desenvolvimento são temas polémicos face às potencialidades e maisvalias existentes. Com a grande quantidade de informação diária, os novos consumidores estão cada vez mais cientes dos seus direitos, lutam pelo consumo consciente e têm uma voz activa nas relações de consumo. Preocupam-se com as formas de produção, estão atentos à cultura das empresas e à forma como agem. São cada vez mais sofisticados e selectivos, com grande exigência e expectativas nos níveis de qualidade e diversidade. Como tal, às empresas impõe-se uma gestão transparente, responsável e actualizada. A Sogrape Vinhos, através das suas marcas, empenha-se na responsabilidade social dos consumidores e sociedade. A Offley, com uma imagem jovem, irreverente e acessível pretende rejuvenescer a base de consumidores actuais...

Words: 301 - Pages: 2

Free Essay

Porter

...Mercado de Vinhos de Chicago Perspectiva Geral e Principais Conclusões para Portugal Janeiro 2004 Disponível para download no site da ViniPortugal – Secção Estudo Porter www.viniportugal.pt Confidencial Confidential – Draft For Review Índice A. Objectivo deste documento B. Contexto C. Consumidores de Vinhos D. Definição de Preços de Vinhos Portugueses E. Canais F. Implicações e considerações para Portugal 3 3 5 7 9 12 Confidential 2 Confidential – Draft For Review A. Objectivo deste documento Tendo definido Nova Iorque e a Florida como alvos primários, Chicago foi escolhido pelo grupo de trabalho como um mercado-alvo secundário nos EUA. Nesse sentido, o Monitor Group realizou um conjunto de entrevistas com os principais retalhistas e distribuidores, bem como com consumidores, para conhecer melhor o mercado e para verificar a que níveis Portugal poderá actuar para obter o máximo de impacto. Este documento visa resumir as principais conclusões decorrentes dessas entrevistas e as prioridades que os produtores de vinhos portugueses devem ter em conta ao abordar o mercado de vinhos de Chicago. B. Contexto O estado de Illinois, e Chicago em particular, apresenta algumas oportunidades interessantes para os produtores de vinho portugueses devido à dimensão do mercado, no que toca especificamente a vinhos importados e ao tipo de países que actualmente estão a desenvolver campanhas para conquistar esse mercado. • O consumo de vinhos de mesa no Illinois...

Words: 4838 - Pages: 20

Free Essay

Asae Paper

...Introdução: Com o passar dos anos, verificamos que o Estado tem vindo a ter diferentes papéis no processo produtivo, isto derivado á criação da Constituição Económica, cujo objectivo visa garantir o livre e bom funcionamento do mercado, bem como indicar formas de regulamentação para manter o seu bom funcionamento e a sua estabilidade Através da evolução social que se verifica nas sociedades, observamos a substituição do Estado produtor (de bens e serviços), por um Estado Regulador, ou seja o estado deixa de ter uma posição em que ele próprio assegura a produção de bens e serviços, para adoptar uma posição regulamentadora do sector económico através da imposição de medidas que visam o respeito pelas regras da concorrência, e garantir a qualidade dos bens e serviços produzidos por terceiros. Esta regulamentação do sector económico é conseguida pelo Estado através do recurso as agências reguladoras, que são entidades administrativas independentes, e com autonomia administrativa e financeira. Estas agências têm como objectivos: I. Regulação/defesa da concorrência legal (tenta deste modo impedir ou reprimir formas de concorrência desleal, como os crimes de monopólio, alterações fraudulentas de preços, cartelização, concertação de preços, acções que impeçam a entrada de novas empresas no mercado, e a prática de conluio de modo a prejudicar empresas rivais.) II. Regulação de preços (evita que os bens ou serviços atinjam preços demasiado...

Words: 2061 - Pages: 9

Free Essay

Historia Economica

...Jaime Reis Análise Social, vol. XX (80). 1984-1.º, 7-28 O atraso económico português em perspectiva histórica (1860-1913)* Entre meados do século xix e o começo da primeira guerra mundial, a Europa conheceu um crescimento rápido da produção e ainda mais rápido do seu comércio externo. Embora não houvesse país que não tivesse sido envolvido por este vasto surto expansionista, alguns cresceram muito mais depressa do que outros. Para Portugal, o período foi também de desenvolvimento e expansão, mas, em termos comparados, os resultados foram fracos. Em 1913, a distância que nos separava dos países mais ricos era provavelmente maior do que jamais tinha sido. Se tomarmos como medida o produto nacional per capita a preços constantes, vemos, pelo quadro n.° 1, que, não sendo grande o atraso português em meados do século passado, excepto em relação à Inglaterra, sessenta anos mais tarde já assim não era. O PNB per capita português, que era 86% da média dos países desenvolvidos, tinha passado para 4 5 % . Em contraste, os sessenta anos seguintes, até 1976, foram, deste ponto de vista, muito menos gravosos. Portugal: PNB «per capita» relativamente a outros países [QUADRO N.° 1] Países Alemanha Ocidental Dinamarca França , Hungria Grã-Bretanha Itália Países desenvolvidos 1860 1913 1950 1975 77°/o 93% 75% n. a. 47% 92% 86% 37% 34% 42% 79% 29% 66% 45% 41% 31% 33% 68% 28% 65% 37% 34% 36% 32% 49% 44% 59% 38% European Fonte: P. Bairoch, «Europe's...

Words: 11214 - Pages: 45

Free Essay

Promotions at Pingo Doce

...Estratégica de Promoções de Venda: Caso Pingo Doce Disciplina de Comunicação Abstract No âmbito da disciplina de Comunicação do Mestrado de Gestão da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, é realizada uma análise da alteração estratégica de comunicação e preços, em particular da ferramenta de comunicação: promoção de vendas. Assim, é realizada uma revisão de literatura acerca do tema e uma posterior aplicação na análise do caso prático da promoção de 1 de maio de 2012 levada a cabo pela marca Pingo Doce e de toda a reestruturação posterior da sua estratégia de comunicação. Como forma de análise, é colocado um enfoque nas temáticas de parcerias e de fidelização de clientes através de cartões de desconto. Como tal, são explicadas e analisadas as formas de co-branding e de joint promotions a que o Pingo Doce recorre e é realizada uma análise comparativa entre o Pingo Doce e o Continente e a Tesco, referências nacional e internacional da Grande Distribuição, respetivamente. Assim, conclui-se que o cartão Pingo Doce, quando confrontado com as duas marcas anteriormente referidas, se encontra ainda numa fase de desenvolvimento bastante prematura, com uma oferta mais limitada do que a do Continente e bastante mais limitada do que a da Tesco. Também se conclui que, ao nível das parcerias, o Continente apresenta um leque mais abrangente do que o Pingo Doce. O presente trabalho tem, deste modo, como objetivo final analisar a ancoragem estratégica desta promoção de...

Words: 8617 - Pages: 35

Free Essay

Rios

...normalmente correm as águas e as matérias que transportam; - leito de inundação ou de cheia, espaço do vale do rio que pode ser inundado quando ocorrem cheias; - leito menor ou de estiagem, zona do leito aparente que fica a descoberto quando a quantidade de água do rio diminui, em consequência de uma seca prolongada. Para o estudo de um rio e dos seus leitos recorre-se à elaboração de cortes transversais em determinadas zonas do seu percurso - perfis transversais. No percurso de um rio podem distinguir-se três zonas, o curso superior, o curso médio e o curso inferior. Os rios possuem um certo dinamismo, apresentando actividade geológica que engloba a erosão, o transporte e a deposição de materiais. A erosão de um rio passa pela extracção progressiva de materiais do seu leito e margens. Estes materiais resultam da meteorização física e química das rochas, devida à pressão exercida pelas águas do rio em movimento sobre as saliências do leito e margens. A acção erosiva dos rios é mais acentuada em épocas de cheias, uma vez que a velocidade das águas é maior. Este fenómeno provoca a modificação dos vales e sulcos onde a água circula, que vão ficando mais largos e mais profundos ao longo dos anos. Os detritos rochosos formados pela erosão exercida pelo rio são transportados pela corrente de água para outros locais. O transporte dos detritos, que no seu conjunto formam a carga sólida do curso de...

Words: 5168 - Pages: 21

Premium Essay

Beverage Company

...Água das Pedras, UNICER *yellow underline indicates incomplete information that is to be completed through further research. The market for bottled water industry Globally, bottled water is the most dynamic segment of non-alcoholic drinks market, with a share of 38% of total sales. Major companies are looking today for entering developing markets, with a huge demand potential, like Asia and Middle East. Bottled water is the most dynamic segment of non-alcoholic drinks market, with a share of 38% of total sales. Europe is the indisputable leader of carbonated water market, with a 75% market share globally. Western Europe includes, also, countries with largest per capital bottled water consumption, like Germany, France, Spain and Italy. Non-carbonated water yet dominates water deliveries, with 80-85% of total sales, both in terms of value and volume. Non-carbonated water is expected to offer the most growing opportunities, exceeding 3-4 times the carbonated water sales growth rate. The biggest challenge for most companies is product innovation and differentiation, given the absolutely simple nature of product. Packaging represents a very important product component, with a 47% share of product costs. Appearance, weight and price are also important components of the product. (CRPCIS, 2012) Água das Pedras: mineral carbonated water in Portugal Água das Pedras is a mineral carbonated water coming from Pedras Salgadas, a spa village located in Vila Real district and Vila Pouca...

Words: 3094 - Pages: 13

Free Essay

Vila Méã a Concelho

...PROJECTO LEI N.º 210/X “Criação do Concelho de Vila Meã” Situada no extremo ocidental do concelho de Amarante e limitada a norte pelas freguesias de Travanca e Mancelos, a nascente por Banho e Carvalhosa, a sul por Castelões e S. Mamede de Recesinhos e a poente por terras de Lousada, Vila Meã tem uma privilegiada localização geográfica, ocupando uma zona central entre os municípios de Amarante, Penafiel, Marco de Canaveses, Lousada e Felgueiras, de cujas sedes dista entre 10 e 15 Km. Constituída pelas freguesias de Ataíde, Oliveira e Real, Vila Meã é oficialmente vila desde o dia 1 de Fevereiro de 1988. Com uma área total de 12,63 Km2 e uma população de 5.463 habitantes (Censo de 2001), Vila Meã é a sede natural de um conjunto de freguesias que a ela continuam ligadas por laços afectivos, económicos, sociais e culturais. São elas as freguesias de Banho e Carvalhosa (do concelho de Marco de Canaveses), Castelões e S. Mamede de Recesinhos (do concelho de Penafiel), Mancelos e Travanca (do concelho de Amarante). O conjunto das oito freguesias forma um todo harmonioso, com uma área de 44,84 Km2, uma população de 15.880 habitantes (Censo de 2001) e um total de 13.029 eleitores (Outubro de 2005). É, pois, com as freguesias de Ataíde, Banho e Carvalhosa, Castelões, Mancelos, Oliveira, Real, S. Mamede de Recesinhos e Travanca que se pretende a constituição do concelho de Vila Meã, restaurando em parte o antigo concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega. SÍNTESE...

Words: 10559 - Pages: 43

Free Essay

Form

...gestores e formadores DIRIGIR FORMAR 1 out. /dez. 2012 Competitividade Separata ISSN 2182-7532 3€ Mercados e exportação MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO F ICHA TÉCNICA Í NDICE PROPRIEDADE Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. DIRETOR Octávio Oliveira RESPONSÁVEL EDITORIAL Maria Fernanda Gonçalves COORDENADORA Lídia Spencer Branco APOIO ADMINISTRATIVO Ana Maria Varela COLABORADORES Ana Maria Nogueira, Ana Teresa Penim, Carlos Barbosa de Oliveira, Carlos Fonseca, Fernando Ferreira, J. M. Marques Apolinário, João Cotter Salvado, José Serpa de Vasconcelos, Maria João Ferreira, Nuno Gama de Oliveira Pinto, Ruben Eiras, Teresa Souto, Vanda Vieira e Vitalino José Santos REVISÃO Laurinda Brandão ILUSTRAÇÕES Paulo Cintra e Plinfo Informação, Lda. REDAÇÃO E ASSINATURAS Departamento de Formação Profissional Direção das revistas DIRIGIR&FORMAR Tel.: 21 861 41 00 Ext.: 662342, 662719 e 662106 Fax: 21 861 46 21 Rua de Xabregas, n.º 52 – 1949-003 Lisboa E-mail: dirigir@iefp.pt DATA DE PUBLICAÇÃO outubro de 2012 PERIODICIDADE 4 números/ano CONCEÇÃO GRÁFICA E PAGINAÇÃO Plinfo Informação, Lda. Tel.: 217 936 265 Fax: 217 942 074 plinfo@plinfo.pt CAPA Rita Henriques IMPRESSÃO PERES-SOCTIP Indústrias gráficas, S. A. TIRAGEM 20 000 exemplares CONDIÇÕES DE ASSINATURA Enviar carta com nome completo, data de nascimento, morada, função profissional, empresa onde trabalha e respetiva área de atividade para: Rua de Xabregas, n.º 52 – 1949-003 Lisboa REGISTO Anotada...

Words: 36963 - Pages: 148

Free Essay

Assim Falou Zarutustra

...Das cátedras da virtude 25 − Dos crentes em Além−mundos 29 − Dos que desprezam o corpo 31 − Das alegrias e paixões 32 − Do pálido Delinqüente 35 − Ler e escrever 37 − Da árvore da montanha 40 − Dos pregadores da morte 42 − Da guerra e dos guerreiros 44 − Do novo ídolo 47 − Das moscas da praça pública 50 − Da castidade 52 − Do amigo 54 − Os mil objetos e o único objeto 56 − Do amor ao próximo 58 − Do caminho do criador 61 − A velha e a nova 64 − A picada da víbora 66 − Do filho do matrimônio 68 − Da morte livre 71 − Da virtude dadivosa Segunda Parte 76 − Criança do espelho 79 − Nas ilhas bem−aventuradas 82 − Dos compassivos 85 − Dos sacerdotes 88 − Dos virtuosos 91 − Da canalha 94 − Das tarântulas 98 − Dos sábios célebres 101 − O canto da noite 103 − O canto do baile 105 − O canto do sepulcro 109 − Da vitória sobre si mesmo 113 − Dos homens sublimes 116 − Do país da civilização 118 − Do imaculado conhecimento 121 − Dos doutos 124 − Dos poetas 127 − Dos grandes acontecimentos 131 − O adivinho 135 − Da redenção 140 − Da circunspecção humana 144 − A hora silenciosa Terceira Parte 147 − O viajante 151 − Da visão e do enigma 154 − Da beatitude involuntária 160 − Antes do nascer do sol 163 − Da virtude amesquinhadora 169 − No monte das oliveiras 172 − De passagem 175 − Dos trânsfugas 180 − O regresso 184 − Dos três males 189 − Do espírito do pesadume 193 − Das antigas e das novas tábuas 215 − O convalescente 222 − Do grande anelo 225 − O outro canto do baile 229 − Os sete selos Quarta...

Words: 86178 - Pages: 345

Free Essay

Canal Distribuição - Jaba

...JABA FARMACÊUTICA SA. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Alexandre Magalhães – 209182 Gabriel Cruz -202143 Luís Rodrigues – 210083 Manuel Azancot – 210135 Miguel Peralta - 209085 Trabalho realizado para a unidade curricular de Gestão de Canais de distribuição leccionada pelo docente, Luís Valentim RESUMO: Este documento pretende perspectivar a apresentação dos Canais de Distibuição da Empresa Farmacêutica JABA RECORDARTI. . ESCOLA SUPERIOR DE LISBOA, JANEIRO,2013 ÍNDICE INTRODUÇÃO ................................................................................................................................ 4 METODOLOGIA ............................................................................................................................. 4 1. 2. 3. 3.1. 4. 4.1. 4.2. 4.3. 5. 6. ANÁLISE PEST ..................................................................................................................... 5 FORÇAS DE PORTER ......................................................................................................... 9 ANÁLISE DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA EM PORTUGAL ................................11 Desafios do Mercado Interno ......................................................................13 JABA FARMACÊUTICA SA. .............................................................................................15 Visão.....................................................................................................................16 Valores .............

Words: 9761 - Pages: 40